Monte Verde/MG no verão

16 a 18/12/11

Essa viagem também foi adquirida através de grupo de compras. Compramos o cupom em março, com a idéia de agendar o passeio para junho ou julho, no inverno. Mas quando ligamos para reservar, só havia finais de semana disponíveis em dezembro. Caramba!

É a primeira vez que estamos revisitando um lugar. Estivemos em Monte Verde pela primeira vez em 1998, no feriado paulista de 9 de julho, no inverno. Então agora conheceremos Monte Verde na primavera.

Saímos de casa por volta das 20h30min da sexta-feira, seguindo pela Rod. Dom Pedro I. Em Itatiba, assim como na semana passada na viagem para SFX, paramos para jantar no posto e restaurante Morro Azul. Depois pegamos a Rod. Fernão Dias até Camanducaia/MG e depois a estradinha, agora 100% asfaltada, até Monte Verde.

Ficamos no hotel Green Village, na Av. Sol Nascente, pertinho do centro. Chegamos para o check in por volta de 23h40min. Nosso quarto ficava no segundo andar. Bem ajeitadinho.

Quarto no Green Village

Banheiro

Bonitinho o detalhe da guarnição das portas

17/12/11

O café da manhã é servido das 8h até 11h se não me falha a memória. Descemos para o café perto das 9h. As opções eram pães, bolos, tortas, frutas, iogurte, suco e bebidas quentes.

Logo após a higiene bucal, descemos para tirar algumas fotos de um bosque existente atrás do hotel, dentro da própria propriedade, e também da área da piscina.

Salão onde é servido o café da manhã

Bosque nos fundos do hotel

Varanda

Cata-vento

Bonita essa flor no bosque

Todo dengoso esse gato, não?

Fachada do hotel

Piscina do hotel

Vegetação

Árvore de natal feita com garrafas pet

Não parece, mas essa cadelinha era bastante "espoleta"
Não parece, mas essa cadelinha era bastante “espoleta”

Nisso o rapaz da recepção nos perguntou se queríamos fazer algum passeio diferente na cidade. Nós já estávamos com a ideia de fazer o passeio de quadriciclo e comentamos com ele. Ele ligou para uma das agências da cidade e em coisa de 15min vieram nos buscar no hotel para o passeio.

O passeio foi feito numa trilha de uma fazenda “abandonada”. O rapaz disse que a fazenda tem dono, mas o cara não cuida. Primeiramente foi feito um pequeno treino após as instruções sobre acelerar, frear etc. E depois fomos para a trilha propriamente dita.

Treinando com o quadriciclo

O comecinho da trilha é bem íngreme e com o solo bem tortuoso. Dona patroa, na garupa, já queria descer e voltar. Mas não paramos não. No fim ela curtiu bastante. O quadriciclo pega bastante velocidade, mas o terreno não permite correr muito, ainda mais com alguém na garupa. Ficamos quase uma hora rodando pela trilha, parando algumas vezes para fotografias. Ao término, o rapaz da agência (Companhia 4×4) nos deixou no hotel. O custo foi de R$ 120,00, preço por quadriciclo.

Já devidamente equipado, posando para foto

O rapaz do hotel havia nos indicado uma variedade de opções gastronômicas, e optamos pelo almoço no “Resturante O Caipira”, na própria rua do hotel. Entendemos que apresentando um cupom dado pelo hotel teríamos uma porção de batata, mandioca ou algo assim, grátis. Mas isso era somente de noite. No almoço a promoção era o prato de picanha por R$ 31,00. Topamos. É engraçada a forma escrita no cardápio, em “mineirês”.

Restaurante O Caipira

Restaurante O Caipira - varanda
Restaurante O Caipira – varanda

Cardápio em "mineirês"
Cardápio em “mineirês”

Refrigerante servido no copo de alumínio.... típico!
Refrigerante servido no copo de alumínio…. típico!

Arroz, couve e farofa

Picanha com queijo derretido e fritas

Sobremesa, doce de leite com queijo

Depois do almoço e com um calor danado de quente, optamos por voltar ao hotel para descansar um pouco. Acabamos até cochilando. No finalzinho da tarde saímos para bater perna pelas lojinhas do centro, formado por uma única rua. Entramos em quase todas elas. A maioria dos produtos se repete nas lojas, principalmente nas lojas de roupas.

Centro de Monte Verde, ainda sem calçamento nas ruas

Complexo de lojinhas

Companhia 4x4, onde contratamos o passeio de quadriciclo
Companhia 4×4, onde contratamos o passeio de quadriciclo

Muitos enfeites natalinos à venda

Alguém aqui não gosta da Rede Globo

Mais alguns enfeites natalinos

Decoração natalina

Fachada de um restaurante em Monte Verde

Loja de sabonetes

Portal de Monte Verde

Depois de muito andar, voltamos ao hotel para tomar banho e logo depois saímos para jantar. Andamos à procura de um lugarzinho legal, e vimos que assim como as lojas de roupas, os restaurantes também se repetem. Todos tem truta, todos tem rodizio de fondue, e por ai vai. Um rodízio de fondue até que cairia bem, o ruim é o cheiro de fumaça que fica na roupa, no cabelo, por conta carne assada. Decidimos então por outra iguaria, preferencialmente num restaurante onde os demais clientes não estivessem comendo fondue. Difícil né.

Encontramos um restaurante legal, com uma área mais aberta, onde a fumaça do fondue não ficaria fazendo companhia para nós. Chama-se Restaurante Marcius. Quem nos convenceu a entrar foi o rapazinho que fica anunciando o restaurante e convidando todos para o jantar. Bem articulado o garoto. Por fim, pedimos uma truta ao molho de gorgonzola. Para acompanhar, um vinho branco.

Truta

Vinho branco para acompanhar

Obs: o restaurante só aceita cartões de débito.

Voltamos para o hotel por volta de 23h, já pensando na programação do dia anterior. Por conta de uma viagem a trabalho que eu deveria fazer no domingo à tardinha, não poderíamos sair muito tarde de Monte Verde no domingo. Então, talvez uma caminhada leve pela manhã antes de partir seria interessante.

Árvore de Natal feita com garrafas pet

18/12/11

Descemos para tomar o café da manhã perto de 8h15min. O cardápio era o mesmo do dia anterior, alterando o sabor de uma torta ou bolo. Checamos com a pessoa do hotel que a caminhada mais rápida levaria 40min de ida e mais 40min de volta. Vamos colocar que ao todo levaria 1h30min aproximadamente. Depois até tomar banho, arrumar as coisas, dona patroa queria comprar algumas coisinhas na cidade ainda, como queijos, lembrancinhas etc.

Decidimos não fazer nada na parte da manhã, pois seria tudo muito corrido, então ficamos assistindo ao jogo do Santos, ou melhor, ao treino do Barcelona (não levem a mal, santistas…).

Assim que acabou o jogo, já estávamos com a bagagem pronta e fizemos o check out. Fomos para o centrinho comprar algumas coisinhas e perto do meio-dia já estávamos deixando a cidade.

O almoço foi no Frango Assado da Rod. Fernão Dias, quase chegando na Rod. Dom Pedro I.

Chegando em casa, foi o tempo de descansar um pouco e arrumar novamente a mala para fazer a viagem de trabalho.

Esta foi nossa última viagem de 2011. Esperamos que no próximo ano possamos ter muitas viagens para compartilhar aqui no blog com vocês. E que vocês também possam ter muitas viagens legais.

Até o ano que vem!

Feliz 2012, com bastante saúde, amor, felicidade, respeito e paz!