Pular para o conteúdo

Galeria Ufizzi, em Florença

08/12/2007.

Hoje acordamos um pouco mais cedo. Ficaremos em Florença. Como é feriado nacional (Imaculada Conceição) não queremos arriscar ir para alguma cidade vizinha e encontrar tudo fechado.

Como eu não aguentava mais tomar café comendo brioche doce, paramos numa lanchonete próxima do hotel. Pedi um lanche com salame, queijo e alface, e um suco de fruta. A dona patroa pediu um pão doce e um café expresso. Hoje lembramos do guarda-chuva. Estava uma garoa chata.

Fomos conhecer a Galeria Ufizzi, na Piazza della Signoria.

Perseu com a cabeça da Medusa, na Piazza della Signoria
Perseu com a cabeça da Medusa, na Piazza della Signoria

O Uffizi é realmente imenso. São 45 salas de exposição, mais as salas novas no piso térreo. É legal, mas chega uma hora em que cansa ver tanta pintura Renascentista, Barroca etc. Os temas são normalmente os mesmos, mudando somente o artista e a idade da obra. O que mais vimos foram pinturas da “Madona com Bambino”. Existem “milhares”.

Em quase todas as salas era proibido fotografar/filmar, e os seguranças ficavam “em cima”. Haviam sensores que alarmavam quando a gente se aproximava um pouco mais dos quadros.

Saindo do Uffizi, fomos para o Palazzo Vecchio. Mais pinturas. O palácio é a atual prefeitura de Florença. Além dos diversos quadros e esculturas, tetos e paredes pintados, há alguns móveis medievais, como mesas e cadeiras.

Ingresso - Palazzo Vecchio
Ingresso – Palazzo Vecchio
Quadro no Palazzo Vecchio
Quadro no Palazzo Vecchio
Palazzo Vecchio
Palazzo Vecchio
Detalhe da pintura das paredes
Detalhe da pintura das paredes
Palazzo Vecchio
Palazzo Vecchio

Após a visita ao Palazzo, fomos almoçar. Escolhemos o mesmo local dos dias anteriores, devido ao preço baixo e refeição e atendimento bons. Aqui em Florença todos os restaurantes cobram “copperto”, o couver, na faixa de 2,50 Euros.

Hoje pedimos o primeiro e segundo prato cada um. Logo após fomos para o hotel descansar, para sairmos durante a noite.
Por volta das 18h saímos para a feira de roupas e acessórios permanente, próxima do hotel. Estávamos procurando presentinhos para nosso afilhado e nossa sobrinha. Logo na primeira barraca que paramos já compramos duas camisetas. Fomos atendidos por uma brasileira. Engraçado: o que havia de indianos em Roma tem de brasileiros em Florença. A maioria é do Sul do Brasil. Sobre as barracas, não há variedade, são todas iguais. Só muda o atendente.

Após algumas voltas, fomos ao mini-mercado comprar água, iogurte etc, e depois à estação para checar os horários de trem. Amanhã iremos para Siena. Antes de retornar ao hotel, paramos para tomar um cappuccino.

2 comentários em “Galeria Ufizzi, em Florença”

  1. Você se recorda do nome desse restaurante onde vocês foram mais de uma vez por ser bom e barato? E a sua localização, se possível.

    Excelente blog, muito informativo e está me auxiliando muito no planejamento da minha viagem.

    Grata.

    1. Olá Giovanna.
      Obrigado por visitar o blog.
      Agradeço também pelo elogio. A idéia é essa mesmo: auxiliar os viajantes no planejamento.
      Bom, sobre o restaurante. Ele fica na Via Nazionale, pertinho da estação de trem de Firenze. Chequei pelo Google Maps e não dá pra ver o nome dele. Só está escrito “Trattoria” e “Pizzaria”. Segue o link com a foto da rua, para ajudar na localização.

      Abraço e boa viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!