Parque Estadual Vila Velha

Carnaval – Fevereiro de 22.

Dia 27/02/22 – Parque Vila Velha.

Acordamos cedo para o café da manhã, planejando sair do hotel em direção ao Parque Vila Velha por volta das 8h15.

Buffet de café da manhã do hotel

O Parque Vila Velha, primeiro parque estadual do Paraná, oferece três atrativos principais: as formações de Arenito, as Furnas, e a Lagoa Dourada.

Do hotel Planalto Select, no centro de Ponta Grossa, até o Parque, a distância é de 23km, percorridos em aproximadamente 28 minutos.

Endereço: Rodovia BR-376, Km 515 – Vila Velha, Ponta Grossa/PR.
Coordenadas: -25.246332309710805, -50.02103779996482

A visitação ao parque pode ser feita das 9h às 17h, sendo permitida a entrada no máximo até 15h30.

Seguimos para o parque sem pressa, chegando lá pouco antes das 9h. Já havia uma fila de entrada com mais ou menos uns 30 carros, que estavam ocupando toda a faixa do acostamento da rodovia.

Com isso, quem vinha de Ponta Grossa (nosso caso) não conseguia usar o acesso através do retorno existente bem em frente ao Parque. Dois quilômetros mais a frente existe outro retorno.

O retorno é bem em frente ao parque

Na guarita de entrada recebemos um ticket do estacionamento, que é cobrado à parte do ingresso do parque.

Não é um passeio barato: a diária do estacionamento estava em R$ 20,00, e os ingressos, comprados antecipadamente, custaram R$ 49,00 cada, na promoção (valores de fev/22).

Entrada do Parque Vila Velha

Assim como o estacionamento do Parque Buraco do Padre, o estacionamento do Parque Vila Velha não possui nenhuma árvore.

No Centro de Visitantes nós mostramos os ingressos na tela do celular. O pagamento do estacionamento é só na hora de ir embora.

Existem diversos ônibus para levar os turistas aos atrativos, e os pontos estão localizados bem em frente ao Centro de Visitantes.

Placa indicativa com os horários dos ônibus

Arenitos

As formações de Arenitos são as mais próximas, e tem uma trilha de uns 900 metros para quem não quer esperar pelo ônibus, que chega até lá em 5 minutos.

A trilha de arenitos é circular, e a maioria dos atrativos estão na primeira metade do percurso (até a formação em forma de taça). A outra metade é feita em trilha por entre as árvores, tendo apenas mais duas formações rochosas no caminho.

Chegando nas formações de arenito do Parque Vila Velha

Logo na chegada tem uma guia do parque que fornece as explicações básicas sobre o atrativo, horário dos ônibus etc.

A rocha em formato de camelo é uma das primeiras que vemos

Nós fizemos o trajeto completo em pouco mais de uma hora, parando para fotografar todas as formações rochosas pelo caminho.

Camelo - Parque Vila Velha
Leão – Parque Vila Velha
Taça - Parque Vila Velha
Taça – Parque Vila Velha
A Taça é a mais famosa, e tem um mirante bem em frente para fotos
Início da Trilha do Bosque
Trilha do Bosque - Parque Vila Velha
Trilha do Bosque – Parque Vila Velha
Dinossauro - Parque Vila Velha
Dinossauro – Parque Vila Velha

Retornamos ao Centro de Visitantes pela trilha ao invés de esperarmos pelo ônibus.

Placa com informações sobre a trilha
Início da trilha até ao Centro de Visitantes
Trilha e o Centro de Visitantes ao fundo

Lagoa Dourada

A fila para entrada no ônibus para a Lagoa Dourada já estava formada. Embarcamos às 11h05 e 11h18 descemos no ponto da Lagoa Dourada.

Aproveitamos a existência de uma lanchonete ali e comemos um salgado antes de fazermos o passeio.

Lagoa Dourada - ponto de ônibus
Lagoa Dourada – ponto de ônibus

A trilha também é circular, e seus 400 metros podem ser percorridos em dez minutos, mesmo com pausa para fotos.

Lagoa Dourada - Parque Vila Velha
Lagoa Dourada – Parque Vila Velha
Informações sobre a pequena trilha
Informações sobre a Lagoa Dourada
Lagoa Dourada - Parque Vila Velha
Lagoa Dourada – Parque Vila Velha

Ao meio dia subimos no ônibus para a última atração planejada no parque: as Furnas.

Furnas

Já estivemos lá em setembro de 2000, mas não conseguimos descer pelo elevador de uma das furnas porque a nossa guia estava toda atrapalhada e perdemos o horário.

Furnas - Parque Vila Velha
Furnas – Parque Vila Velha

Logo na chegada tem um trailer que vende lanche, mas são poucas as mesas disponíveis ao ar livre e, dependendo do horário, não há sombra das árvores sobre elas.

Elevador da Furna 1
Furnas - Parque Vila Velha
Furnas – Parque Vila Velha
Caminho que contorna as furnas

Além das duas furnas, o local tem uma tirolesa que passa por cima da Furna 2; esta atração é paga avulsa ao ingresso.

Tirolesa sobre Furnas

Em meia hora é possível contornar as duas furnas, parando nos mirantes para fotografias.

Em uma das furnas havia uma placa com informações sobre o local, e tinha também um QR Code para quem quisesse acessar as informações em inglês. Mas ali não havia sinal de celular (não da Claro) e também não tinha wi-fi. Meio sem sentido esse recurso. Enfim.

O elevador que leva até ao nível da água da Furna 1 estava desativado (em reforma). Não foi dessa vez que conseguimos ter essa experiência.

Placa indicando o fechamento do elevador

Optamos por não comermos nada ali e almoçarmos em um dos restaurantes próximos ao Centro de Visitantes. Os ônibus estavam atrasados. Deveria passar um a cada vinte minutos. Chegaram três em sequência.

A fila estava grande quando os ônibus chegaram

O restaurante que fica ao lado do Centro de Visitantes serve massas, onde podemos escolher a massa, o molho e o acompanhamento por R$20 (preços fev/22).

Do outro lado do parquinho tem outro restaurante, cujos preços do cardápio eram um pouco exagerados em nossa opinião. E estava lotado. Logo, fomos no mais barato.

O preparo do prato demorou em torno de 40 minutos. Pela foto parece pequeno, mas era satisfatório (para nós). Tomamos um açaí para finalizar.

Almoço no Parque Vila Velha

Às 15h pagamos o estacionamento e retornamos para o hotel, onde ficamos até 19h quando decidimos sair para jantar.

Pesquisamos na internet as opções próximas ao hotel, onde poderíamos ir caminhando, mas nada chamou nossa atenção. Então, decidimos ficar pelo hotel mesmo, solicitando o serviço de quarto.

Jantar no hotel

Procurando hospedagem em Ponta Grossa/PR? Informe as datas desejadas e faça sua pesquisa.