Mini-férias no interior de SP

Mini-férias 2021 – reencontro com a natureza.

Apesar de termos realizado duas viagens no ano de 2020 (Carnaval em Torrinha/SP e férias na Patagônia), o ano de 2020 foi de poucas viagens por conta da pandemia.

Feriados que emendavam ou faziam pontes com finais de semana (1º de maio, 11 de junho, 9 de julho – só no Estado de SP, 7 de setembro, 12 de outubro, 2 de novembro) foram as datas onde tudo estava fechado e tivemos que ficar em casa.

Veio o ano de 2021 e o cenário pouco havia mudado.

Já estávamos há um ano trabalhando de casa, fazendo todas as refeições em casa, todo o lazer em casa. Precisávamos sair um pouco da neurose coletiva que assolava o mundo, para recarregar as energias.

Começamos a especular passar novamente o carnaval em São João Batista do Glória/MG. Na mesma pousada, inclusive. Checamos os valores e disponibilidade.

Duas semanas antes, um decreto do governo mineiro fez com que tudo ficasse fechado novamente. Outros Estados seguiram na mesma linha, nos deixando sem opções. Em São Paulo, algumas cidades cancelaram o feriado, inclusive, e as pessoas tiveram que trabalhar na segunda e terça-feira normalmente.

Chegou o mês de abril e com ele nosso período de férias. Era o limite para Dona Patroa pedir as férias dela dentro do que prevê a lei. Precisávamos encontrar um destino onde as pessoas não estivessem sendo proibidas de frequentar.

Após algumas pesquisas, localizamos uma pousada na cidade de Monte Alegre do Sul/SP que dispunha de estrutura de lazer incluindo uma cachoeira na propriedade. Somente algumas atividades estavam suspensas.

O regime era de pensão completa. Fechamos um pacote de apenas 4 dias.

Dia 06/04/2021

A diária da Pousada da Cachoeira iniciava às 16h. Calculamos o tempo de viagem e chegamos lá um pouco antes das 16h.

Chegando a Monte Alegre do Sul/SP
Entrada da Pousada da Cachoeira

A recepção da pousada fica logo na entrada e a certa distância dos chalés. Paramos o carro ao lado dela e fomos fazer nosso check-in.

Mais à frente fica o Estacionamento 1, para os chalés próximos ao restaurante (onde ficamos). O Estacionamento 2 é para os hóspedes dos chalés próximos a cachoeira.

Mapa interno da pousada, recebido por e-mail após a reserva

São dois blocos de chalés feitos totalmente de madeira, exceto o banheiro. Em alguns a entrada é pela varanda, sendo necessário acessa-la por uma pequena escada. Em outros, o acesso é por uma segunda porta que fica no nível do calçamento.

O acesso ao nosso chalé era pela varanda

Ao entrarmos no quarto encontramos tudo muito limpo, e com um cheiro bem perfumado. Penso que em nenhum outro hotel ou pousada que já nos hospedamos tinha um cheirinho tão bom assim.

Deixamos a bagagem e fomos conhecer a área externa da pousada, fazendo fotos da piscina, sala de jogos, jardins etc.

Restaurante
Salão de jogos
Piscina com toboagua
Piscina com toboágua
Cercado com cavalos, ao lado do parquinho

O jantar era servido entre 19h e 21:30h, no estilo self-service. Apenas as bebidas e sobremesa eram solicitadas para a atendente.

Jantar - self-service
Jantar – self-service

Dia 07/04/2021

Apesar do dia amanhecer ensolarado, a temperatura estava amena. Aquele clima gostoso de montanha.

Depois do café da manhã fomos caminhar pela propriedade, começando pelo parquinho para crianças que ficava à frente do bloco de chalés onde estamos hospedados.

Parquinho

Ali também tinha um pergolado com um redário, mas estava indisponível devido a pandemia.

Ao lado do Estacionamento 1 havia um campinho de futebol e uma parede de escalada.

Campinho de futebol
Parede de escalada

Seguindo pela estradinha até o Estacionamento 2 vimos o segundo bloco de chalés. Alguns deles eram sobradinhos, e o teto lembrava aqueles chalés em locais onde cai muita neve: bem inclinados.

Estradinha que liga os estacionamentos
Chalés

Ali pertinho fica a piscina aquecida, que curtimos em outro momento.

Piscina aquecida

Ao lado tem um caminho que leva até uma escadinha para alcançar a cachoeira da propriedade.

Não é uma cachoeira grande. Deve ter uns 2 metros de altura, e seu poço também é raso. Num dia de calor deve ser muito bom se refrescar ali.

Escada para acesso a cachoeira
Cachoeira dentro da propriedade da pousada

Como não estava tão calor assim, apenas fizemos algumas fotos e depois caminhamos um pouco margeando o rio acima da cachoeira.

Voltamos para a área próxima de nosso chalé por um caminho que começa em uma grande escadaria que culmina na Fonte Vó Mercedes, e segue por uma trilha margeando o rio até chegar no lago do pesqueiro. Logo em seguida já estava o restaurante.

Escadaria até a Fonte Vó Mercedes, na Trilha da Cachoeira
Fonte Vó Mercedes

Após o almoço, fomos até o parquinho das crianças, e aproveitamos que os cavalos dentro daquele cercado ao lado estavam mais próximos, para fotografa-los.

Branca de Neve no parquinho
Cavalos na Pousada da Cachoeira

Depois ficamos no salão de jogos, brincando de ping-pong.

No final da tarde seguimos até uma adega da cidade chamada Peterlini.

A senhora que nos atendeu foi bastante solícita. Mostrou todos os produtos coloniais de fabricação artesanal que eles produzem, entre eles: doces, biscoitos, cachaça, licores, hidromel, vinhos, entre outros.

Fizemos uma pequena degustação de alguns vinhos e licores, e trouxemos alguns para casa.

De volta à pousada, após jantarmos caminhamos pela estradinha que liga os dois estacionamentos, para em seguida nos recolhermos no chalé.

Dia 08/04/21

O dia foi bem sossegado. Depois do café da manhã caminhamos mais um pouco pela propriedade, e depois ficamos até perto da hora do almoço na piscina aquecida.

Após o almoço, mais um pouco de caminhada, algum tempo no salão de jogos, algum tempo sem fazer nada, relaxando e curtindo a natureza.

A cidade tem alguns pontos turísticos para serem visitados, mas não estávamos com disposição para sair e ter que ficar colocando máscara a todo momento.

Ali na pousada, sempre estávamos caminhando sozinhos, então deixávamos o ar puro da mata circular livremente.

Dia 09/04/21

Durante a manhã, fomos novamente até a cachoeira da propriedade, desta vez chegando à ela pela trilha ao lado do rio e voltando pela estradinha.

Ficamos um tempo nas espreguiçadeiras ao redor da piscina vendo uma família brincar na água gelada. A criança estava se divertindo.

Deixamos a pousada logo após o almoço, chegando em casa no final da tarde.

Para o nosso ritmo “desassossegado”, ficar dias em um local cujo intuito é descansar e curtir uma piscina, pode parecer um passeio meio chato.

Por isso reservamos apenas quatro dias na pousada.

Mas diante do cenário que estávamos vivendo, foi uma viagem muito boa, que serviu ao propósito de sair de casa, andar no meio da mata, ver uma cachoeira, ouvir o som da água…

Procurando hospedagem em Monte Alegre do Sul/SP? Informe as datas desejadas e faça sua pesquisa.