Porto Seguro – Trancoso

Dia 18/11/2018 – Feriado prolongado da República.

Último dia de passeios em Porto Seguro.

Como temos feito nesses três dias em Porto Seguro, descemos cedo para o café da manhã e no horário combinado já estávamos aguardando a van do passeio passar para nos buscar, contando com um pequeno atraso.

As 8:26h encostou uma van da empresa Costa Bahia, e a guia Líbia nos chamou para embarcarmos.

O caminho para Trancoso é praticamente o mesmo da Praia do Espelho e Arraial d’Ajuda (quando não utilizada a balsa). Ou seja, mais uma vez paramos por uns quinze minutos no Vale Verde, onde tem o pessoal que vende cocadas.

Nossa chegada a Trancoso foi as 10:45h. Saímos da van e seguimos para a cabana Terra Nova, na Praia dos Nativos.

Para chegar até a praia e as cabanas, tem uma passarela que passa por sobre o mangue, onde podemos observa grandes charangueiros vermelhos.

Trancoso - chegando à cabana Terra Nova.
Trancoso – chegando à cabana Terra Nova.
Trancoso - mangue.
Trancoso – mangue.

A cabana Terra Nova tem uma grande estrutura de alvenaria onde estão as mesas e cadeiras para o almoço, banheiros etc, e um tablado de madeira que vai até a praia propriamente dita, onde estão as mesinhas e cadeiras de plástico sob os guarda-sóis.

Trancoso, Praia dos Nativos - Porto Seguro/BA.
Trancoso, Praia dos Nativos – Porto Seguro/BA.

É tudo bem organizado. Uma pessoa da cabana leva cada um até as mesinhas, agrupando as pessoas que estão juntas, famílias, apenas casais etc. E logo depois passa para coletar o pedido do almoço e o horário desejado.

Os valores, considerando que são pratos para duas pessoas, não são tão absurdos de altos. Para ter uma ideia, parmigiana com arroz e fritas por R$ 130; filé mignon com fritas, arroz e salada por R$ 110, moqueca de peixe por R$ 100; água R$ 5; cerveja 600ml R$ 11. Preços de 2018.

O som da cabana, em nossa opinião, estava muito bom: rock anos 80, samba do Agepê e por aí vai.

Nosso tempo ali para curtir a praia era de aproximadamente quatro horas, então fomos para a água e depois caminhar um pouco para conhecer a orla de Trancoso.

Trancoso, Praia dos Nativos - Porto Seguro/BA.
Trancoso, Praia dos Nativos – Porto Seguro/BA.

À direita da praia desemboca no mar o Rio do Trancoso, formando uma prainha de água doce.

Rio do Trancoso e sua prainha de água doce.
Rapaz carregando seu amigo para atravessar o Rio do Trancoso,

No horário marcado fomos chamados para o almoço, com opção de comer ali nas mesinhas na areia ou seguir para o restaurante. Nosso pedido foi uma moqueca de peixe.

Almoço na cabana Terra Nova - moqueca de peixe para dois.
Almoço na cabana Terra Nova – moqueca de peixe para dois.

Por volta das três da tarde voltamos para a van e seguimos até uma estradinha de terra que dá acesso ao Quadrado de Trancoso, que é o centro histórico e coração de Trancoso, visto que suas construções datam do século XVI, além da Igreja de São João Batista, ou Igreja do Quadrado, construída no século seguinte.

Caminhada de 5 minutos até o Quadrado de Trancoso.
Chegando ao Quadrado de Trancoso.

Chegando lá, você verá que o Quadrado é na verdade um retângulo.

Tivemos meia hora ali para andar pela Praça São João Batista (Quadrado), olhando as antigas construções que se tornaram lojinhas, pousadas e restaurantes, além de seguir até o Mirante para ter uma linda vista do mar de Trancoso.

Igreja de São João Batista, ou Igreja do Quadrado, em Trancoso - Porto Seguro/BA.
Igreja de São João Batista, ou Igreja do Quadrado, em Trancoso – Porto Seguro/BA.
Construções do século XVI no Quadrado de Trancoso.
Algumas dessas construções são lojas, outras restaurantes e pousadas.
Mirante de Trancoso.
Praia dos Nativos - Mirante de Trancoso.
Praia dos Nativos – Mirante de Trancoso.

Nossa chegada ao hotel foi por volta de 18:30h, e como já era o dia de ir embora, após tomarmos banho, jantamos ali mesmo. A pedida foi Estrogonofe.

Estrogonofe do restaurante do Hotel Flamingo Beach, Porto Seguro/BA.

A volta para casa

Quando compramos as passagens também contratamos o transfer de/para o aeroporto, e o horário marcado para nosso regresso era 23:55h.

Fizemos o check out no hotel por volta de 23:00h e ficamos no quarto aguardando o transporte. Até o aeroporto é rapidinho, coisa de dez minutos.

O voo estava anunciado para às 2h, e decolou pontualmente, pousando em Viracopos/Campinas as 4:45h horário local (na época ainda havia horário de verão).

Depois de recuperarmos as bagagens, pegamos o ônibus da Azul até o estacionamento e por volta das 6h estávamos em casa.

Síntese da viagem

Viajamos com a pretensão de descansar de verdade, ou seja, com passeios contratados para não termos preocupações com aluguel de carro, dirigir etc.

Gostamos de todos os passeios, apesar do pouco tempo nas praias, média de 4 horas, no horário do sol mais quente.

Fazer tudo por conta, no seu próprio horário, é a melhor alternativa para quem quer curtir mais tempo nas praias.