Final de Semana em Serra Negra

capa-vale-da-cachoeira

Serra Negra e Socorro/SP.

No primeiro final de semana de novembro/2019 decidimos sair um pouco da rotina e fomos passar um final de semana em um hotel fazenda.

O local escolhido foi o Vale da Cachoeira Hotel Fazenda e Camping, situado em Serra Negra/SP.

Eu, particularmente, nunca fui adepto de ir a um hotel fazenda. Sei lá, esse negócio de não ter muita coisa para se fazer – ou participar de atividades recreativas com os monitores – nunca me cativou. Dona Patroa gosta.

Na sexta-feira após o expediente de trabalho pegamos a estrada até Serra Negra/SP, encarando um pouco de trânsito da Rod. Dom Pedro, ainda em Campinas. Hora do rush.

Chegamos ao hotel fazenda Vale da Cachoeira pouco depois das 19h. Apesar de estar situado em Serra Negra, para chegar ao hotel fazenda a gente passa por Serra Negra, passa por Lindóia e pega a estrada sentido Socorro.

Hotel Fazenda Vale da Cachoeira

A recepção está logo na entrada e há um estacionamento em frente.

Recepção e restaurante
Fizemos o check-in e seguimos para o quarto, que fica em um conjunto de quartos (composto pelo térreo e primeiro andar) próximo à piscina.

Bloco de quartos no térreo e primeiro andar
O espaço em frente aos quartos é apenas para carga/descarga das malas. Tem um estacionamento grande para estacionarmos há alguns metros do quarto.

Estacionamento
Piscina

Deixamos nossa bagagem no quarto e fomos jantar. O hotel fazenda oferece pensão completa aos hóspedes. Apenas as bebidas são pagas à parte.

Quarto - Hotel Fazenda Vale da Cachoeira
Quarto – Hotel Fazenda Vale da Cachoeira

A refeição é servida no estilo self-service. Não há nada de muito requintado, mas é tudo bem saboroso. A reposição estava um pouco lenta.

Sábado

Logo após o café da manhã, fizemos algumas fotos da área externa do hotel fazenda Vale das Cachoeiras, antes de pegarmos a estrada para Socorro.

Café da manhã
Restaurante
Rio do Peixe, que passa atrás do hotel
Campo de futebol
Piscinas
Brinquedoteca
Parquinho
Lanchonete
Academia ao ar livre e redário
Redário

Como dito no começo da postagem, Dona Patroa gosta das atividades recreativas oferecidas aos hóspedes, já eu não sou muito fã. Por isso já havia reservado uma trilha com visita a algumas cachoeiras, com a agência Aui Mauê, na estrada que liga Socorro a Munhoz/MG.

Agência de Ecoturismo Aui Mauê
Agência de Ecoturismo Parque Aui Mauê

O passeio estava agendado para às 10h. Chegamos na agência com uns vinte minutos de antecedência. Fizemos nossa inscrição e aguardamos o restante do pessoal para iniciarmos o passeio.

A trilha teve início há alguns metros à frente da entrada da agência, e começamos a caminhada por volta das 10:10h.

Socorro - Trilha das Cachoeiras
Socorro – Trilha das Cachoeiras

Como não poderia deixar de ser, o guia da agência sempre nos explicava algum detalhe sobre a vegetação do local.

A primeira cachoeira da trilha era pequena, em nossa opinião era mais para contemplação, mas se alguém quisesse se molhar era possível.

Socorro - Trilha das Cachoeiras
Socorro – Trilha das Cachoeiras

A segunda cachoeira já era bem propícia para entrarmos debaixo da queda d’água. Havia uma prainha logo após a cachoeira, e também algumas rochas, ideal para deixarmos as roupas e calçados.

Cachoeira boa para banho

Depois de um tempo ali se refrescando na água gelada da cachoeira, seguimos adiante na trilha para a terceira e última cachoeira.

Esta cachoeira era menor do que a anterior, mas a queda d’água formava um tipo de hidromassagem muito boa.

Ali também ficamos tempo suficiente para que todos aproveitassem bastante a cachoeira, e depois finalizamos a trilha caminhando de volta até a agência.

Trilha das Cachoeiras
Trilha das Cachoeiras - retorno para a agência
Trilha das Cachoeiras – retorno para a agência

Sabíamos de antemão que a agência dispunha de chuveiros, então levamos toalhas e uma troca de roupa para sairmos de lá sem as roupas molhadas e sujas da trilha.

Já passava do meio dia, então aproveitamos para almoçar ali mesmo, em um restaurante logo em frente a agência, mesmo com o almoço incluso em nossa diária no hotel fazenda.

Restaurante juntinho à agência
Restaurante Self Service

No caminho de volta para Socorro paramos para conhecer a Gruta do Anjo. Desde nossa primeira vez em Socorro nunca tivemos oportunidade de visita-la.

Gruta do Anjo - Socorro/SP
Gruta do Anjo – Socorro/SP

A gruta é artificial, criada pelas explosões durante o período de mineração de quartzo, feldspato e granito iniciada no local na década de 1960. Nascentes e infiltrações de água criaram uma piscina natural com profundidade chegando, em alguns pontos, até 4 metros de profundidade, e temperatura média de 10°C, onde é realizado passeio de pedalinho.

Gruta do Anjo - pedalinho
Gruta do Anjo – pedalinho

A Gruta está aberta para visitação de terça à domingo das 09:00 às 16:00hs. O valor do ingresso pode ser consultado aqui.

Para visitar:
Corredor Turístico Rio do Peixe (Estr. Socorro – Munhoz) Km 2.5 – Socorro/SP
GPS: 22°36’15.1″S 46°30’23.3″W ou -22.604199, -46.506470

Antes de voltarmos ao hotel fazenda fizemos uma parada na Feira Permanente de Malhas, para dona Patroa dar uma xeretada nas roupas, e também em um supermercado para comprarmos água e algumas guloseimas.

De volta ao hotel fazenda, finalizamos o dia curtindo a piscina.

Domingo

O domingo de manhã no hotel fazenda foi bem “relax”.

Fizemos uma caminhada ao redor da propriedade, parando para algumas fotos da cachoeira no Rio do Peixe que passa atrás do hotel.

Pesqueiro - Hotel Fazenda Vale da Cachoeira
Pesqueiro – Hotel Fazenda Vale da Cachoeira
Cachoeira - Hotel Fazenda Vale da Cachoeira
Cachoeira – Hotel Fazenda Vale da Cachoeira

A força da queda d’água ali é absurda, sendo o local impróprio para banho, apenas contemplação.

Depois brincamos um pouco na quadra de tênis e para finalizar a manhã ficamos na piscina até próximo do horário do almoço, retornando para casa logo em seguida.

Procurando hospedagem em Serra Negra/SP? Informe as datas desejadas e faça sua pesquisa.