Torre de Londres e chá da tarde

16/10/2010.

Conforme planejado, acordamos bem cedo para aproveitar bastante o dia. Só nos esquecemos que o café da manhã do hotel, aos sábados, começa uma hora mais tarde: às 8h. Ok. Arrumamos algumas roupas na mala, vimos a previsão do tempo e depois fomos tomar o café. Antes de sair em definitivo, compramos mais uma garrafa de água, dessa vez no mercado Tesco. Bem mais barato: 2 litros por ₤ 0,77. Hoje o sol já surgia mais cedo.

Clapham Common Park, em frente ao hotel

Metrô de Londres: vagões estreitos

Metrô de Londres: vagões estreitososso primeiro destino: Igreja de São Paulo. Fomos até lá de metrô. A igreja é bem grande, e se não me engano é do século VII. Não pagamos para entrar não. Além de achar caro (₤ 17 por pessoa), vimos tantas igrejas na Itália e no Vaticano, que essa não deve ter nada de muito diferente. E nem podia tirar foto lá dentro. Tiramos algumas fotos de onde fica a bilheteria e outra do lado de fora e seguimos em direção ao Rio Tamisa, para caminhar até a Torre de Londres e Ponte de Londres.

Catedral de São PauloCatedral de São Paulo

Catedral de São PauloEstátua de Saulo de Tarso (São Paulo) na estrada para Damasco

Estátua de Saulo de Tarso (São Paulo) na estrada para DamascoCatedral de São Paulo vista da Millennium Bridge

Catedral de São Paulo vista da Millennium BridgeNo meio do caminho, há um O Monumento, bem alto, onde cobra-se ₤ 3 para chegar ao topo. Pra quem viu Londres do topo da London Eye, esse monumento é “baixinho”.

O Monumento

O Monumento foi construído entre 1671 e 1677 para comemorar a reconstrução da cidade após o Grande Incêndio de Londres.

Edifício 30 St. Mary Axe, aquele em forma de projétil

Edifício 30 St. Mary Axe, aquele em forma de projétilSeguimos em direção à Torre de Londres, que eu achava que era uma única torre. Mas não é não. É uma fortaleza, com diversas torres, que viraram museu. O ingresso custou ₤ 17 (ou ₤ 18,70 caso você queira deixar uma doação voluntária para manutenção do museu).

Ingresso para a Torre de Londres

Torre de Londres

Torre de LondresTorre de Londres

Torre de LondresDentro do museu, visitamos tudo que estava disponível: diversas torres; aposentos dos governantes; museu dos fuzileiros, com várias armaduras; uma sala com diversas jóias da realeza (ou seriam réplicas?) e artefatos medievais feitos em ouro, cujas portas de entrada e saída pareciam ser de aço e tinha bem 1 metro de espessura e janelas fechadas com chapas.

Gastamos bastante tempo lá dentro. Como a idéia era tomar um autêntico chá da tarde inglês, optamos por não almoçar, e só comemos um lanche dentro do museu.

Torre de Londres - aposentos do Rei
Torre de Londres – aposentos do Rei

Torre de Londres - trono do Rei

Torre de Londres – trono do ReiTorre de Londres

Torre de LondresElenco de uma peça que é encenada ao ar livre

Elenco de uma peça que é encenada ao ar livreBesta medieval para atirar flechas

Besta medieval para atirar flechasTorre de Londres

Torre de LondresSoldado da Guarda Real, "protegendo" os tesouros daquela sala blindada que citei acima

Soldado da Guarda Real, “protegendo” os tesouros daquela sala blindada que citei acimaArmadura medieval

Armadura medievalArmaduras medievais

Armaduras medievaisMaquete retratando como era a Torre de Londres em 1547

Maquete retratando como era a Torre de Londres em 1547A Torre de Londres também era utilizada como prisão, e até como local para torturas.

Exemplo de método de tortura

Exemplo de método de torturaDepois seguimos diretamente para a Ponte de Londres, onde tiramos algumas fotos da ponte e do Rio Tamisa. Já do outro lado do rio, fotografamos o navio HSM Belfaste, que também é um museu, mas optamos por não visitar. Passamos pela Hay’s Galleria, mas não seguimos nosso roteiro, que incluía a Southwark Cathedral e o museu Tate Modern.

London Bridge

Rio Tâmisa, visto da London Bridge

Rio Tâmisa, visto da London BridgeLondon Bridge

London BridgeLondon Bridge

London BridgeNavio HSM Belfast

Navio HSM BelfastO HSM Belfast foi o maior e provavelmente o mais poderoso cruzador da Marinha Real na época da Segunda Guerra Mundial.

Pegamos o metrô na estação London Bridge e fomos novamente em direção ao Hyde Park, mais exatamente no Kensignton Park. Lá, além do Palácio de Kensignton, que abriga a Royal Ceremonial Dress Collection, a qual contém vestidos usados pelas princesas e rainhas britânicas desde o século XVIII até aos dias de hoje, tem o Orangery, um local que serve o chá da tarde. Ficamos uns 30 minutos na fila.

Kensington ParkOrangery

OrangeryOrangery - Menu

Orangery – MenuInterior do Orangery

Interior do OrangeryO chá deles é muito bom. É caro. Pagamos ₤ 14,85 por pessoa, mas pelo que vi nos blogs, é um dos melhores preços. Havia uns lanchinhos salgados, um brioche e dois docinhos, além do chá, claro. E que chá delicioso. Pedimos um chá de laranja. Muito bom.

Importante: é conhecido como “chá das cinco”, mas chegue cedo, pois dependendo da época do ano, começam a servir às 15h30min e fecham as portas às 17h ou 18h.

O chá é coado na hora de beber

Pãezinhos, brioche e docinhos

Na saída a dona patroa quis ir ao toalete, e confesso que não entendi como abria porta do mesmo. Tinha um painel eletrônico, numérico. Apertamos diversos números e nada. Entramos quando uma pessoa saiu. Para sair era mais fácil, só havia um botão. Acho que deveríamos ter pedido a senha da porta na recepção

Já passava das 17 horas, e decidimos voltar ao hotel. Hoje o dia ficou ensolarado, mas o vento frio não deixava tirar o agasalho.

Kensington ParkEspelho refletindo o céu, no Kensington Park

Espelho refletindo o céu, no Kensington ParkChegando na estação Clapham South, paramos no Tesco para comprar umas frutas e algo mais. Descobri que havia gasto todo o dinheiro em espécie que levamos. Tudo bem,… era só pagar no cartão. A moça do caixa “embaçou” porque meu cartão não estava assinado no verso. Então tá. Se alguém roubar meu cartão, na opinião dela, roubará ainda minha assinatura, é isso?

Eu não assino cartão não. Peça-me uma identificação que comprove que o cartão é meu, mas não me cobre assinar o verso do cartão. Mostrei o passaporte e ela liberou a compra, mas ficou lá falando que eu devia assinar o cartão etc.

Paramos numa máquina para sacar dinheiro, dentro do próprio mercado, só pra num ficar sem nada, mas não sei por que a máquina não aceitava a senha do cartão. Bom, amanhã tentaremos a senha do cartão da dona patroa.

Será nosso último dia completo em Londres. Veremos o Museu Britânico e a Galeria Nacional entre os principais atrativos. Depois, se a greve francesa nos deixar: Paris.