Lucerna: Ponte Coberta e o Leão Caído

12/08/2011 – Primeiro dia em Lucerna

Antes do post, uma informação: Em Alemão, chama-se Luzern, em Inglês é Lucern e em Português é Lucerna. Optamos por essa última denominação.

Guten Morgen! (Bom dia! em Alemão) O café da manhã servido no restaurante inicia às 8h. Descemos por volta de 8h15min. Várias opções de pães salgados, frios, suco de laranja, cereais, e a atendente prepara na hora o café, chocolate ou chá, que vem numa caneca bem grandinha.

Muito bom. Tinha também uns ovos cozidos coloridos, em tom avermelhados. O café preto parece café com leite, meio amarronzado.

Depois da higiene bucal, saímos para conhecer os pontos turísticos da cidade, seguindo o trajeto indicado no mapa que pegamos na estação. Mas antes de tudo, passamos na venda de passagens de trens para ver sobre o trem para Coblença, na Aalemanha. A bilheteria é no subsolo da estação de trem.

Estação ferroviária de Lucerna
Detalhe do monumento da estação de trens
Subsolo da estação de trens. Tem lojas, mercado, escritório de venda de passagens, guarda-volumes etc

A moça disse que não era necessário reservar, poderíamos comprar no dia. A última vez que fiz isso, indo para Veneza, tivemos que ir de 1ª classe porque não tinha mais lugares na 2ª classe. Amanhã compramos então, comum dia de antecedência. Vamos aos pontos turísticos agora.

Monumento em fente ao hotel, na Franzizkanerplatz
O monumentro também é uma fonte. Quase todos são assim
O monumento também é uma fonte. Quase todos são assim
Fachada do Hotel Schlüssel
Igreja Franciscana (Franziskanerkirche), em frente ao hotel
Fonte ao lado da Igreja Franciscana
Relógio e monumento da fonte ao lado da Igreja Franciscana
Flores ao lado da Igreja Franciscana

De acordo com a moça que nos forneceu o mapa, em duas horas e meia daria pra fazer o trajeto todo. Mas demoramos bem mais do que isso, pois paramos para diversas fotos e também andamos devagar. Pra quê correr se estamos em férias?

A cidade é linda. Toda florida, organizada. As fachadas dos prédios quase todas decoradas ou com flores ou com pinturas. Várias bandeirinhas da Suíça e da própria cidade. O Lago Lucerna e Rio Reuss, e os Alpes… a gente não cansa de ver e fotografar.

Começamos pela ponte coberta de madeira, uma das mais antigas de toda a Europa, que tem a antiga torre de água, que já foi de tudo, até prisão. Hoje é uma lojinha de lembrancinhas. Depois nos embrenhamos no centro velho da cidade, uma área somente para pedestres, e nem demos conta do tempo que andamos por lá. Há muitos ciclistas por aqui.

Caminhamos paralelo à muralha da cidade, e subimos pouco mais de 120 degraus em uma torre que oferece uma bela vista da cidade. Vale a pena.

Margens do Rio Reuss

Li em algum lugar que o Rio Reuss foi parcialmente aterrado para evitar inundações na cidade.

Lucerna, Suíça

Pesquisei sobre esta estátua e não achei nada. Se alguém souber do que se trata, deixe um comentário.

Igreja dos Jesuítas (Jesuitenkirche)
Interior da Igreja dos Jesuítas
Rio Reuss
Flores próximas a Kazernenplatz
Outra ponte coberta (Spreuerbrücke). A principal, que tem a torre, é a Kapellbrücke
Torre e muralha de Lucerna

Para subir nessa primeira torre, a entradinha é meio escondida. Ficamos até com receio se poderia entrar ou não. Mas fomos e valeu a pena.

Entrada para a primeira torre da muralha
Pássaros. De tão acostumados já chegam pertinho de nós
Flores na janela
Rua de Lucerna
Prédios com a fachada pintada. Comum por aqui também
Mais uma fonte da cidade, essa na Weinmarkt
Lucerna, Suíça

Depois caminhamos até o monumento do Leão Caído, esculpida numa rocha, em homenagem aos mais de setecentos soldados suíços que morreram defendendo Luís XVI, em 1792, em Paris. Pelas fotos eu pensei que fosse uma escultura menor, mas é bem grande. Tiramos diversas fotos.

Entrada do parque onde há a escultura do Leão Caído
Escultura do Leão Caído

De lá fomos para a catedral da cidade e pronto, encerramos todos os pontos indicados do mapa.

Catedral de Lucerna
Entalhe em madeira, na Catedral de Lucerna
Flor em um jardim em frente a catedral

Ainda era cedo, perto de 13h30min. Resolvemos comer alguma coisa.

Paramos numa loja chamada Bachamann, em nosso mapa-guia indicada para compra de chocolates. Mas tem lanches também. Compramos dois lanches e um refrigerante e fomos até uns banquinhos próximos ao lago para sentar e comer.

Aqui também a bebida não é servida gelada, apesar do calor. Pensamos em fazer o passeio até o Monte Pilatus ainda hoje, mas estávamos sem as informações sobre ele, havia ficado no hotel. Como aqui tudo é perto, voltamos ao hotel para buscá-las.

Foto panorâmica do lago. Clique para ampliar
Semáforo para ciclistas. Como já foi dito, há muitos por aqui
E os ciclistas respeitam, diferente do que ocorre num certo país de cores verde e amarelo

Eu lembrava que a moça do posto de informações havia dito para fazermos o passeio até às 15h, algo assim. Voltamos lá para confirmar e era isso mesmo.

Como já era quase 16h, teria que ser tudo muito corrido, e a volta deveria ser de trem, e queríamos voltar de barco. Então fica para amanhã.

Voltamos ao centro velho para bater perna, olhas as lojas, comprar alguma lembrancinha. E olha que andamos muito.

Vimos em uns cartões postais algumas fotos das pontes iluminadas, coisa mais linda, então decidimos voltar ao hotel um pouco mais cedo para descansar, para sairmos à noite. Neste mês e no mês de setembro está ocorrendo o Luzern Festival. Pelo que vi num folheto são diversos eventos de arte, música etc, alguns grátis e outros pagos.

O de hoje é pago, um evento com luzes, me parece. Tudo em alemão, não entendi muito bem. Mas o evento de amanhã é grátis. Talvez iremos.

Achamos uma banca com várias frutas, entre elas, essa vermelhinha ai em cima
Conhecidas como framboesas
É possível fazer um passeio de charrete pela cidade
Na Bachmann, compramos uns chocolates vendidos em pedaços. Esse tinha pistache
Mais flores
Pintura em um dos prédios

Saímos para jantar por volta de 21h15min. Ainda estava escurecendo.

Fomos em direção ao lago, onde se concentram a maioria dos restaurantes. Vimos um legal, com massas e pizzas, mas era permitido fumar mesmo dentro do recinto. Sinto muito, dois clientes a menos para ele.

Andamos um pouco mais e encontramos um restaurante chamado La Terraza. Entramos. Local agradável. A garçonete falava um inglês bem rápido, e com um pouco de sotaque (melhor que o meu, mas um dia eu chego lá).

Eu pedi um risoto ao fungui e dona patroa pediu um torteloni (parecia capeleti). Para beber, novamente duas taças de vinho.

Percebemos que a média de uma refeição por pessoa aqui é de CHR 25,00 a CHR 40,00, podendo ficar mais caro se pedir alguma carne ou salada para acompanhar. A taça de vinho também é carinha… CHR 7,00 na média.

Depois de satisfeitos, fomos dar uma volta e tirar algumas fotos da cidade durante a noite. Sentimos alguns pingos de garoa, bem fraquinha. Voltamos ao hotel por volta das 23h. Amanhã é dia de conhecermos o Monte Pilatus.

Procurando hospedagem em Lucerna? Informe as datas desejadas e faça sua pesquisa.

9 comentários em “Lucerna: Ponte Coberta e o Leão Caído”

1. Muito bonitas as fotos, pricipalmente as noturnas.
    Eu nao entendi a resenha de voltar as 15hs. Prq ? Problemas de estrada? rio? vcs estavam em outra cidade?
    Abs

1. Se pegássemos o ônibus no centro de Luzern às 15h até Kriens, seriam 20 minutos até chegar no ponto de partida do teleférico, mais 30 minutos até o topo do Monte Pilatus, e depois mais 40 minutos para descer até Alpnachstad. Já seriam 16:30h aproximadamente. O último barco de Alpnachstad para Luzern saia às 16:35h. Ou seja, só teríamos uns 5 minutos para curtir a paisagem lá de cima. Uma foto e tchau!
      Logo, o esquema é ir bem cedo pra lá, visando aproveitar melhor o passeio.

2. Excelente post. Aliás, todos os seus, pela riqueza de detalhes, são muitíssimo úteis na hora de planejar uma viagem. Parabéns.
    Terei 3 dias inteiros em Lucerna, dois dos quais pretendo seguir o seu roteiro. Alguma sugestão para o terceiro dia? Algum programa que você tenha sentido falta de fazer? Obrigada!

3. Suas fotos e explicações sobre o local estão cheias de detalhes, perfeito! Estarei indo pra Lucerna dia 04/10 e fico até o dia 06/10, tem alguma recomendação extra, uma vez que vou sozinha.

1. Olá Edna.

Obrigado pela visita ao blog e pelo elogio.
      Recomendação extra… humm… curta bastante Lucerna nos poucos dias que estará por lá, mas não tente ver tudo.
      Vivencie cada momento, sem correria.