Diamantina: Cachoeira da Fumaça

Férias na Chapada Diamantina (15/06/2018).

Em nosso penúltimo passeio na Chapada Diamantina fizemos uma das trilhas mais difíceis da região dentre os passeios de um dia oferecidos pelas agências receptivas.

A trilha para a Cachoeira da Fumaça tem 12km de distância, considerando ida e volta, sendo que 2km destes são de subida íngreme (haja fôlego), e consequentemente, também 2km de descida (haja joelho).

Mas já adiantamos aqui que é um passeio imperdível!

Importante ressaltar que a visitação é feita na cabeceira da cachoeira, ou seja, vemos a cachoeira por cima, sem opção de banho na mesma. A trilha para visita-la por baixo dura três dias.

Neste dia acordamos com bastante chuva, e nos lembramos do guia Cleiton, do primeiro dia, dizendo para agradecermos por não estar aquele sol de rachar mamonas, pois castiga demais durante a trilha. Mas também não precisava estar chovendo tanto.

Mal terminamos o café da manhã e a chuva já havia parado. Chegamos na agência para iniciar o passeio e o Sol, tímido, já ameaçava dar o ar da graça.

A cidade cada vez mais decorada para as festas juninas.

O guia Jair já estava com todos os preparativos prontos, e quando foi 8:40h pegamos a estrada.

A Cachoeira da Fumaça fica dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina, no Vale co Capão, município de Palmeiras/BA, distante de Lençóis uns 50km, pela BA-850 depois BR-242 e por fim a BA-849. Este último trecho estava bastante esburacado.

Crianças desfilando em função do jogo do Brasil na Copa do Mundo, em Palmeiras/BA.

De Palmeiras até o Vale do Capão, são mais 23km em entrada de terra.

Embora comumente os passeios saem de Lençóis/BA, não necessariamente você precisa contratar o passeio por lá.

A Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão – ACV-VC – tem condutores de turismo para acompanhar aqueles que estão por conta própria.

Placa com informações sobre a trilha para a Cachoeira da Fumaça - Chapada Diamantina.
Placa com informações sobre a trilha para a Cachoeira da Fumaça – Chapada Diamantina.

Para chegar até eles:
R. Cachoeira da Fumaça, Palmeiras – BA, 46930-000

Coordenadas de GPS:
12°35’52.7″S 41°29’37.4″W ou -12.597975, -41.493708

Visite o site http://acvvc.org/ para maiores informações.

Nossa chegada a Associação de Condutores foi por volta das 10:15h. O pessoal aproveitou para usar o banheiro, comprar alguma coisa na lanchonete (apesar do lanche de trilha disponibilizado pela agência), alongar a musculatura (nós fizemos) e partimos para a trilha as 10:40h.

Horários de visitação na Cachoeira da Fumaça.

Como dito anteriormente, os primeiros dois quilômetros são subida. Começa leve, e no final vai ficando mais puxada, mas há pontos de parada para descanso.

Quase terminando a subida.

Terminado o trecho de subida, temos mais 4km caminhando em trilha aberta, semi-fechada, atravessando riachos, até chegamos a Cachoeira da Fumaça. Foram 2:20h de trilha.

Agora são mais 4km de trilha em terreno plano.
Parte da trilha é assim, em local aberto.
Parte é por dentro de mata semi-fechada.
É preciso atravessar um rio. A estrutura de madeira à direita é uma ponte que não se sabe se será terminada.
Trilha da Cachoeira da Fumaça. Chapada Diamantina.
Quase lá....
Quase lá….
Mais uma travessia de rio e pronto, estaremos nos mirantes da Cachoeira da Fumaça.

Na cabeceira da Cachoeira da Fumaça fatalmente haverá concentração de pessoas que, somadas as pessoas do seu grupo, estarão buscando pelos melhores ângulos para as fotos e selfies.

Galera no principal mirante da Cachoeira da Fumaça.Galera no principal mirante da Cachoeira da Fumaça.
Galera no principal mirante da Cachoeira da Fumaça.

Então fica o aviso: CUIDADO!

Não se aproxime da extremidade das rochas sem a orientação de um condutor de turismo. Eles conhecem os melhores locais para fotos, ajudam nas melhores poses e organizam a galera para que todos possam fazer suas fotos em segurança.

Em nossa chegada, por volta das 13h, já havia um grupo fazendo fotos, então aproveitamos para comer nosso lanche, enquanto o guia Jair organizava junto aos demais condutores, quando seria a nossa vez.

Esse é o mocó, roedor que habita a região.

A Cachoeira da Fumaça tem 380 metros de queda d’água, sendo a maior do Brasil. Até 2018 acreditava-se que era a segunda maior, perdendo para a Cachoeira do El Dorado no Amazonas.

Cachoeira da Fumaça e seu poço, 380m abaixo.

De um ponto específico, deitado no chão, é possível enxergar a queda d’água inteira e o seu poço, lá embaixo. E aí você descobre a razão do nome Cachoeira da Fumaça: com a força da água mais a altura da queda e o vento, parte da queda d’água se dissipa formando uma fumaça de água.

Para ver a cachoeira por completo, só assim, deitando no chão.
Mirante da Cachoeira da Fumaça. Chapada Diamantina.Mirante da Cachoeira da Fumaça. Chapada Diamantina.
Mirante da Cachoeira da Fumaça. Chapada Diamantina.

Depois de algum tempo ali para que todos pudessem tirar suas fotos, seguimos para outro mirante de onde teríamos um ângulo alternativo da cachoeira.

Há outros bons locais para fotos da cachoeira.
Procure não se arriscar pelo melhor clique.
O condutor de turismo sabe os melhores e mais seguros locais para fotos.
Cachoeira da Fumaça. Vale do Capão - Chapada Diamantina.
Cachoeira da Fumaça. Vale do Capão – Chapada Diamantina.

Ao todo, ficamos ali no topo da Cachoeira da Fumaça quase uma hora e meia, iniciando a descida as 14:20h.

Depois das fotos da Cachoeira da Fumaça, hora de encarar os 6km da volta.
Voltando para o Vale do Capão.
Encarando os 2km de descida da trilha da Cachoeira da Fumaça.
Chapada Diamantina - Bahia.
Chapada Diamantina – Bahia.

Nossa chegada de volta a Associação de Condutores foi às 16:10h aproximadamente. Estávamos exaustos, mas satisfeitos pelo que vivenciamos.

Como o passeio não teve banho de cachoeira, antes do retorno para Lençóis nós paramos no Parque Natural Municipal do Riachinho, local distante apenas dez minutos da ACV-VC, no caminho de volta para Palmeiras, para um banho na Cachoeira do Riachinho.

Entrada para a Cachoeira do Riachinho.

Para chegar lá:
GPS: 12°34’18.6″S 41°30’52.4″W ou -12.571819, -41.514559

Existe uma taxa de entrada no local, no nosso caso já inclusa no pacote contratado. Pelo que vimos na internet, a taxa é de R$ 6,00 (2018).

Não pense que após trilhar por 12km para ver a Cachoeira da Fumaça você precisará fazer mais uma trilha para a Cachoeira do Riachinho. São apenas 500 metros da entrada do Parque até a cachoeira.

Cachoeira do Riachinho, Chapada Diamantina.

A cachoeira tem um poço bem grande e é possível chegar até o paredão por onde escorre a água da cachoeira.

Além do banho, ver o pôr do Sol no Vale do Capão, ali da Cachoeira do Riachinho, também é uma boa maneira de encerrar o dia.

Pôr do Sol visto da Cachoeira do Riachinho, Chapada Diamantina.

Durante a noite, já em Lençóis, saímos para janta no restaurante Sabor da Serra. Como entrada pedimos uma porção de Bruschetta, e para o prato principal, escondidinho de carne seca com pirão de queijo coalho. Os valores dos pratos estavam na faixa de R$ 40,00 (2018).

Bruschetta como entradinha antes do jantar.
Escondidinho de prato principal.

Aproveitamos que era noite de festa junina na cidade e fomos dar uma volta antes de retornarmos ao hostel.

Festa Junina em Lençóis/BA.

Na próxima postagem, o último passeio na Chapada Diamantina: Cachoeira do Mosquito com Poço do Diabo.

Procurando hospedagem próximas da Cachoeira da Fumaça? Informe as datas desejadas e faça sua pesquisa na cidade de Palmeiras/BA.

Lençóis/BA é a base para muitos passeios na Chapada Diamantina. Informe abaixo as datas desejadas e faça a busca de sua hospedagem.