Ponta Grossa: Cachoeiras

Carnaval – Fevereiro de 22.

Dia 28/02/22 – Cachoeira da Mariquinha e do Rio São Jorge.

Nosso último dia de passeios por Ponta Grossa foi destinado para conhecermos duas cachoeiras da região: a Cachoeira da Mariquinha e a Cachoeira do Rio São Jorge.

Cachoeira da Mariquinha

Chegar até a Cachoeira da Mariquinha é bem tranquilo. O caminho é o mesmo que para o Parque Buraco do Padre, sendo que o acesso para a cachoeira fica 3km mais à frente da entrada do Parque do Buraco do Padre.

A partir deste acesso, tem um bom trecho em estrada de terra batida com pedriscos. Em alguns pontos tem areia fofa.

Ah, o local não permite a entrada de pets.

Chegamos em uma portaria onde um senhor bem simples nos atendeu. Falamos que tínhamos reservado entrada mais o almoço, e que já havíamos pago.

Aí ele anotou a placa do carro e abriu a cancela para passarmos.

Coordenadas: -25.196194, -49.948975

Paramos na lanchonete Dolinas’s e perguntamos como chegar na cachoeira. O rapaz nos indicou descer com o carro até ao segundo estacionamento, e depois caminhar uns 860 metros até a cachoeira.

Estacionamento - cachoeira da Mariquinha.
Estacionamento – cachoeira da Mariquinha.

O local é um camping (R$ 40 por pessoa/dia – valor de fev/22). Estão construindo uns chalés ali. Haviam várias pessoas acampadas em barracas.

A trilha até a cachoeira é sombreada e bem fácil de percorrer. Nos pontos de maior dificuldade existem plataformas de madeira que deixam o trajeto acessível.

Trilha para a cachoeira da Mariquinha.
Nunca é demais lembrar...
Nunca é demais lembrar…

Em frente da Cachoeira da Mariquinha tem uma prainha de areia que se divide ao meio por conta do riacho que se inicia no poço da cachoeira, cuja profundidade é de água pela cintura.

Cachoeira da Mariquinha em Ponta Grossa/PR

Tem uma parte do poço que é demarcada com boias e ali é mais profundo.

Apesar de a água estar bem gelada, a criançada (e alguns adultos) não ligavam não. Já nós, molhamos até a altura dos tornozelos rsrs.

No alto, atrás da queda d’água, havia um ninho de morcegos.

Morcegos atrás da Cachoeira da Mariquinha.

Depois de um tempo ali, voltamos para o carro e subimos de carro até a lanchonete, onde almoçamos.

Lanchonete Dolina's.
Lanchonete Dolina’s.

É necessário agendar o almoço (self-service livre) e pagar antecipado. Quem chega ali sem reserva, não fica sem comer não. Mas ao invés do self-service, a opção é a porção da casa, composta de salada, carne e batata frita.

Coruja na estradinha de acesso.

Próxima parada: Cachoeira Rio São Jorge

O caminho para a Cachoeira do Rio São Jorge inicia na rotatória que tem em frente à Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Coordenadas: -25.037111, -50.055893

Depois do fim do asfalto, são quase 8km de estrada de terra batida, até a entrada do parque particular.

O valor de entrada era de R$ 25 por pessoa (valor de fev/22).

O espaço é bem maior do que a Cachoeira da Mariquinha, e consequentemente mais lotado. Não tem área de camping, mas há vários locais para piqueniques.

Arrumamos um local para estacionar e fomos fazer a trilha para ver a cachoeira, que segue margeando o rio que, por sua vez, vai formando vários poços para banho.

Recanto Cachoeira do Rio São Jorge

A trilha da cachoeira, após iniciado o trecho de descida, vai ficando mais difícil. Em alguns pontos há cordas para auxiliar os turistas que passam por ali.

A trilha vai margeando o rio.
Vários poços para banho são formados no curso do rio.
Na descida, cordas auxiliam os turistas na trilha.
Algumas placas indicam o caminho para a cachoeira.

O local aonde é formado o poço da cachoeira é apenas para fotos, em nossa opinião, pois, chegar até a água, por ali, é bem arriscado por conta das inúmeras rochas grandes e inclinadas, remontadas umas nas outras.

Cachoeira do Rio São Jorge.
Por cima é possível ver as rochas logo após a queda d'água.
Por cima é possível ver as rochas logo após a queda d’água.

Voltando pela trilha, vimos uma bifurcação com uma placa que indicava uma trilha para chegar ao rio. Seguimos esse caminho e alcançamos um local também com várias rochas, concluindo que o melhor local para curtir a água é nos poços existentes na parte anterior a cachoeira.

De volta a parte de cima, paramos um pouco em um dos poços antes de voltarmos ao estacionamento e seguirmos de volta ao hotel.

Restaurante no Recanto Cachoeira do Rio São Jorge.

Já no hotel…

Depois do banho fomos tomar um café na cafeteria Lumen ao hotel.

Café da tarde.

Na hora do jantar pensamos em sair para comer nos arredores do shopping, mas bateu preguiça de pegar o carro, então fomos no Lumen de novo.

Dessa vez pegamos dois hambúrgueres da casa.

Jantando um hambúrguer na Lumen Café.

A chuva que estava prevista para quase todo o período do carnaval chegou enquanto jantávamos.

Na volta ao quarto, deixamos a bagagem pronta para a volta para casa no dia seguinte.

Dia 01/03/22 – voltando para casa.

Deixamos o hotel logo após o café da manhã.

Passamos em um posto de combustíveis na Av. General Calos Cavalcanti, onde havíamos observado que o preço estava mais em conta, para completar o tanque e calibrar os pneus.

Depois seguimos sem parar até Itararé/SP, no mesmo posto onde abastecemos na ida, mas apenas para um pit stop no banheiro.

Dali para frente quase não havia outros postos, então fomos parar para almoçar às 13h20 quando chegamos em Gramadinho/SP, num restaurante bem simples chamado Rancho da Chuleta, que fica no posto Irmãos Carvalho.

Procurando hospedagem em Ponta Grossa/PR? Informe as datas desejadas e faça sua pesquisa.