Diamantina: Travessia Águas Claras

Primeiro passeio na Chapada Diamantina (11/6/18)

Acordamos cedo e por volta das 7:30h fomos tomar o café da manhã. Durante a noite havia chovido, e pela manhã estava uma garoa fina, que não durou muito tempo.

O hostel serve pão, manteiga e geleia, frutas, bolos, frios, biscoitos, leite, café e suco, e feito na hora, para quem quiser, ovos mexidos.

Hi Hostel - Ambiente do café da manhã
Hi Hostel – Ambiente do café da manhã

Às 8:30h, horário definido pela agência, já estávamos à postos aguardando o início do passeio. No voucher que recebemos por e-mail dizia que o passeio do dia seria a Cachoeira da Fumaça, no Vale do Capão, mas ficamos em Lençóis mesmo, fazendo o roteiro Águas Claras. Talvez a alteração se deu por condições climáticas, não sabemos.

Partimos em uma van com mais 3 turistas e o guia Cleiton, e descemos da mesma em algum lugar da BR-242, depois da ponte sobre o Rio São José, pontualmente às 9h. Pela placa existente antes desta ponte, já estávamos na cidade vizinha: Palmeiras.

Atravessamos a rodovia e cinco minutos após o desembarque já começamos nossa travessia. A trilha Águas Claras começa ali perto do Morro do Pai Inácio e termina no Capão, onde a van estaria nos aguardando.

Começando a travessia Águas Claras.

O tempo estava meio fechado, friozinho. Lembro que dona patroa comentou algo sobre a ausência de sol e o Cleiton disse para agradecermos, pois, a trilha com o sol a pino seria bem mais difícil.

No total, caminharíamos 18km. É o passeio mais longo do nosso pacote.

No início da trilha tem uma descida, depois uma subida, passamos por uma ponte meio rústica, e depois seguimos por campo aberto, com vegetação rasteira.

Travessia Águas Claras, no Parque Nacional da Chapada Diamantina.

O Cleiton disse que aquela não é a vegetação comum da Chapada. Costuma ter plantas mais altas, mas os incêndios recentes na região acabaram por devastar a mata, não havendo tempo ainda de recuperação.

Chapada Diamantina. Clique para ampliar

Além de guia, ele é brigadista. Disse que quase todos os guias ajudam no combate aos incêndios na Chapada.

Durante a caminhada, vimos pouco ou quase nenhum pássaro por ali. Perguntamos o motivo e o Cleiton disse que é porque eles caçaram todos e comeram. Espero que tenha sido brincadeira… rs.

O Sol havia surgido, mas não ficou um calor insuportável. Estava gostoso.

A todo momento caminhamos tendo os morros da Chapada ao nosso lado. O Cleiton citou o nome de todos eles, mas não saberemos identificar nas fotos qual é qual. Talvez apenas o mais famoso, o Morro do Pai Inácio. Os demais são Três Irmãos, Serra dos Cristais, Morrão, Serra da Conceição, Serra da Bacia, Serra do Lapão, Morro do Mucugezinho.

Nossa primeira (e única) parada foi num poço que dá nome ao passeio, e aproveitamos o tempo para se banhar e degustar o kit lanche, composto de 2 sanduíches, 1 barra de cereal, 1 bombom, 500 ml de suco de fruta e 2 frutas. Água é por nossa conta. Não esqueça!

Chegando no poço Águas Claras.

O poço tem uma pequena cachoeira, e na pedra antes da queda d’água, tem um furo que dá para entrar e sair atrás da cachoeira.

Entrando por esse furo, sai atrás da cachoeira.

Ficamos ali das 12:10h até as 13:35h. Vai batendo preguiça de continuar a caminhada, mas não havia outra opção né.

Na segunda parte da travessia o tempo foi fechando de novo, mas ainda estava calor.

Segunda parte da travessia Águas Claras, na Chapada Diamantina.

Já no finalzinho da trilha, chegamos em um local de vegetação bem alta. Ali não dava para ver os morros ao redor.

No final, a vegetação um pouco mais alta.
Mais um guia para nos acompanhar?
Última olhadinha para os morros da travessia Águas Claras.

Chegamos num local onde haviam algumas casas, e visualizamos a van nos aguardando. O Cleiton disse que o ponto de encontro normalmente seria mais adiante. Mas como a estradinha estava boa, a van conseguiu chegar mais perto e nos economizou uns 30 minutos de caminhada (anda bem rsrsr).

Entramos na van 15:45h, totalizando seis hora e quarenta minutos de caminhada, descontando a pausa para o lanche.

Chegamos de volta à agência as 17:50h. Poderia ter sido mais rápido, mas a BR-242 estava em obras, então ficamos um bom tempo parado na estrada.

Trânsito parado na BR durante a volta para Lençóis.

Depois de um bom banho e um merecido descanso, saímos para jantar, e fomos em uma das indicações do pessoal da agência, o restaurante Rição, que fica bem ao lado da agência.

Pedimos um baião de dois, que foi servido bem rápido. Demorou apenas 15 minutos. Estava delicioso.

Baião de dois, no restaurante Rição.

Após o jantar, como quase não andamos durante o dia…. rsrs…. fomos dar uma voltinha pela cidade, para fazer digestão, antes do retorno ao hostel.

Decoração para as festas juninas.
Beco da Faisca. Qual a história por trás deste nome?
Igreja do Rosário, em Lençóis.
Rua das Pedras, em Lençóis.

Procurando hospedagem em Lençóis/BA? Informe abaixo as datas desejadas e faça sua busca.