Serra do Rio do Rastro

Férias 2022 – Serra Catarinense

Dia 02/06/2022: Quarto dia de passeios na Serra Catarinense.

Mais um dia com tempo nublado em Urubici.

Originalmente, os atrativos do dia seriam: Mirante da Serra do Rio do Rastro, Mirante Serra Parque, Mirante do Cânion da Ronda e o Parque Eólico, todos eles em Bom Jardim da Serra/SC. No dia anterior enviamos uma mensagem para o Sr. Jorge questionando como estava o clima por lá, e ele disse que estava tudo fechado.

Em Urubici não estava chovendo, apenas nublado. Já que estávamos lá, arriscamos seguir para Bom Jardim da Serra, mesmo com a previsão do tempo sendo totalmente desfavorável.

A estrada para Bom Jardim da Serra é a mesma que pegamos para ir ao Parque Mundo Novo (Cachoeira do Avencal) e São Joaquim (vinícola Leone di Venezia).

Nesta estrada tem um Bar Café chamado Guardião do Avencal. Dali é possível avistar a Cachoeira do Avencal. Vimos na internet que dentro da propriedade desse Bar Café há um atrativo chamado Pinturas Rupestres, mas não entramos para ver não.

Endereço: SC-110, Km 380 Morro do Avencal
Coordenadas: -28.027145, -49.610287

Bar Café Guardião do Avencal. Ao lado é possível avistar a cachoeira
Cachoeira do Avencal vista da estrada

Durante o caminho para a Serra do Rio do Rastro havia bastante neblina, as vezes um pouco de garoa. Chegando na área de Bom Jardim da Serra choveu um pouco.

Estrada para Bom Jardim da Serra

Aproximadamente 10 km do Mirante da Serra do Rio do Rastro (que na realidade está localizado em Lauro Müller/SC) o clima fechou de vez. Visibilidade quase zero. A gente enxergava os carros vindo na mão contrária quando estavam distantes uns 20 metros.

No Mirante da Serra do Rio do Rastro, óbvio, não dava para ver nada. Havia um grupo de motociclistas ali, esperançosos como nós, de que o clima estaria melhor.

Endereço: SC-390 – Guatá, Lauro Müller
Coordenadas: -28.393035, -49.547029

Essa neblina toda nos lembrou de uma viagem de carro entre Caxias do Sul e Gramado, e mais recentemente, em Santo Antônio do Pinhal/SP.

Entramos na cafeteria Mensageiro da Montanha para tomarmos um cappuccino e xeretarmos uma lojinha de lembrancinhas. Um rapaz do grupo de motociclistas disse que já esteve no Mirante da Serra do Rio do Rastro em diferentes épocas do ano, e é sempre assim, com bastante neblina: “de dez vezes que vim, oito estava assim”.

Cafeteria Mensageiro da Montanha
Um cappuccino quentinho para aquecer o frio

Para o dia seguinte, estava em nossos planos visitar o Cânion do Funil. Ficamos bem desanimados em arriscar de novo.

Com a mudança forçada nos planos, seguimos para São Joaquim com o intuito de parar no pavilhão Exponeve, que é uma feira de artesanatos. Chegamos na cidade perto de 12h30, então fomos primeiramente ao centro para procurarmos um restaurante.

Pórtico de Bom Jardim da Serra

Paramos ao lado da Igreja Matriz de São Joaquim e almoçamos num restaurante bem simples em frente à praça João Ribeiro.

Restaurante Sul Serrano em São Joaquim
Centro de São Joaquim

Fizemos algumas fotos da praça, da igreja e do monumento Manuel Joaquim Pinto, que fica ao lado da Prefeitura e homenageia o piracicabano que fundou o município, retratando a saga dos tropeiros que desbravaram a Serra Catarinense e os principais ciclos da economia local.

Endereço: R. Juvenal Matos, 87-177
Coordenadas: -28.294107, -49.932434

Igreja Matriz de São Joaquim
Letreiro na Praça João Ribeiro, São Joaquim/SC
Monumento Manuel Joaquim Pinto, ao lado da prefeitura
Exponeve São Joaquim

Dali nos dirigimos para o Exponeve. Conforme alguns relatos na internet, o local possui poucos expositores. Umas 10 ou 12 lojinhas apenas.

Endereço: Pavilhão comercial Parque da Maçã
Coordenadas: -28.273762, -49.928663

Exponeve em São Joaquim

Compramos alguns itens e quando nos preparávamos para o retorno para Urubici, enviamos uma mensagem para a vinícola Villa Francioni questionando se poderíamos antecipar a nossa reserva para a degustação, agendada para o dia seguinte.

Assim não teríamos que voltar para São Joaquim só para esta atividade, uma vez que, aparentemente, a visita ao Cânion do Funil realmente não seria feita por conta do mau tempo.

A vinícola demorou uns 25 minutos para responder, confirmando que poderíamos sim antecipar a visitação.

No caminho para a vinícola, paramos no Belvedere (esse nome nos remete a um evento não muito bom), que se trata de um mirante com vista da cidade, e depois no Mirante dos Pinheiros, à margem da estrada, com vista para… Pinheiros.

Mirante Belvedere em São Joaquim
Mirante do Pinheiros, em São Joaquim

Endereço Belvedere: R. José Jaime Rodrigues, 120
Coordenadas: -28.288201, -49.940877

Endereço Mirante dos Pinheiros: SC-114
Coordenadas: -28.281564, -49.960923

A visita na vinícola Villa Francioni você confere na próxima postagem.

Procurando hospedagem em Urubici/SC? Informe as datas desejadas e faça sua pesquisa.

Prefere se hospedar em um Hostel? Clique abaixo e faça sua busca.