Final de semana em São Francisco Xavier/SP

09 a 11/12/2011

Mais uma viagem onde a hospedagem foi adquirida por um site de compra coletiva.

São Francisco Xavier é próxima de São José dos Campos/SP, logo depois de Monteiro Lobato.

Saímos de casa por volta das 19h horas. O caminho indicado pelo Google Maps nos levava pela Rodovia dos Bandeirantes até São Paulo, depois a Via Dutra e chegando em São José dos Campos pegaríamos para São Francisco Xavier. Mas ninguém merece encarar a Marginal Tietê numa sexta-feira à noite. A opção seria seguir pela Rod. Dom Pedro I até a Dutra.

Um caminho mais curto seria através da Rod. Dom Pedro I, Fernão Dias e entrar sentido Joanópolis/SP. Olhei no mapa e vi que a estradinha era de mão dupla da Fernão Dias até São Francisco Xavier. Quando jogamos as coordenadas no GPS, ele nos uma rota similar, chegando em Joanópolis através de Piracaia/SP. Um caminho 65km mais curto do que seguir pela Dutra. Decidimos por esse caminho então.

Paramos para jantar no Posto Morro Azul, na Rod. Dom Pedro I, em Itatiba/SP. Self service à vontade por R$ 13,50. Foi nossa única parada.

Dica: se você não tem um veículo 4×4 não faça esse caminho por Joanópolis/SP. Tivemos que encarar quase 40km ou mais de estrada de terra. Alguns pontos com bastante barro, por conta da chuva do dia anterior.

Se soubesse disso teria seguido pela Via Dutra mesmo. Dona patroa estava tensa, com tanta curva, barro, buraco. Ainda bem que não estava chovendo, pois estrada de terra, chuva e noite não combinam. Em alguns trechos temi ficar atolado. Imaginem só…. atolado no barro, no meio do nada, às 23h.

Por fim, após passar por dentro de Piracaia e Joanópolis, e de amassar muito barro, chegamos em São Francisco Xavier. A pousada Pouso do Rochedo fica na Estrada de Santa Barbara, há 8km da cidade. Estradinha de chão batido, no alto da serra. Chegamos por volta das 23h30min conforme o planejado. Nosso chalé era o número 8. Muito bem ajeitadinho. Pequeno, apenas sala, quarto e banheiro, com uma varandinha. Na sala tem até uma lareira. As toalhas tinham um cheirinho um pouco forte de umidade.

10/12/11

O café da manhã é servido das 8h30m até 11h. Saímos para tomar café por volta de 9h. As opções são variadas: pães, bolos, frutas, cereais, iogurte, além de leite, café e chás. Depois fomos das uma volta na propriedade, tirar algumas fotos das piscinas naturais, dos lagos, da vegetação local.

Piscina de água natural no meio do lago
Piscina para as crianças
Piscina de água natural
Rocha que dá o nome à pousada

Quando voltamos ao chalé para a higiene bucal, começou uma garoa fina. Já havia chovido a noite inteira. Enrolamos um pouco assistindo TV e logo que a garoinha passou saímos para dar uma volta. Parecia que não choveria tão logo, então fomos fazer a trilha das cachoeiras. A pousada possui uma área de 31 hectares, repleta de cachoeiras e trilhas que levam até alguns mirantes, mas por conta das chuvas as trilhas poderiam estar escorregadias, não sendo aconselhável percorrê-las.

Fizemos a trilha das cachoeiras em pouco mais de 1h30min, parando para fotos. O local é muito bonito. As trilhas são bem cuidadas e de fácil acesso. Placas sinalizam as cachoeiras.

Biblioteca próxima ao início da trilha das cachoeiras
Tanque para pesca
Cachoeira da Mata
Cachoeira no Rio Santa Bárbara
Pedra Suspensa

A pousada oferece almoço entre 13h30min e 15h, e deve ser reservado até o meio dia. Nós havíamos feito a reserva de dois pratos para 13h30min: bife a parmegiana e truta com shitake. Logo que voltamos da caminhada já fomos almoçar. Estava tudo muito bom.

Parmegiana
Truta com shitake
Arroz, feijão e...
Arroz, feijão e…
... fritas
… fritas

Depois do almoço tiramos mais algumas fotos do local, principalmente de uns esquilinhos que tem nas árvores.

Esquilo comendo frutas deixadas pelo Sr. Antonio, proprietário da pousada
Cachorro do vizinho doidinho pra pegar o esquilo

Voltamos ao chalé para tomar um banho e depois descemos até o centro de São Francisco Xavier. Paramos no Posto de Informações Turísticas e pegamos diversas dicas. A cidade é repleta de ateliês, mas todos eles ficam em estrada de terra. Não estávamos a fim de encarar mais estrada de terra, ainda mais depois de ter chovido a noite toda. Fica para uma  próxima vez. Andamos um pouco pelo centrinho, tomamos um sorvete e seguimos até Monteiro Lobato, pra ver se tinha algo interessante por lá.

Igreja em São Francisco Xavier
Interior de Igreja em São Francisco Xavier
Rua de São Francisco Xavier

Obs: em São Francisco Xavier, no centro, só pega celulares da VIVO e TIM. Na pousada, nem isso.

Chegamos em Monteiro Lobato e acessamos via 3G algumas informações da cidade, mas como já passava das 17h30min, consideramos não visitar nenhum local e voltamos para a pousada. Nisso começou a chuva de novo.

Já no chalé, dormimos até umas 20h e depois ficamos vendo TV e comendo algumas bugigangas. Aproveitamos para acender a lareira. Estava bem friozinho de noite.

Lareira na sala do chalé

11/12/2011

O dia amanheceu ensolarado. Mas estávamos com uma preguiça danada de levantar (observação de dona patroa). Tomamos o café da manhã e logo em seguida fomos para a trilha dos mirantes.

A trilha estava com um pouco de limbo, ainda úmida por conta da chuva da noite anterior, mas era só andar com cuidado redobrado. Em alguns trechos a trilha é bem seca.

Trilha para os mirantes

Num determinado ponto, há uma bifurcação onde se pode optar por duas trilhas: Montanha e Pinhais. Seguimos pela trilha da Montanha. O primeiro mirante é o Pouso do Rochedo.

Mirante Pouso do Rochedo

Mais a frente outra bifurcação, indicando o Mirante de Cruzeiro e a Trilha dos Pinhais. Seguimos, claro, sentido Mirante do Cruzeiro.

Após um pouco mais de caminhada, temos o Mirante Pedra da Divisa.

Mirante Pedra da Divisa

Chegamos no ponto mais alto, o Mirante do Cruzeiro, após 1h10min de caminhada, aproximadamente. O tempo estava um pouco encoberto, mas foi possível ver, ao longe, a cidade de São José dos Campos/SP.

Mirante do Cruzeiro

Vista do Mirante do Cruzeiro

Na hora de descer, fizemos a trilha dos Pinhais, e após 1h20min aproximadamente já estávamos fotografando a cachoeira ao lado do campo de futebol, pertinho da recepção da pousada.

Na Trilha dos Pinhais tem o Mirante da Gruta. Na foto, a gruta abaixo do mirante

Cachoeira do Campo... fomos fotografa-la mais de pertinho
Cachoeira do Campo… fomos fotografa-la mais de pertinho

Dona Patroa aproveitou para molhar o cabeção

Tiramos mais algumas fotos da piscina de água natural, agora com o tempo ensolarado, tomamos banho e fomos almoçar. Dessa vez optamos por frango a milanesa.

Lago onde tem a piscina de água natural

Olha o esquilo aí de novo

E olha quem estava de olho no esquilo de novo

Almoço: frango

Depois do almoço arrumamos nossas coisas e pegamos a estrada, dessa vez voltando pela Via Dutra. Na rotatória de entrada da cidade, fotografamos uma imagem de São Francisco Xavier e o Portal da Cidade.

Portal da cidade

São Francisco Xavier

A volta, claro, foi bem mais tranquila, toda em vias asfaltadas. Um pouco mais salgada, devido aos pedágios. Mas vale a pena.