O tão aguardado embarque para a Europa.

Quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Após meses de planejamento e expectativa, chegou o dia da viagem. Nós trabalhamos até a véspera, e o primeiro dia de férias já era o dia da viagem.

Inicialmente pensamos em pegar o ônibus das 12:30h em Campinas com destino à Cumbica, mas tivemos que deixar para às 14:30h pois havia muita coisa pra arrumar, muita correria mesmo.

O ônibus saiu cheio. Chegando em São Paulo, na marginal Tietê, adivinhem…… trânsito!

Não sei se existe alguma regulamentação que impeça os ônibus de transitarem pela via expressa da Marginal, pois nosso ônibus percorreu toda a extensão pela pista local, que simplesmente não andava!

E o tempo passando…. eu já estava ficando preocupado.

Mas chegamos no aeroporto com tempo de sobra. Despachamos a bagagem, declaramos a saída da máquina digital na Receita Federal, passeamos um pouco pelo aeroporto.

No Free-shop, compramos dois porta-passaportes para carregar os documentos e o dinheiro e fomos para a sala de embarque, onde aguardamos um pouco mais.

O avião da TAP é bem diferente daqueles que eu conhecia, na questão tamanho. São três fileiras de assentos, com dois assentos nas laterais e quatro assentos na parte central, com os corredores ao redor.

A tripulação, como não poderia deixar de ser, era toda “pois-pois” – portugueses legítimos!

O voo saiu no horário. Estava vazio. Foi bom pois foi possível usar a fileira com quatro poltronas para deitar e dormir durante a viagem, afinal foram 9 horas de voo até nossa escala na cidade do Porto.

Eu mesmo não dormi, apenas cochilei. Aproveitei para assistir “Duro de Matar 4.0” e “Os Simpsons”. Com legenda em Português-Portugal,… de matar.

No jantar tínhamos como opção frango xadrez ou massa. Optamos por frango.

Pouco antes de aterrissar em Portugal, foi servido o café da manhã.

Uma de nossas primeiras visões de solo estrangeiro: a cidade do Porto.

Sobrevoando a cidade do Porto, em Portugal

Desembarcamos na cidade do Porto às 8:20h aproximadamente. Nossa conexão para a Itália era às 9:35h. Como não conhecíamos o aeroporto, seguimos as placas até chegar no controle de passaportes (imigração). Existiam filas para cidadãos europeus e para pessoas de fora da comunidade européia.

O rapaz olhou nossos passaportes, perguntou o tempo de estadia na Europa e carimbou os documentos.

Rapidamente fomos procurar pelo portão correto. Ao passar pelo detector de metais, tivemos que esperar um tempo, pois uma senhora à nossa frente estava com um frasco de remédio, parecia um creme, com quantidade acima da permitida, e estava lá mostrando a receita e tudo o mais para convencer a fiscal para liberá-la.

Enquanto decidia o que fazer, a fiscal nos permitiu passar, e logo localizamos o portão de embarque. E para nossa surpresa, o voo estava atrasado.

Para ajudar, não havia ninguém da empresa aérea para informar a previsão de embarque nem o motivo do atraso.

Vôo TP 852 para Roma - atrasado
Vôo TP 852 para Roma – atrasado

Nesse meio tempo encontramos duas pessoas que também estavam no ônibus de Campinas para Guarulhos. Também iriam para a Itália. Estavam viajando de excursão pela CVC, num pacote incluindo Itália e Grécia. Estranho que não havia ninguém da CVC em Portugal para orientá-los…

Depois de um tempo esperando e andando de um lado para outro, surgiu uma pessoa da TAP em outro portão. Corremos perguntar o motivo do atraso, e informaram que na Itália estava ocorrendo uma greve geral dos transportes. Legal né…. A previsão de embarque era 11:00h.

Bom, aproveitamos as quase duas horas de espera para passear pelo aeroporto, tirar algumas fotos, xeretar nas lojinhas. Tudo muito caro para quem recebe em reais.

Voltamos ao portão às 11:00h e nada.

Às 11:30h liberaram nosso embarque, e entramos no ônibus que nos levaria até o avião. O motorista parece que resolveu fazer um tour pela pista, pois foi até o outro lado do aeroporto e depois voltou, passando por onde estávamos, para depois seguir em direção ao avião.

Essa aeronave era menor, parecia um Fokker 100, da empresa Portugalia. Esse estava lotado!

Decolamos 12:15h aproximadamente, para mais três horas de voo até Roma. Como não dormi durante a noite, estava cansado, sonolento, e parece que o vôo durou uma eternidade. Além de não ver a hora de pisar em Roma!