Pular para o conteúdo

Notre Dame de Bruxelas e Manneken Pis

22/08/2011

Conforme previsão, o tempo amanheceu nublado. Descemos para o café da manhã, que é no esquema buffet, ou self-service. Tinha pães, geleia, frios, ovos, iogurte, suco e leite. Café e chocolate eram feitos numa máquina, por EUR 1,00. Quando saímos para caminhar, já estava começando a garoar.

Já tínhamos visto muitos pontos de interesse ontem, então andamos bem devagar, olhando as vitrines de lojas. Mas antes fomos até a estação de trem para comprar nossas passagens do dia 24/08 para Bruxelles-Midi (pronuncie com acento no di..Midí, senão os “franceses” de Bruxelas não entendem, ou se fazem de desentendidos). Passamos por uma igreja chamada Notre Dame.

Chapelle Notre Dame - Mariakapel
Chapelle Notre Dame (francês) – Mariakapel (holandês)

 

Place des Martyrs - Martelaarsplaats
Place des Martyrs – Martelaarsplaats
Curioso os imóveis comerciais colados na lateral da igreja
Curioso os imóveis comerciais colados na lateral da igreja

Chegamos novamente na Grand Place e de lá fomos ver o símbolo da Bélgica: o Manneken Pis, uma fonte com a estátua de um menininho fazendo xixi. Pensávamos que a estátua era grande, mas não. Tem umas estátuas de souvenires que quase são maiores do que a original.

Maneken Pis
Manneken Pis

 

Maneken Pis
Manneken Pis

 

Maneken Pis
Manneken Pis

Paramos para comer um waffle com chocolate e depois continuamos andando vendo as lojas.

Waffle com chocolate. Os vendidos no Brasil não são tão saborosos.
Waffle com chocolate. Os vendidos no Brasil não são tão saborosos.

 

Seguimos pelo nosso mapa até a Rue Bouchres esquina com Rue de la Fidelitè. É um beco, onde no final dele tem a estátua de uma menina fazendo xixi (Jeanneke Pis). É uma fonte feita pelo dono de um bar, para “rivalizar” com o  Maneken Pis.

Pena que estava atrás de umas grades trancadas com cadeados. Acho que o dono do bar só a expõe quando o bar está aberto.

Maison Horta (Art Noveau)
Maison Horta (Art Noveau)

 

Maison Horta (Art Noveau)
Maison Horta (Art Noveau)

 

Maison Horta (Art Noveau)
Maison Horta (Art Noveau)

 

Jeanneke Pis
Jeanneke Pis

Aproveitamos para comprar uns chocolates na loja Godiva. Dizem serem os melhores da Bélgica. Depois compramos uma lembrancinha para nós e fomos almoçar.

Chocolates Godiva
Chocolates Godiva

 

Chocolates Godiva
Chocolates Godiva

 

Chocolates Godiva
Chocolates Godiva

Olhamos os preços nos restaurantes próximos da Grand Place mas estavam todos mais caros. Então fomos para a Boulevard Anspach e paramos para almoçar no Brussels Grill, da mesma franquia onde jantamos ontem.

Pedimos o Rumsteak Grill, prato promocional da hora do almoço. Um bife grelhado bem servido.

Depois fomos até a Galeria Saint Hubert, mas não vimos nada de mais por lá. Depois voltamos em direção ao hotel e entramos na Galeria Inno, e depois no shopping City 2. Tudo isso debaixo de garoa fina, que hora parava, hora voltava.

Já no shopping, estávamos bem cansados de andar e resolvemos voltar ao hotel para descansar um pouco. Nisso abriu o maior solzão.

Chegando ao quarto, vimos que o lençol manchado não havia sido trocado. Descansamos por cerca de uma hora, e quando resolvemos sair, já estava tempo de chuva de novo.

Parecia aquele desenho do Pato Donald onde ele quer sair para pescar e o dia tá lindo, mas é só ele colocar o pé pra fora de casa e chove.

Enquanto nos arrumávamos, vimos uma briga pela janela do hotel. Não sei como começou, mas sei que um cara na calçada discutiu com alguém num carro que passou, e o pessoal desse carro estacionou e foi pra cima do cidadão. Três contra um, ai vira tudo machão.

Gente idiota tem em todo lugar. Não sei se um deles estava com uma faca, um pedaço de ferro, não sei o que era. Outros já tinham arrancado o cinto pra usar como chicote, batendo com a fivela.

Ai o segurança de um local que parece ser um banco apartou a briga e cada um foi pra um lado. Eu hein.

Saímos mesmo com a ameaça de chuva, com destino ao Parque Cinquentenário. Seria aproximadamente quarenta minutos de caminhada, mas começou a garoar e mudamos de ideia.

Decidimos ir até uma big igreja que tem na Rue Leopold II. Mas a chuva apertou quando estávamos no meio do caminho, então tiramos uma foto de longe e retornamos.

Basilique de Koekelberg
Basilique de Koekelberg

No caminho de volta, vimos uma estátua a qual já vi a foto circular pela internet, e não tem nem no nosso livro nem no mapa da cidade. É a estátua de um cara saindo de um bueiro e derrubando um guarda, puxando-o pelo pé. Legal. E a chuva não dava trégua.

Isso que é pegar no pé
Isso que é pegar no pé

Como já estávamos na rua, paramos para jantar, mesmo sem tanta fome, para evitar sair mais à noite. Escolhemos o Boston Grill, pertinho do hotel também.

Dona patroa pediu um Spaghetti Carbonara e eu pedi um Bacon & Cheese Burguer. Pelo nome imaginei ser um sanduiche, e acertei.

Estava bom, mas nem tanto. O X-bacon do carrinho do Orlando (Jujuba Lanches) lá na minha cidade é bem melhor. Dona patroa não aguentou comer todo o macarrão.

Primeiro porque era um prato muito bem servido. E segundo, porque detonou os pães servidos como couvert. Se você está com fome, este é o lugar.

Bacon & Cheese Burguer
Bacon & Cheese Burguer

Depois disso voltamos ao hotel. Falamos sobre o lençol com o rapaz da recepção, que não era o mesmo do período da manhã, e sim o que nos recebeu ontem. Acho que ele ficou bravo quando dissemos que pedimos pela manhã e nada foi feito, pois começou a falar algumas coisas em francês.

Depois ele se desculpou e disse que trocaria amanhã, e que não tinha outro lá, pois é uma empresa que faz a higiene das roupas de cama e banho. Fazer o que né.

Amanhã iremos para Bruges, se o tempo permitir, pois agora a noite está um festival de trovões e relâmpagos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!