Caminhada na Serra do Japi

19/10/2014: voltando para o mato.

Já fazia algum tempo que não caminhávamos no meio do mato. A última vez foi em nas trilhas de Floripa, em junho.

Por ideia de uma colega, pesquisamos alguma trilha para fazer na Serra do Japi (região de Jundiaí/SP) e encontramos a fazenda e restaurante Japiapé.

O local oferece três trilhas guiadas, com 3km, 4,5km e 6km. A maior delas passa pela parte baixa e pela parte alta da serra.

Como chegar a Fazenda e Restaurante Japiapé.

Para quem sai do interior (Jundiaí, Campinas etc):

Você deverá pegar a Rodovia Anhanguera, sentido São Paulo.
No Km 47, haverá uma placa indicando a Divisa de Municípios entre Jundiaí e Cajamar. Nesse mesmo ponto, há o Condomínio Capital Ville. Assim que passar em frente ao Condomínio, permaneça na faixa da direita, e 800m à frente (+/- no km 46), haverá uma saída. É uma bifurcação que dá acesso ao Condomínio Serra dos Cristais.
Passe em frente à portaria do Condomínio e siga adiante. Você já estará na Estrada Francisco Missé. O Japiapé fica nessa estrada, 5,5 km à frente. Quase todo o percurso é em estrada de terra.

Para quem sai de São Paulo:

Siga na Rodovia Anhanguera até o trevo do km 38, onde deverá pegar o acesso para Cajamar/Jordanésia. Passará por cima da Anhanguera, e entrará em Jordanésia, na Avenida Alfonso Leopoldo Vogel; siga até o final dela.
A partir desse ponto, siga as placas que indicam para Ponunduva, passando pela Avenida João Abdala (aproximadamente 3,5km, e depois a Estrada Domingos Felix. Siga por 6,5km até a Estrada Francisco Missé. E então, siga por mais 1km até chegar ao Japiapé.

Estrada Francisco Missé, 6000 – Ponunduva – Cajamar/SP.

Coordenadas geográficas para GPS: 23°18’33.5″S 46°54’35.4″W ou -23.309291, -46.909829.

Nós chegamos ao local aproximadamente 8h30min. Nossa caminhada estava agendada para começar às 9h. Entretanto precisamos aguardar um grupo grande para que as explicações de segurança e meio ambiente fossem passadas.

Placa do Japiapé na lateral da estrada.
Japiapé
Área do restaurante Japiapé.
Espaço para crianças no Japiapé.
Cartaz com os atrativos do Japiapé>
Cartaz com os atrativos do Japiapé

A guia Mariana explicou sobre o período de seca pelo qual estamos passando, os impactos na natureza e a nossa responsabilidade com essa questão, e também sobre as inúmeras queimadas na região. A Serra do Japi e Serra dos Cristais passou a semana toda ‘ardendo’ em chamas, e o trabalho foi árduo para evitar que o fogo chegasse nas casas da população local.

Depois ela falou sobre a trilha, as dificuldades, recomendações etc, e finalmente fomos para o meio do mato.

Adivinha se a Mel não foi na frente de todos nós....
Adivinha se a Mel não foi na frente de todos nós….

Logo no início da trilha já vimos até onde o fogo chegou, bem perto de algumas casas. Após 15 minutos de caminhada entramos na mata, e o desconforto por causa do calor foi embora com o frescor da sobra das árvores e o clima da serra.

Represa
Marcas da queimada no início da trilha.
Começando a trilha.
Entrando na mata - trilha Japiapé.
Entrando na mata – trilha Japiapé.

A trilha possui alguns obstáculos naturais, como por exemplo, passar por baixo ou por cima de troncos de árvores, travessia de alguns riachos, que infelizmente estavam bem rasinhos, etc.

Obstáculos naturais - trilha Japiapé.
Obstáculos naturais – trilha Japiapé.
Legal esse tronco. Diferente.

Em um dado momento, surgiu um grande morro para subir, sendo necessário o apoio de uma corda. No nosso grupo havia algumas pessoas que estavam fazendo trilha pela primeira vez, e foi bem legal ver o pessoal superar os desafios.

Subindo o morro com auxílio de corda.

Após uma hora e meia de trilha chegamos no ponto considerado o mais difícil: uma subida de 15 minutos, até o platô. Nessa parte já estávamos saindo da mata, então o calor ficou mais intenso um pouco. Uma colega do nosso grupo, no meio da subida, dilmou (do verbo dilmar: sentir a pressão baixar e precisar se sentar).

Início da subida. Última parte da trilha.

Fizemos uma pausa para que ela recebesse os primeiros cuidados e se recuperasse, e seguimos caminho.

Do alto da serra conseguimos ter boa visão da paisagem ao redor. Infelizmente a fumaça das queimadas deixava tudo esbranquiçado.

Paisagem esfumaçada do alto da serra.

Agora era só descida até chegarmos ao restaurante. E que descida! Vinte e cinco minutos aproximadamente em uma estradinha bem inclinada.

Hora de voltar ao restaurante.
Preparem os joelhos, pois a descida é bem forçada também.
O Sorriso também fez a trilha com a gente.

Percorremos toda a trilha de 6km em 2h47min. O grupo está de parabéns, principalmente os novatos.

Agora é planejar a próxima!

9 comentários em “Caminhada na Serra do Japi”

1. Olá Elisabet.
      Obrigado pela visita em nosso blog.

Sobre a caminhada na Serra do Japi, nós não comercializamos passeios, apenas relatamos os passeios que fazemos.
      Mas tem uma agência de ecoturismo que oferece este roteiro com frequência. Chama Rodapé Turismo & Aventura.
      O site é http://www.rodapeturismo.com.br.

Abraços

Turismo Independente

1. Oi Noel.
      Obrigado pela visita ao blog.
      Não sei se entendi direito sua pergunta, mas, até a fazenda Japiapé você consegue chegar com qualquer veículo, inclusive 4×4.
      Já fazer a trilha em 4×4, eu penso que nem permitido é.