Diamantina: Cachoeira do Buracão

Férias na Chapada Diamantina (13/06/18).

Era dia de Santo Antônio. A cidade, lá pelas 6h da manhã, acordou com o som dos rojões, que foram soltados por aproximadamente uma hora.

Fomos para o café da manhã, e estava bem friozinho. Havia chovido durante a noite.

Nossa saída para a Cachoeira do Buracão seria aproximadamente às 8h, mas nosso guia foi comunicado que outra van havia saído cedinho de Lençóis para fazer o passeio, então esperamos para irmos todos juntos.

Pegamos a estrada às 9h, sentido Ibicoara, onde encontraríamos com um guia local que nos acompanharia no passeio. De Mucugê até ibicoara foram uns 80km percorridos em asfalto. Depois veio a parte da aventura: mais 30km em entrada de terra, depois de uma noite chuvosa. Puro barro.

Após ter chovido a noite toda, o amanhecer estava bem nublado.
E a estrada de terra bem embarreada.

Por volta de 11:10h chegamos no Parque Natural Municipal do Espalhado, onde faríamos o trekking até a Cachoeira do Buracão.

O Parque funciona de segunda a quinta, das 8h às 15h, e de sexta a domingo, e feriados, das 7h às 15h. A entrada somente é permitida com o acompanhamento de guias credenciados.

No local há um vestiário e banheiros, para os preparativos para a caminhada.

Parque Natural Municipal do Espalhado. Ao fundo, os vestiários.

Recebemos nosso kit lanche e saímos para a trilha de aproximadamente 6km, ida e volta, por volta das 11:30h.

Iniciando a caminhada até a Cachoeira do Buracão, na Chapada Diamantina.

Quase a totalidade da caminhada é feita margeando o Rio Una, em trilha aberta a maior parte do tempo, andando por sobre rochas ou solo arenoso. Por isso, é importante proteger-se do Sol.

Trilha até a Cachoeira do Buracão, na Chapada Diamantina.

O ponto de descida para vermos a Cachoeira do Buracão é no Mirante do Urubu, de onde temos uma visão bacana do cânion que se forma ao redor do rio.

Vista do Mirante do Urubu.

Na descida contamos com o apoio dos guias e também de algumas cordas fixadas nas árvores. É preciso ter atenção e cuidado, pois a trilha fica úmida por passar bem ao lado da Cachoeira do Recanto Verde.

Iniciando a descida para a Cachoeira do Buracão.
Trilha para a Cachoeira do Buracão.
Cachoeira do Recanto Verde.

Chegamos ali na margem do rio por volta de 12:40h. Enquanto algumas pessoas aproveitavam para comer alguma coisa, os guias organizavam a entrega dos coletes salva-vidas.

Sim. Para ver a Cachoeira do Buracão é preciso cair na água, e o uso do colete é obrigatório.

Guia preparando os coletes salva-vidas.

O trajeto na água é feito contra a correnteza do rio, mas não é difícil de nadar até a cachoeira. Prepare-se para encarar a água bem gelada.

Ponto de entada na água.
A seta amarela indica o ponto onde entramos na água para chegarmos até a Cachoeira do Buracão.
Sem mesmo ver a cachoeira, já dá para ver a brisa d'água.
Sem mesmo ver a cachoeira, já dá para ver a brisa d’água.

Quando chegamos ao poço da Cachoeira do Buracão, ficamos encantados. A queda de aproximadamente 86 metros de altura é bem forte e intensa, remexendo a água do poço.

A brisa formada pelo véu de água se espalha por todo o vale. E ali no vale é o único ponto de Sol.

A brisa d'água da Cachoeira do Buracão molha todas as pedras ao redor.
A brisa d’água da Cachoeira do Buracão molha todas as pedras ao redor.

O tempo que ficamos ali, considerando o momento de entrada na água e o retorno, foi de mais ou menos quarenta e cinco minutos.

Cachoeira do Buracão.
Nadar de volta foi mais fácil, pois não estávamos contra a correnteza.

Depois de devolvermos os coletes e comermos nosso lanche, subimos a trilha e paramos no Mirante da Cachoeira do Buracão.

Neste local conseguimos ver a cabeceira da cachoeira e, com bastante cuidado e ajuda dos guias, deitando na pedra e chegando até a borda, conseguimos ver também a sua queda por inteiro, até tocar no poço lá embaixo.

Cabeceira da Cachoeira do Buracão.
Pessoal observando a cachoeira por inteiro.
Deitado ali, dava para ver o poço da cachoeira também.
Cachoeira do Buracão, na Chapada Diamantina.

Depois da sessão de fotos, pegamos a trilha de volta, sem paradas, até o local onde a van estava estacionada, chegando ali por volta de 15:20h. Aproveitamos o vestiário para colocarmos roupas secas e usar o banheiro. O tempo total do passeio foi algo em torno de 4h.

Rio Una, na Chapada Diamantina.

O caminho de retorno até Lençóis teve só uma parada, faltando mais ou menos 100km, em um posto de gasolina para o pessoal usar o banheiro e comprar alguma coisa para comer na loja de conveniência. Por volta das 19h já estávamos na pousada.

Tomamos um banho e saímos para jantar. Fomos no restaurante Garimpo Gourmet para aproveitarmos o jantar grátis que estava incluso no pacote que contratamos, e que era para ter sido no primeiro dia, mas estava fechado.

O restaurante tem um cardápio específico para a parceria com as agências. Mas se escolhêssemos um prato fora desse cardápio, pagaríamos apenas a diferença do valor. Os preços do restaurante começam na faixa dos quarenta reais (2018), e os pratos são individuais.

Nossa opção foi um prato do menu específico mesmo. Escolhemos o Gratan de Carne de Sol (purê de aipim, queijo coalho e arroz branco) e u, contrafilé acebolado.

Gratan de Carne de Sol no restaurante Garimpo Gourmet, em Lençóis.
Contrafilé acebolado no restaurante Garimpo Gourmet, em Lençóis.

Percebemos que os restaurantes e a cidade de um modo geral estava vazia. Na agência no disseram que é normal cair o movimento no meio da semana, mas com o vôo que chega às quintas-feiras o movimento é retomado.

Na próxima postagem falaremos do passeio chamado Grutas, com visita no Morro do Pai Inácio, cartão postal da Chapada Diamantina.

Procurando hospedagem próximas da Cachoeira do Buracão? Informe as datas desejadas e faça sua pesquisa.

Lençóis/BA é a base para muitos passeios na Chapada Diamantina. Informe abaixo as datas desejadas e faça a busca de sua hospedagem.