Atibaia – Trilha Caminho do Vuna

Feriado da Revolução de 32 (SP) – Sábado, 10/07/21

Por conta do clima de montanha e a altitude da pousada, durante a noite de sexta para sábado fez bastante frio.

Além de colocarmos as cobertas na cama, ligamos o aquecedor elétrico no máximo. Optamos por não ligar o aquecedor a lenha, temendo ficar cheiro de fumaça dentro do quarto.

Por volta das 7h já estávamos de pé, e aproveitamos enquanto aguardávamos o horário do café da manhã para fazermos mais algumas fotos.

Sede da Pousada Águas do Vale
Horta – Pousada Águas do Vale
Restaurante - Pousada Águas do Vale
Restaurante – Pousada Águas do Vale
Este sino é tocado para avisar que o restaurante está aberto

O buffet do café continha uma variedade de pães salgados e doces, além de frutas, frios, iogurte e cereais etc.

Restaurante - Pousada Águas do Vale
Restaurante – Pousada Águas do Vale

O leite estava bem quente, mas o café nem tanto.

Buffet do café da manhã - Pousada Águas do Vale
Buffet do café da manhã – Pousada Águas do Vale

Após o café da manhã perguntamos na recepção sobre as trilhas ecológicas da pousada, e a moça nos mostrou um mapinha com as trilhas, que são diferenciadas por cores, e informou que às 10h horas haveria uma saída com um guia.

Legenda das Trilhas na Pousada Água do Vale

Como a trilha era bem sinalizada, escolhemos qual fazer e seguimos por conta própria.

Trilha Verde – Caminho do Vuna

Iniciamos nossa caminhada na Trilha Verde, que leva até o Chalé do Vuna, às 9:13h.

Trilha Caminho do Vuna, em Atibaia

O caminho é tranquilo, com um pouco de subida logo no início e depois um bom trecho em terreno plano.

Trilha Caminho do Vuna, em Atibaia - nas bifucações, há sinalização das trilhas
Trilha Caminho do Vuna, em Atibaia – nas bifucações, há sinalização das trilhas

Do meio para o final tem uma descida bem íngreme e bem extensa (que teremos que subir na volta). Logo depois fica plano de novo, até o Chalé do Vuna, onde chegamos por volta de 10:20h.

Chalé do Vuna
Lago ao lado do Chalé do Vuna

O chalé é uma construção abandonada, com o nome Rizzo escrito em sua fachada. Acreditamos ser o sobrenome dos primeiros proprietários do local, que se instalaram ali e iniciaram algumas plantações e criação de gado, até que a reserva foi criada e eles tiveram que parar com suas atividades, migrando para o turismo sustentável.

Por dentro do Chalé do Vuna

Após algumas fotos ali e do lago que tem em frente, fomos até uma cachoeira que tem bem pertinho (Trilha Azul – Cachoeira do Vuna), e depois pegamos o caminho de volta.

Cachoeira do Vuna

Trilha Laranja – Laje do Vuna

Olhando no mapa, vimos que a Trilha Laranja (trilha até a Laje do Vuna) começava ali perto, então decidimos percorre-la antes de voltarmos para a pousada.

Ela é praticamente inclinada todo o trajeto. Iniciamos a trilha às 10:40h, chegando à Laje do Vuna às 11:05h.

Laje do Vuna

O local é uma grande rocha de onde podemos ver, lá embaixo, o Chalé do Vuna e grande parte da Reserva Ecológica.

Após uma sessão de fotos, agora sim pegamos o caminho de volta para a pousada, que foi bem sofrido, pois meu joelho esquerdo resolveu doer de tal forma que eu mal conseguia andar nos trechos de subida e descida.

Eu já estava ficando para trás na caminhada

Alcançamos a pousada após 1:30h de caminhada.

Após tomarmos banho e almoçarmos, ficamos na área de lazer da pousada vendo as crianças brincarem, até o horário do café da tarde.

Mas, mesmo com o joelho dolorido, ainda andamos um pouco pela propriedade.

Pousada Águas do Vale

Por volta das 17h saímos em um comboio motorizado até um local para ver o pôr do sol, onde ficamos até às 18:10h.

Seguindo para ver o pôr so Sol
Pôr do Sol em Atibaia

Mais à noitinha, ao invés de jantar, elaboraram uma festa julina, com churrasco de espetinhos, caldo verde e caldo de feijão, milho cozido, canjica, doces, vinho quente, quentão, pinhão.

Também teve jogo de bingo.

Domingo, 11/07.

A ideia para o período da manhã do domingo era percorrer a Trilha Amarela (onde tem dois mirantes), mas meu joelho ainda estava bem dolorido.

Então optamos por ficar ali pela pousada mesmo, até as 11h, horário no qual agendamos nosso período na piscina aquecida.

Logo após o almoço, fizemos uma caminhada bem leve margeando o lago que tem no condomínio ao lado da Pousada. Trilha plana e sombreada.

Lago do condomínio

Logo após o café da tarde, colocamos a bagagem no carro e seguimos para casa, encerrando o passeio do feriado.

Procurando hospedagem em Atibaia/SP? Informe as datas desejadas e faça sua pesquisa.