O famoso Duomo de Florença e a Piazza Michelangelo

06/12/2007.

Hoje acordamos um pouco mais tarde e fomos até a cafeteria na estação de trem para tomar o café da manhã.
De lá, partimos para nossa primeira visitação em Florença: a Piazza de San Marco. Visitamos a Basílica, o Museu e o convento, todos com obras de Fra Angelico.

Ingresso do Museu
Convento de San Marco

Depois seguimos para a Piazza Ss. Annunziata e igreja de mesmo nome. Estava tendo missa. Tiramos algumas fotos e fomos para a Piazza del Duomo, onde está a Cattedrale di S. Maria del Fiore.

Igreja Ss. Annunziata
Duomo da Cattedrale di S. Maria di Fiori, vista da Piazza Ss. Annunziata

Fantástica!
A igreja é enorme. A fachada surpreende mais do que seu interior.

Lateral da catedral
Fachada da catedral

Em frente da igreja há o Battistero di San Giovanni, com suas famosas portas: Porta di Andrea Pisano, com cenas da vida de São João Batista; Porta di Lorenzo Ghiberti, com cenas do Novo Testamento e Porta del Paradiso, de Lorenzo Ghiberti, com cenas do Antigo Testamento.

Porta di Andrea Pisano ou Porta di Lozenzo Ghiberti (confesso que não lembro)
Detalhe da Porta
Porta del Paradiso

Não entramos no Batistério, apenas na igreja. Tiramos algumas fotos e seguimos para o nosso “calvário”. Não imaginávamos o que nos aguardava. Pela imensidão do Duomo, eu quis subir até o topo, e arrastei a dona patroa comigo.

Interior da catedral
Pintura no Duomo

O ingresso custou 6 Euros cada, para subir 463 degraus, por escadinhas estreitas, frias e escuras. Lembram que meu joelho já não ajudava desde Roma? Pois é, ele reclamou um pouco, mas a dona patroa reclamou mais.

Ingresso para o Duomo
Escadaria

Engraçado que não pagamos 7 Euros cada pra subir, DE ELEVADOR PANORÂMICO, para ver Roma pelo alto, mas pagamos para subir de escadas.

No meio do caminho, uma plataforma para admirar a igreja e as pinturas da cúpula.

Salão da igreja visto pela plataforma
Pintura no Duomo
Vitral

Numa segunda plataforma, as pessoas parecem formigas lá em baixo, na igreja.

Vista da segunda plataforma

Um pouco mais de escadas

E finalmente o topo. Valeu a pena. A vista é linda!

Firenze
Florença

A igreja no centro da foto é a Basilica di San Lorenzo, e a sua direita o Mercado Central.

Após algumas fotos e o descanso para recuperar o fôlego, fizemos o caminho inverso, descendo até a praça. Fomos conhecer o mercado central e aproveitamos para comprar algumas frutas. Na banca onde compramos as maçãs, uma moça passou e “beliscou” uma uva do cacho.

A senhorinha dona da banca, italianíssima, chiou muito, dando uma bela bronca na moça, e depois se virou para a gente e manifestou toda sua indignação com o fato, como se entendêssemos tudo daquela fala apressada e toda cheia de gestos. No final, entendemos que ela reclamara que se cada um passar e beliscar uma uva, ela fica sem frutas para vender. Se ela visse como são as coisas no Brasil…..

Concordamos com a senhorinha e fomos até a banca de frutas secas. Caras!! 1 Euro para cada 100gr. Mas são deliciosas. Pegamos umas rodelas de “ananas” (abacaxi).

Saindo do mercado fomos até uma tratoria próxima do hotel, onde almoçamos. Pedimos uma massa (Tagliatelle) e uma carne (bife) com batatas fritas. Hummm, que saudade e comer carne.

Trattoria onde almoçamos

Com a energia recuperada, fomos “bater perna” novamente. Vimos a igreja Santa Maria Novella por fora (aqui todas as igrejas são pagas, estamos seletivos), que fica em frente a estação de trem, a Igreja de San Lorenzo (por fora), e finalmente a Ponte Vecchio, a única ponte antiga remanescente da cidade.

Igreja di San Lorenzo - a fachada não foi concluída por Michelangelo
Igreja di San Lorenzo – a fachada não foi concluída por Michelangelo

É engraçado. Quem anda pela ponte encontra inúmeras lojas de jóias, caríssimas, mas quem vê a ponte por fora, só enxerga as janelas das tais lojas, o que parece uma favela….. chick.

Ponte Vecchio

De lá seguimos até a Piazza Michelangelo, através de ruazinhas estreitas, desertas, frias e esquisitas, com vários prédios em reforma. Caramba, mais escadas pela frente, afinal a praça fica no topo de uma colina.

Finalmente chegamos, e a vista é linda. De lá podemos observar o tamanho da catedral de Florença em relação às demais igrejas. Fotografamos uma réplica da estátua de Davi, de Michelangelo, e uma imensa muralha que vai até o Forte de Belvedere.

Catedral
Muralha
Réplica da estátua de Davi
Ponte Vecchio

Descansamos um pouco, saboreando nossas frutas secas. Aproveitamos a proximidade com a praça e visitamos a igreja S. Miniato ao Monte. Há também um cemitério, onde está enterrado Carlo Lorenzini, ou Carlo Colodi, criador do personagem Pinocchio.

igreja S.Miniato ao Monte
Pôr do sol na Piazza Michelangelo

De lá fomos para a igreja e museu Santa Croce. Há uma feira na praça em frente, que visitaremos depois. Dentro da igreja, entre outras obras, vimos os túmulos de Michelangelo, Dante Alighieri, Maquiavel e Galileu Galilei.

Ingresso - Santa Croce
Ingresso – Santa Croce
igreja Santa Croce
Igreja Santa Croce
Feira na praça em frente a igreja
interior da igreja Santa Croce
Interior da Igreja Santa Croce
túmulo de Galileu
Túmulo de Galileu
Michelangelo

Dante
Maquiavel

Visitamos também o Museu della Opera.

Museu della Opera

interior da Igreja Santa Croce

Ao sair, já estava escuro, e paramos na feirinha, que parecia ser uma feira alemã ou austríaca, repleta de comida. Compramos uma rosca de chocolate enorme, e sentamos em um banco da praça para olhar o movimento.

Essa é a vantagem de fazer um passeio desse por conta própria. Em uma excursão, nunca teríamos tempo de sentar e observar o movimento da população local.

Paramos no Cafe Mario para tomarmos um cappuccino, e depois seguimos para o hotel, passando antes pela Piazza dela Signoria, onde fica o Palazzo Vecchio e a Galeria Ufizzi. Por estar escuro, as fotos não ficaram tão boas, mas voltaremos aqui durante o dia.

Passamos no mercado para comprar água, iogurte e outras coisas e fomos para o hotel. Os planos para amanhã são os monumentos da cidade de Pisa.