Carnaval 2018 – Brotas

Cidade do turismo de aventura e ecoturismo.

Quem gosta de aproveitar cada folga no calendário para viajar já sabe que nos feriados o “bicho pega”.

Mesmo fazendo reservas antecipadas, tudo fica mais caro. E os horários dos voos então? São os piores possíveis, para que você perca pelo menos um dia do seu feriado em trânsito, ou se vire no seu trabalho para conseguir um dia a mais de folga.

Afim de fugir dessas complicações (e também dar uma economizada), escolhemos passar o carnaval em um destino mais próximo de casa: Brotas/SP.

Essa foi nossa terceira visita à Brotas. A primeira vez foi no feriado de 12 de outubro de 2009, e a segunda vez foi um bate-volta em 2016 (ih, acho que esse relato não veio para o blog).

O que não falta em Brotas são atividades ao ar livre, e são diversas as empresas que oferecem os passeios, principalmente o rafting, carro-chefe do turismo local.

Elaboramos nosso roteiro em Brotas assim:

• Sábado: Parque Viva Brotas, para fazer Canionismo (ou rapel na cachoeira);
  • Domingo: Cavalgada no Recanto das Cachoeiras;
  • Segunda-Feira: Tirolesa Mega Tour com a Território Selvagem;
  • Terça-Feira: Rafting com a Alaya.

Partindo para Brotas

Pegamos a estrada por volta das 18h da sexta-feira, logo depois que a Dona Patroa encerrou o expediente no trabalho. Encaramos um pouco de trânsito na saída de Campinas, mas depois a viagem foi bem tranquila.

Chegando à cidade, paramos para jantar antes de nos dirigirmos para a pousada. Estávamos famintos, então nem rodamos muito para escolher. Paramos no primeiro que encontramos, e foi uma escolha certeira.

O restaurante Fatto di Bufala trabalha com a culinária napolitana, e seus pratos contém queijos e derivados de leite de búfala.

Pedimos dois risotos, um deles com tomate seco, rúcula e parmesão, e o outro com azeitonas pretas. Por terem um sabor mais acentuado, as azeitonas não vêm misturadas ao risoto, e sim em um pratinho no centro, para que você adicione de acordo com o seu paladar.

Risoto de azeitonas pretas - restaurante Fatto di Bufala, em Brotas.
Risoto de azeitonas pretas – restaurante Fatto di Bufala, em Brotas.
Risoto com tomate seco, rúcula e parmesão - restaurante Fatto di Bufala, em Brotas.
Risoto com tomate seco, rúcula e parmesão – restaurante Fatto di Bufala, em Brotas.

Para a sobremesa, um mousse de chocolate com Buffalato (sorvete de leite de búfala).

Mousse de chocolate com Buffalato - restaurante Fatto di Bufala, em Brotas.
Mousse de chocolate com Buffalato – restaurante Fatto di Bufala, em Brotas.

No momento de pagar, conhecemos o dono do local, o Luiz. Ele nos contou um pouco da fazenda onde as búfalas são criadas, ali em Brotas mesmo, e nos presenteou com duas “bolinhas” de muçarela de búfala.

Partindo para a pousada

A hospedagem reservada foi a Pousada Boa Vista, distante uns 5km do centro de Brotas. Além de longe da bagunça do Carnaval, estava com preços dentro da realidade.

Chegar lá deu uma canseira, pois o GPS (sim, ainda usamos GPS rsrs) nos direcionou para um lugar esquisito, com rua de terra e poucas construções. Conectamos o Google Maps, jogamos o endereço e… apontava para o mesmo lugar.

Ainda bem que no Maps aparecem os nomes dos estabelecimentos, e vimos que a pousada estava pertinho, porém do outro lado da rodovia, ao lado do posto de combustíveis. Aí ficou fácil.

Fomos recebidos pelo Nico, que nos explicou o funcionamento da pousada e depois nos levou até nosso quarto.

Pousada Boa Vista - Brotas/SP.
Pousada Boa Vista – Brotas/SP.

Não há frigobar no quarto, mas podemos usar uma das geladeiras da cozinha. Deixamos nossas muçarelas de búfala lá.

A pousada é simples, mas aconchegante. O quarto tinha ar-condicionado e também ventilador de teto. No banheiro, exceto pela torneira que estava meio solta, tudo ok.

Na próxima postagem, relatos de nosso primeiro dia de atividades em Brotas.
Procurando hospedagem em Brotas? Informe abaixo as datas desejadas e faça sua busca.