Jalapão: Fervedouro Capão Grande

Capa

Férias 2023 no Jalapão.

Dia 15/05 – Segundo dia no Jalapão: Fervedouro Capão Grande

Na noite anterior, durante o jantar, ficou combinado para deixarmos a bagagem “no jeito” antes mesmo do café da manhã, para não perdermos tempo na saída para os atrativos do dia.

Logo, às 6h50 deixamos as malas com o guia e fomos para o café da manhã, onde ficamos até mais ou menos 7h40.

Amanhecer no Jalapão

Deixamos a Pousada São Félix Jalapão com destino ao primeiro fervedouro do dia: o Fervedouro Bela Vista, aquele que tentamos conhecer no dia anterior, mas que não foi possível porque havia chovido muito e a água estava turva.

Os guias foram verificar se a água já estava limpa; não estava.

Então seguimos para o Fervedouro Capão Grande, chegando lá por volta de 8h20. Não havia ninguém quando chegamos.

Chegando ao Fervedouro Capão Grande, no Jalapão

Ficamos lá bastante tempo, mais do que o usual. Os guias controlavam o horário para não impactar no restante dos passeios. Por fim, saímos quando outro grupo chegou, às 9h35.

Pequena trilha entre o estacionamento e o fervedouro
Perto do fervedouro, a estrutura de madeira
Todo fervedouro tem escada de acesso, pois é proibido mergulhar
Fervedouro Capão Grande, no Jalapão

Enquanto a gente curtia a água, o guia nos disse que existem diversos fervedouros ainda não explorados no Parque (sem nenhuma infraestrutura para receber os turistas, inclusive acesso).

O Fervedouro Capão Grande, por exemplo, um dos mais novos fervedouros do Jalapão, tem apenas um quiosque com algumas cadeiras e banheiros.

Nossa próxima parada foi no Fervedouro Por Enquanto, assunto para outra postagem.