Passeio de um dia em Barra Bonita/SP

09/03/2008.

Pulamos cedo da cama nesse domingo. Logo após o café da manhã, por volta das 7:30h já estávamos à caminho da casa de nossa amiga em Monte-Mor/SP, para depois partirmos para Barra Bonita/SP, onde faríamos um passeio de “navio” no Rio Tietê, conhecendo inclusive a eclusa existente na barragem do rio.Eclusa???

Sim, o nome é esse. Trata-se simplesmente de um elevador de água, usado para levar os barcos do nível mais alto do rio (antes da represa) até o nível mais baixo (após a represa) e vice-versa. Veja mais em http://www.xumbury.com.br/AEclusa.htm

Partimos com destino à Barra Bonita através da SP-101 e SP-127, passando por Capivari, Rafard, Tietê (estrada bem remendada, muito ruim), até chegarmos na Rod. Marechal Rondon, por onde seguimos até São Manuel e pegamos a SP-255 até Barra Bonita.

Foi um passeio agradável, com a dona patroa e sua amiga “tagarelando” o caminho todo.

Chegamos em Barra Bonita por volta das 11:30h. A cidade estava bem movimentada; demoramos um pouco para encontrar um local para estacionar.

Fomos até o porto e compramos nossos ingressos para o navio. Como o passeio seria apenas às 14:30h, fomos almoçar no restaurante indicado pela vendedora dos ingressos, restaurante MammaMia. Comida boa, caseira. Ambiente bem familiar.

Após o almoço, fomos passar o tempo na Praça do Artesanato, xeretar as barracas e seus produtos. Como o calor era grande, procuramos por uma sombra para ficar nos minutos que antecederam nosso embarque, acompanhados por água de côco geladíssima.

Ponte sobre o Rio Tietê

Rio Tietê

Um dos navios que fazem o passeio

Praça do Artesanato

Lojinhas

DSC02181[1]
Memorial do Rio Tietê
Um dos navios que fazem o passeio

Pouco depois o navio chegou, e rapidamente embarcamos, procurando por um local que oferecesse uma boa visão do passeio. Já em “alto-rio”, o comandante nos informava – entre uma piada e outra sobre sogras – sobre o cenário ao redor, citando a marina da Marinha, hotéis, Usina da Barra etc.

Marina da Marinha

A represa é um espetáculo à parte. Devido à baixa oxigenação do rio, suas comportas estavam semi-abertas, liberando água da barragem.

Ao fundo, a barragem de Barra Bonita

Após navegarmos em frente à barragem, nos dirigimos para dentro da eclusa, juntamente com outra embarcação. A porta suspensa que quando baixada fecha a eclusa pesa 120 toneladas, e dentro do “elevador” são depositados 50 milhões de litros de água, para elevar as embarcações a 26 metros, até o nível superior. 12 minutos é o tempo de enchimento.

Eclusa

Dentro da eclusa

Após subirmos no elevador, fizemos um breve passeio pela represa, e depois nos direcionamos novamente para a eclusa, para descermos ao nível inferior e seguirmos até o porto.

Navio entando na eclusa

Descendo pela eclusa

Durante o enchimento/esvaziamento, os navios ficam presos

Ao fundo, a compota de abrindo para saída dos navios

Há um local onde o pessoal toma banho de rio, tipo uma “prainha”. Muitos pescadores nas margens; também tem um pessoal passeando de jet ski.

Prainha

Jet Ski

No caminho de volta, optamos por seguir pela Mal Rondon até metade do caminho, afim de evitar a pista esburacada no período da noite. Próximo a Cesario Lange desviamos para a rodovia Castelo Branco. Pegamos uma boa chuva no caminho.

Foi um passeio gostoso, um domingo diferente.

12 comentários em “Passeio de um dia em Barra Bonita/SP”

1. eu e minha esposa estavamos planejando a algum tem ir a barra bonita mas vendo estas fotos e comentarios dec
    idimos ir imediatamente muito obrigado pelas informacoes

1. Boa noite Julio.
      Obrigado pela visita ao blog.
      Sua mensagem demonstra que o objetivo do blog está sendo alcançado: despertar a vontade de viajar.
      Abraço e bom passeio !

2. BOA NOITE

MUITO BOM , ADOREI SEU COMENTARIO A RESPEITO DE BARRA BONITA , FUI EM BARRA BONITA , MAS FAZ TANTO TEMPO… , ENFIM LENDO LEMBREI DE TUDO ÓTIMAS RECORDAÇÕES ,

E NESTE DOMINGO ESTAREMOS EM BARRA BONITA , VAMOS LEVAR A FAMILIA

EBA , OBRIGADA

SOLANGE

1. Obrigado pela visita ao blog, Cesar.

Para chegar até Barra Bonita partindo de Tatuí, siga pela Castelo Branco e pegue o acesso para a Marechal Rondon, sentido Botucatu.