Trilha das Cachoeiras em Urubici

Férias 2022 – Serra Catarinense

Dia 03/06/2022: Quinto dia de passeios na Serra Catarinense.

Mantendo o padrão de todos os dias de nossas férias em Urubici, o céu novamente amanheceu nublado porém sem chuva. E bem frio!

O café da manhã foi servido com um pouco de atraso, perto das 8h. Sem problemas, pois não iríamos mais para a cidade de Bom Jardim da Serra (desmarcamos o Cânion do Funil no dia anterior).

Decidimos então fazer nossa primeira parada do dia na Cachoeira Véu de Noiva (ou Véu DA Noiva, como muitos a chamam), que estava prevista para nosso segundo dia de passeios em Urubici. Enviamos uma mensagem por Zap perguntando das condições climáticas para a visita, mas não nos responderam em tempo.

Cachoeira Véu de Noiva

Para chegar à Cachoeira Véu de Noiva, pegamos a mesma estrada que leva ao Morro da Igreja. Pouco antes da portaria do Parque Nacional de São Joaquim, pegue a estradinha à direita.

Coordenadas: -28.074045, -49.512949

Desta vez, como o céu estava um pouquinho mais aberto do que no dia em que subimos para ver a Pedra Furada, paramos no mirante da estrada para (tentarmos) ver a cidade de Urubici.

Mirante na estrada para o Morro da Igreja

O ingresso para o Véu de Noiva Eco Parque (R$ 25,00 em maio/23) é vendido na entrada para o restaurante/loja e dá acesso à cachoeira que nomeia o Parque, para a Cachoeira dos Namorados e para uma trilha contendo mais três cachoeiras, as Três Irmãs. O local também é uma pousada.

Chegando ao Eco Parque Véu de Noiva, Urubici/SC

Pouco após a catraca de entrada do Parque, caminhando por uma trilha de asfalto ladeada por hortênsias, já está a Cachoeira Véu de Noiva, com seus 62 metros de altura, cujo formato de véu de noiva é melhor identificado quando vista ao longe.

Acesso ao Eco Parque Véu de Noiva
Cachoeira Véu de Noiva
Cachoeira Véu de Noiva - será que estava frio?
Cachoeira Véu de Noiva – será que estava frio?

Ela deságua formando um lago com uma prainha de pedras. Estava muito frio para entrarmos na água, logo, ficamos apenas na contemplação.

Mais à frente tem início uma bonita trilha autoguiada sobre tablados de madeira, que leva até a plataforma da tirolesa (atividade não inclusa no ingresso).

Trilha sobre tablados até a tirolesa e demais cachoeiras
Em determinado ponto da trilha é possível ver a Cachoeira Véu de Noiva
Clareira das Tirolesas

Ao lado esquerdo da plataforma tem uma escadaria que permite chegarmos a um mirante bem em frente à Cacheira dos Namorados, a qual falaremos mais adiante.

Como o clima não estava inspirando a confiança de que não choveria, aproveitamos para, primeiramente, fazermos a trilha do Cânion do Xaxim Gigante e Cascata Três Irmãs.

Trilha das Cachoeiras 3 Irmãs

A trilha começa tranquila e vai ficando mais complexa conforme vamos descendo. Há alguns obstáculos como troncos e pedras. O solo úmido era um fator a mais de atenção.

Chegamos na terceira cachoeira após 25 minutos, parando para fotos nas outras duas quedas.

Se as Três Irmãs são 3 cachoeiras, essa é a primeira
Se as Três Irmãs são 3 cachoeiras, essa é a segunda
Se as Três Irmãs são 3 cachoeiras, essa é a terceira
Última cachoeira da Trilha das Cachoeiras

A terceira queda, ou terceira irmã, é continuação da Cachoeira dos Namorados (descobrimos isso depois), e possui o maior volume de água.

Cachoeira dos Namorados

Após a seção de fotos, fizemos o caminho de volta também em torno de meia hora. Recuperamos o fôlego e de imediato descemos a escadaria para a Cachoeira dos Namorados. São 192 degraus com duas plataformas de pausa para descanso.

Escada para o mirante da Cachoeira dos Namorados

Se os degraus estiverem úmidos, redobre o cuidado na descida, pois eles ficam bem lisos e escorregadios.

A Cachoeira dos Namorados tem aproximadamente 35 metros de altura, e do mirante à sua frente é possível ver a cabeceira de outra cachoeira (a terceira irmã).

Subimos até a plataforma da tirolesa para vermos a paisagem lá de cima. É possível avistar a plataforma do outro lado do vale.

Plataforma de tirolesa

Realizada a seção de fotos, retornamos até ao restaurante, onde optamos por almoçar. Mas antes, fizemos algumas fotos de um espaço para crianças na área externa, feito com pneus.

Objetos feitos com pneus - Eco Parque Véu de Noiva
Objetos feitos com pneus – Eco Parque Véu de Noiva

Os pratos são a la carte, com preços na faixa de R$ 35,00 (junho/22). Dona Patroa pediu uma truta na manteiga, e eu fui de bife parmegiana (pizzaiolo, na realidade, pois continha presunto, queijo, tomate e orégano – muito bom).

Almoço no Eco Parque Véu de Noiva

Procurando hospedagem em Urubici/SC? Informe as datas desejadas e faça sua pesquisa.