Porto Seguro – Arraial d’Ajuda

Dia 16/11/18 – Feriado prolongado da República.

Nosso segundo dia de passeios do feriado da Proclamação da República foi no distrito de Arraial d’Ajuda, uma das praias mais bonitas do litoral da Bahia.

O dia amanheceu nublado, com uma garoa fina. Fomos para o café da manhã com a esperança de que o Sol não demorasse a aparecer.

Quando a van encostou em frente ao hotel para nos buscar o tempo já estava melhor.

Desta vez não era uma van de agência de turismo. Ela estava adesivada como KM Transportes, e foi o próprio motorista, Jair, quem nos procurou na recepção.

Após embarcar todos os passageiros, o Jair nos disse que não pegaria a balsa para chegar a Arraial d’Ajuda porque a fila de espera estava grande. Parece que havia em obras, algo assim. Ele faria um caminho só por rodovia, que andaria uns 40km a mais, porém não retardaria nossa chegada ao destino.

Também nos informou que não haveria um guia durante o passeio, e que na medida do possível, durante o caminho, ele nos passaria algumas informações sobre algum local de interesse.

O caminho feito foi o mesmo do dia anterior, até certo ponto, claro, com uma parada no Vale Verde, mas desta vez em outra loja. Hoje, sem problemas mecânicos como passeio do dia anterior, realmente ficamos lá uns dez minutos.

Pegamos bastante chuva pesada na estrada, mas o Jair disse que na praia estaria tempo bom. E ele acertou.

A chegada em Arraial foi por volta das 10h. Um pouco antes de diversos ônibus de excursão chegarem.

Chegando em Arraial d'Ajuda - Bahia.
Chegando em Arraial d’Ajuda – Bahia.

Ficamos “instalados” na Cabana Taípe. Ela tem diversas mesinhas e cadeiras sob guarda-sóis e também debaixo de uma árvore bem frondosa, local onde escolhemos para ficar.

Escolhemos um local debaixo da árvore, com sombra natural, para passar o dia em Arraial.

Os preços dos petiscos são igualmente caros se comparados com os valores da Praia do Espelho. Mas os valores do almoço eram melhores.

Cabana Taípe - preços de nov/2018.
Cabana Taípe – preços de nov/2018.

O pessoal de outras agências também foi chegando e por fim ficamos todos misturados ali.

O mar de Arraial d’Ajuda tem mais ondas e na praia também tem mais vento do que na Praia do Espelho. Nosso tempo ali seria até as 14h, então rapidamente fomos curtir a água.

Arraial 'd'Ajuda - Bahia.
Arraial ‘d’Ajuda – Bahia.

Mas não sem antes deixar reservado o horário de almoço e a opção.

Por volta do meio-dia fomos almoçar. Optamos por ficar “na cabana”, uma área coberta e com toldos transparentes para cortar um pouco o vento. Pegamos um bife acebolado com arroz e fritas.

Almoço na Cabana Taípe - Arraial 'd'Ajuda - Bahia.
Almoço na Cabana Taípe – Arraial ‘d’Ajuda – Bahia.

Após o almoço curtimos um pouco mais o mar e, às 14h, o Jair reuniu a galera para seguirmos até o centrinho de Arraial d’Ajuda.

Como estávamos sem guia de turismo credenciado nos acompanhando, o motorista nos levou até a praça da igreja Matriz, passou algumas orientações e nos deixou livres para caminharmos por ali, marcando um horário para nos encontrarmos na van.

Inicialmente seguimos até a Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda para algumas fotos e em seguida fomos até o Mirante de Arraial D’Ajuda, atrás da igreja, de onde temos uma visão bem bacana do litoral.

Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda
Mirante de Arraial d'Ajuda.
Mirante de Arraial d’Ajuda.
As famosas fitinhas de Porto Seguro.

Depois caminhamos até a Rua do Mucugê, onde li que é o local de agito da cidade. Compramos dois sorvetes ali, para amenizar o calor, e depois voltamos para a van.

Rua Bela Vista.
Brodway.
Rua do Mucugê.
Nem o sorvete aguentava de tando calor.

O retorno para Porto Seguro foi via balsa. Não havia muita fila para o embarque.

Travessia do Rio Buranhém de balsa.

A travessia demora em torno de 10 minutos com a maré baixa e de 12 a 15 minutos com a maré alta.

Balsa que faz a ligação Porto Seguro - Arraial d'Ajuda.
Balsa que faz a ligação Porto Seguro – Arraial d’Ajuda.
Porto Seguro/Bahia.

Chegando ao hotel, nem entramos no quarto; fomos até um mercadinho próximo para comprarmos água. A noitinha, após descansarmos, até pensamos em sair para comer alguma coisa, mas por fim ficamos no hotel mesmo. Pedimos um lanche, X-salada, e completamos com umas fatias de pizza da noite anterior, que a moça do hotel gentilmente esquentou para nós no micro-ondas.

Lanche no hotel - jantar.
Lanche no hotel – jantar.

O que faltou no passeio foi a presença de um guia para contar as histórias e curiosidades, além de nos ajudar a aproveitar melhor o centrinho de Arraial. Não havíamos montado um roteiro para explorar o local por conta própria, então ficamos meio sem saber pra onde ir.

Se fizer o tour com agência, vale a pena certificar-se de que haverá guia acompanhante.

Procurando hospedagem em Porto Seguro/BA? Informe as datas desejadas e faça sua pesquisa.