Retornando a Gonçalves/MG

Páscoa de 2019.

Feriados prolongados que ocorrem na sexta ou segunda-feira são sempre um desafio para encontrar alguma viagem que não seja distante de casa e muito cara.

Nem sempre as cidades mais próximas possuem atrativos de ecoturismo, e a escolha acaba recaindo sobre algum destino já conhecido, onde buscamos por passeios diferentes.

Assim foi o feriado de Páscoa de 2019, quando escolhemos voltar para Gonçalves/MG, onde estivemos também em um feriado de Páscoa, no ano de 2012.

A pousada onde ficamos sete anos antes estava com preços acima do que pretendíamos gastar, então fomos ao Booking.com procurar novas opções de hospedagem.

Fechamos com o Chalé Recanto da Mantiqueira, que depois soubemos que também pode ser reservado pelo Air BNB.
Com relação aos passeios, fechamos com duas agências: a Trilha da Cachoeira das Bromélias com Mantiqueira Tur (essa trilha não está mais disponível no site deles) e a Trilha da Pedra Bela com a Conexão Gonçalves.

Nossa chegada a Gonçalves estava prevista para mais ou menos meia noite, da quinta para a sexta-feira. O Andrei, do Chalé, disse que haveria uma pessoa para nos recepcionar.

O Chalé Recanto da Mantiqueira dista mais um menos um quilômetro do centro da cidade, pegando um pouquinho de estrada de terra.

Chegamos lá por volta da uma da madrugada. Estava bem frio, na casa dos 10ºC. Saímos de casa com 26ºC.

O Chalé é bem arrumado; tem sala com lareira, cozinha completa (incluindo alguns chás, café e temperos), dois quartos, banheiro, uma pequena área de serviço e varanda.

Chalé Recanto da Mantiqueira, em Gonçalves/MG.v
Chalé Recanto da Mantiqueira, em Gonçalves/MG.

Cachoeira das Bromélias – sexta-feira 19/04/19

O passeio com a agência Mantiqueira Tur estava marcado para começar as 9:30h. Então tivemos bastante tempo para tomar café da manhã (não incluso na diária, mas com a cozinha completa, levamos os itens para prepararmos nós mesmos) e ainda fazermos algumas fotos externas do chalé.

Já na agência, fizemos o pagamento do saldo restante (teve um adiantamento na reserva), e seguimos para o início da trilha com nosso próprio carro. A guia, Thaynara, foi no carro de outro casal que também fez o passeio.

A trilha da Cachoeira das Bromélias tem duração três horas, contando desde a saída da agência até o retorno. É uma trilha de contemplação de nível leve, margeando o leito do rio em meio à mata, com várias quedas d’água pelo caminho. A propriedade particular onde a trilha está situada fica, na realidade, no município vizinho a Gonçalves: Paraisópolis.

Trilha das Bromélias.

Se fizer a caminhada sem parada nenhuma, penso que é possível percorrer os 2,7km de trilha em menos de uma hora. Mas qual a graça nisso né?

Quando escolhemos essa trilha para fazer, foi principalmente por causa de umas passarelas encravadas na rocha.

Trilha das Bromélias - Passarela da Águia.
Trilha das Bromélias – Passarela da Águia.
Trilha das Bromélias.
Trilha das Bromélias - pinhão.
Trilha das Bromélias – pinhão.

Ao final da trilha chegamos em um local com muitas flores e até um mini lavandário.

De volta ao centrinho de Gonçalves, fomos procurar um local para almoçarmos. Primeiro um local para estacionar o carro, na verdade.

O local escolhido foi um restaurante muito comentado em blogs e demais sites: Janelas com Tramelas. Quando chegamos havia apenas uma mesa disponível.

Pedimos um filé grelhado e um parmegiana.

Não sei se neste dia havia algum problema na cozinha ou coisa do tipo, mas esperamos muito pelos nossos pratos. Dona patroa chegou a perguntar duas vezes pelo pedido, que foi servido após uma hora de espera.

Gonçalves/MG - almoço no Janelas com Tramelas.
Gonçalves/MG – almoço no Janelas com Tramelas.

Saindo dali seguimos até uma farmácia, pois eu estava com um pouco de mal-estar e a garganta raspando.

E assim terminou o feriado….

Ao retornarmos para o chalé, depois do banho, a gripe veio forte e, aliada com a febre, me derrubou. Nem saímos para jantar; nos viramos com alguma coisinha que tínhamos.

No sábado cedo, ainda ruim, tivemos que cancelar o passeio, que seria a Trilha da Pedra Bela. Com muito custo saímos para almoçar.

No caminho ao centro, encontramos, quem diria, um enorme trânsito, que parou tudo.

Trânsito em Gonçalves/MG.

O motivo, acredito, a Feira de Produtos Orgânicos que acontece aos sábados. Como não tínhamos como ir nem para frente e nem para trás, achamos uma brechinha para encostar o carro e fomos conhecer a feira.

Apareceram uns moradores ali e começaram a organizar o vai e vem dos carros, e finalmente conseguimos passar.

Fomos no restaurante Cabana Empório e Restaurante, comida por quilo, que fica quase em frente a agência Mantiqueira Tur. Lugar simples, bem amplo, comida boa.

Almoço no restaurante Cabana.

A tarde de sábado passamos no chalé também, e só de noitinha fomos ao Bistrô do Alto, na ladeira bem ao lado da Igreja, onde tomamos um caldinho e comemos mousse de chocolate.

Gonçalves - Bistrô do Alto.
Gonçalves – Bistrô do Alto.

No domingo de manhã, como não havia nenhum passeio programado, e por já estar um pouco melhor, decidimos encarar as 5h de estrada enquanto o sol não estava tão forte, e por volta das 9h fomos para casa, encerrando o feriado de Páscoa em Gonçalves/MG.

Despedida de Gonçalves/MG.

Procurando hospedagem em Gonçalves/MG? Informe as datas desejadas e faça sua pesquisa.