Fim do feriado: a volta para casa

26/06/2011

No planejamento original, a manhã de hoje seria para finalizar a visita em Canela. Como não fomos para os cânions e ficamos o dia anterior todo em Canela, estávamos com a manhã livre. Saímos para tomar o café da manhã um pouco mais tarde, e nos deparamos com o mesmo clima dos dias anteriores: a neblina cobrindo tudo, muito frio, e um pouco de garoa fininha. Decidimos então pegar a estrada de volta a Porto Alegre, fazendo o check out na Pousada por volta de 10h.

Paramos no pórtico para mais algumas fotos e seguimos caminho, novamente pela Rota Romântica (BR-116). Fotografamos também o pórtico de Nova Petrópolis, que estava completamente encoberto pela neblina nos demais dias que passamos por ele.

Tchau, Gramado!

Pórtico de Nova Petrópolis/RS

Vimos em um “outodoor” na estada que na cidade de Dois Irmãos tinha um “outlet” de uma malhas chamado Daiane. Paramos lá para dar uma olhada. Dona patroa não achou nada de interessante. Usamos o banheiro, vimos um viveiro cheio de pássaros e seguimos em frente.

Bichinhos no viveiro. Por mim, soltava todos eles.

Já na cidade de Canoas, paramos para abastecer o carro em um dos postos com valor mais baixo para o etanol: R$ 2,099. Nos demais postos até então, R$ 2,199, R$ 2,299, R$ 2,349 e até R$ 2,379. Estávamos há poucos quilômetros do aeroporto, e penso que este era o penúltimo posto do trajeto.

Chegamos no aeroporto às 12h30min aproximadamente. Fizemos a devolução do carro na Localiza, aguardamos a van que nos levou até o saguão de embarque e fomos almoçar. Escolhemos um prato promocional de R$ 13,90 (arroz, fritas e contra-filé), num lugar chamado Botequim Brasil.

Botequim Brasil - Aeroporto Salgado Filho
Botequim Brasil – Aeroporto Salgado Filho

A praça de alimentação estava bem cheia, achamos que demoraria para sermos atendidos, mas o prato veio rápido. Ficamos no terraço tirando algumas fotos de aviões decolando e depois fomos fazer o “check in”, onde encontramos nossas amigas, que haviam acabado de chegar no aeroporto (15h15min).

Elas também fizeram o “check in” e depois foram no McDonalds para almoçar um lanche, e nós aproveitamos para ir no McCafé tomar um chocolate quente.

Avião grande, na pista do aeroporto.

Agora um avião médio, na pista do aeroporto.

Completando a "família", um avião pequeno na pista
Completando a “família”, um avião pequeno na pista

Lago preservado mesmo com a construção do aeroporto

Saguão do aeroporto

Aeroporto de Porto Alegre/RS

Logo em seguida fomos para o portão de embarque. Como nosso assento era na metade de trás do avião, entramos primeiro.

O vôo atrasou 20 minutos, decolando 17h, pousando em Curitiba/PR (escala) às 18h. Notamos que a chefe de cabine da GOL estava meio perdida, confundindo o destino final do vôo, trocando frases padrão dos avisos etc.

Mar de nuvens

Em quinze minutos o povo que estava em Curitiba iniciou o embarque com destino a Campinas/SP.

No retorno, por conta da escala, “jantamos” duas vezes… Ainda bem que não repetiram o cardápio. No trecho Porto Alegre – Curitiba foi biscoito salgado. No trecho Curitiba – Campinas foi salgadinho estilo batata ondulada.

O pouso em Viracopos foi pouca coisa depois do previsto. Assim que pegamos nossa bagagem fomos pagar o estacionamento (R$ 101,00 pelos quatro dias) e direto para o carro, rapidamente chegando em casa, ou melhor, no McDonalds, pois dona patroa viu as amigas comerem lanche em Porto Alegre e ficou com lombriga.

Foram quatro dias muito bem aproveitados. Cidades agradáveis, limpas, organizadas. E num é que nevou um pouquinho na noite de domingo, depois que partimos?!?!