Feriado de Tiradentes em Águas da Prata

Trilha com cachoeira e cobertura da TV!

O planejamento para essa caminhada em Águas da Prata teve início no começo do ano, em janeiro eu acho. Uma amiga sugeriu o passeio, pesquisei na internet como realiza-lo, e agendamos para o dia 29 de março/2015.

A turminha que iria conosco são todos amigos de academia. Basicamente a mesma turma que fez a trilha na Serra do Japi. Entretanto, alguns fatores fizeram com que algumas pessoas não pudessem ir nesta data, então remarcamos para o feriado de Tiradentes.

Novamente nem todos puderam comparecer, mas como o quórum estava maior, seguimos para Águas da Prata/SP, município próximo de Poços de Caldas/MG.

O passeio foi contratado junto à agência receptiva Prata Expedições. A trilha que fizemos possui sete cachoeiras (+- 13 km de caminhada), mas tem a opção de caminhar apenas até a quarta queda (7 km). Escolhemos o trecho parcial, pois nem todos do grupo estavam acostumados com trilhas mais puxadas.

A surpresa veio na noite anterior ao passeio. O Rafael, da Prata Expedições, me contatou para saber se uma equipe da EPTV (afiliada Rede Globo) poderia nos acompanhar na trilha. Opa! Claro que sim. Minutos depois uma moça da emissora me telefonou e fez uma mini-entrevista. Rumo ao estrelato!? hahaha

Nossa caminhada começou por volta das 10h30min, uns vinte minutos depois de chegarmos em Águas da Prata. Os primeiros 2 km são feitos sobre a linha do trem (ferrotrekking?) de minérios que sai de Poços de Caldas. É difícil andar sobre os dormentes, pois eles não têm a distância de uma passada.  A opção é seguir pelas pedras, mas mesmo assim o ritmo é mais lento.

Depois do alongamento, uma entrevista inicial antes de sairmos para a trilha.
Início da trilha das quatro quedas.
Também vimos várias borboletas na trilha.
Vegetação nas margens da ferrovia.

Fomos avisados para sair dos trilhos ao ouvirmos o apito do trem. Mas ainda passa trem por aqui? Sim. E para que os guias não passassem por mentirosos, não demorou muito para ouvirmos o apito e ver o trem passar por nós.

Olha o trem! Foto: Adriana Oliveira.
Olha o trem!
Foto: Adriana Oliveira.

O trem demorou mais ou menos um minuto e quarenta segundos para passar completamente por nós. Abaixo um trechinho:

Estava bem calor caminhando ali nos trilhos do trem; quase não havia sombra. O cenário ficou completamente diferente logo que entramos na trilha no meio da mata, pois além da sombra das árvores havia o frescor do rio que passava ali pertinho.

O guia Junior explicando sobre a trilha para a reportagem.
Já na mata, a primeira travessia de rio.

Chegamos à primeira cachoeira depois de aproximadamente uma hora de caminhada. Essa cachoeira não tem um poço legal para banho, então apenas tiramos algumas fotos e seguimos para a segunda queda.

Parada para fotos na primeira cachoeira.

Não demorou nem dez minutos e já estávamos na segunda cachoeira, que também não tem um espaço legal para banho. Por conta das chuvas recentes em Águas da Prata, algumas árvores estavam caídas por ali. A terceira cachoeira fica alguns metros acima da segunda, e essa sim tem uma piscina legal para banho.

A segunda cachoeira também foi só para fotografias.

Ao chegarmos na terceira cachoeria, já havia um pessoal ali, mas ninguém na água. Não demorou muito para o nosso grupo cair na água. Ficamos um tempo ali nos refrescando, fazendo um lanchinho, enquanto a equipe de TV fazia algumas imagens e entrevistas.

Hora de se refrescar!
Banho de cachoeira em Águas da Prata.

Nessa piscina dá para entrar caminhando ou, para os mais dispostos, saltando em um ponto onde o poço é mais fundo.

A guia Michele saltando no poço da cachoeira.

Todos banhados e alimentados, seguimos para a quarta e última cachoeira de nossa trilha. O local também não é propício para banho, mas a queda d’água é excelente para uma massagem nas costas. Nesta queda quase ninguém quis se molhar, talvez já pensando em chegar no carro já com as roupas secas.

Trilha até a quarta cachoeira - Águas da Prata.
Trilha até a quarta cachoeira – Águas da Prata.
Quarta cachoeira - Águas da Prata/SP.
Quarta cachoeira – Águas da Prata/SP.

O caminho de volta até onde estacionamos os carros é o mesmo, ou seja, trilha na mata e depois caminhada pelos trilhos do trem. Para quem faz até a sétima queda, a volta é por outro caminho.

O tempo estava ficando nublado, e a guia Michele estava prevendo chuva antes de chegarmos de volta na agência. Bingo! Começou a chover quando estávamos nos trilhos.

Retorno caminhando sobre os trilhos.
No final da trilha: chuva.

Para não molhar muito o carro (e voltar para casa sentado no banco molhado), jogamos umas toalhas nos bancos e seguimos para a agência, onde vestimos nossas roupas secas.

Pelo horário, quase 15 h, dificilmente haveria algum restaurante aberto, então paramos na feirinha de Águas da Prata para comer pastel.

Feirinha em Águas da Prata/SP.

Por ser volta de feriadão, eu estava prevendo um pouco de trânsito para chegarmos em casa, mas felizmente o tráfego estava tranquilo. Só ficou bastante lento quando começou cair o maior temporal, quase impossibilitando enxergar os carros à frente.

Temporal à vista. E que chuva nós pegamos para chegar em casa.

Existem outras atividades em Águas da Prata, como escalada, rapel etc. Pela pouca distância de casa, é um local onde voltaremos para novas aventuras.

Veja a matéria sobre esta trilha, gravada pela EPTV, clicando na imagem abaixo.

Link para matéria da EPTV.

Procurando hospedagem em Águas da Prata/SP? Informe as datas desejadas e faça sua pesquisa.