Curitiba – Roteiro dia 1

Feriado de 9 de julho de 2019.

Para esta nossa visita a Curitiba/PR elaboramos um roteiro de 4 dias, dividindo a cidade em setores, evitando na medida do possível passarmos pelos mesmos lugares. Optamos também por percorrer todos os roteiros a pé, com exceção das grandes distâncias, quando utilizamos transporte por aplicativo.

Em Curitiba existe a Linha Turismo, conhecida em várias cidades do mundo como Hop-on Hop-off ou Sightseeng, onde embarcando em um ônibus de dois andares você circula pelos principais pontos turísticos da cidade, entre eles, parques, museus, teatros, mirantes, espaços culturais, centro histórico, bairro gastronômico, memoriais étnicos etc.

O cartão de embarque custa R$ 50,00 por pessoa (junho/20) e permite embarque e desembarque ilimitados por vinte e quatro horas. Saiba mais no site da prefeitura.

Para o roteiro do dia 1 definimos como pontos de visitação: Jardim Botânico, Mercado Municipal e Passeio Público, terminando o dia no recomendado Café do Viajante.

Feriado em Curitiba/PR: roteiro do dia 1.

Descemos para o café da manhã por volta das 7:30h. Apesar do sol que já iluminava a capital paranaense, fazia muito frio. No app do celular estava marcando zero grau, com sensação térmica de -2°C!

Curitiba 7:30h da manhã.
Curitiba/PR.

O buffet de café da manhã do hotel Bristol é muito bom. Dona Patroa ficou encantada com as opções disponíveis, e realmente a vontade era comer de tudo.

Curitiba - restaurante do hotel Bristol.
Curitiba – restaurante do hotel Bristol.

03-curitiba_café_da_manhã_bristol

Havia cinco variedades de frutas, quatro tipos de pães, três sabores e suco, iogurte e cereais ovos, salsicha, linguiça, pão de queijo, tortas, quiche, bolos, doces artesanais, opções funcionais como pães, pudim e barra de cereal, além de café, leite e cappuccino de máquina.

Por sorte andaríamos bastante para queimar as calorias adquiridas.

Do hotel até o Jardim Botânico Municipal utilizamos transporte por aplicativo, e chegamos lá em torno de 10 minutos, perto das 9h. Realmente estava muito frio. Mas estávamos preparados com camiseta segunda pele, casacos, cachecol, luvas e gorro.

O motorista nos deixou na entrada do estacionamento. Já havia um pessoal ali que havia chegado em carros particulares e em ônibus de turismo.

Curitiba - Jardim Botânico Municipal.
Curitiba – Jardim Botânico Municipal.

Logo que passamos o portão, de longe visualizamos as cerejeiras todas floridas. Dona Patroa queria uma foto dela ali, mas havia muitas pessoas, então deixamos para depois e seguimos pelos caminhos do Jardim até a estufa.

Curitiba - Jardim Botânico - Cerejeiras.
Curitiba – Jardim Botânico – Cerejeiras.

Infelizmente no site do Jardim Botânico não avisava que a Estufa estava passando por obras de reforma. Mas isso não diminuiu o valor do passeio. O local é lindo e rende muitas fotos.

Curitiba - Jardim Botânico Municipal.
Curitiba – Jardim Botânico Municipal.
A água desta fonte estava congelando ao tocar na borda e nas plantas.
Água da fonte que congelou.

Percorrendo um dos diversos caminhos do Jardim Botânico chegamos em um local chamado Jardim das Sensações. É um local reservado, com um caminho de 200 metros ladeado de plantas nativas, aromáticas e medicinais, que nos permite exercitar o olfato e o tato (algumas delas).

Jardim das Sensações.

Av. Professor Lothario Meissner x Rua Engenheiro Ostoja Roguski
De segunda-feira a domingo.
– verão: das 6h às 20h.
– inverno: 6h às 19h30

Jardim das Sensações:
De terça-feira a sexta-feira, das 9h às 17h (podendo ser interrompida a visitação em caso de chuva ou condições climáticas adversas).

Curitiba - Jardim Botânico.
Curitiba – Jardim Botânico.

Ficamos no Jardim Botânico por volta de uma hora e meia, e depois caminhamos até o Mercado Municipal.

Apesar do caminho ser bem tranquilo, foi necessário passar por um viaduto (Av. Prefeito Omar Sabbag) onde havia alguma sujeira, cheiro ruim. Tinha um rapaz sentado no chão, tirando umas coisas da mochila e ficamos um pouco apreensivos ao passar ali.

Exceto por este local, as ruas são bem limpas. Nos bairros fora do centro não havia muito movimento, nem de carros, nem de pessoas. Talvez por ser sábado de manhã.

Adoramos visitar mercados. É legal ver os produtos regionais, tentar entender os costumes locais etc. Por isso incluímos o Mercado Municipal em nosso roteiro.

Mercado Municipal de Curitiba.

Logo na entrada estava tendo um curso de culinária, com um chef ensinando o preparo de algum prato.

Do lado de dentro, muitos stands de frutas in natura, frutas cristalizadas, doces, chás, presentes etc. E no piso superior alguns restaurantes e lojas.

Aproveitamos para almoçar. Escolhemos o restaurante Bonna Gourmet, self-service por quilo.

Piso superior do Mercado Municipal de Curitiba.
Pausa para almoçar.
Comida self-service.

As ruas ao redor do Mercado Municipal estavam bem movimentadas. Há muitas lojas de embalagens e artigos de festa no entorno.

Av. Sete de Setembro, 1865
Segunda, de 7h a 14h;
Terça a sábado, de 7h a 18h;
Domingo, de 7h a 13h.

Neste período de pandemia do Covid pode haver restrição e alteração de horários. Consulte o site do Mercado para confirmações.

Dali nós seguimos nosso roteiro até o Passeio Público, parando antes em uma loja para comprar um daquele protetor de orelhas, pois o gorrinho da Dona Patroa estava incomodando.

O Passeio Público de Curitiba é o parque mais central da cidade e, conforme consta no site da prefeitura, é o mais antigo parque municipal da cidade. Também foi o primeiro zoológico de Curitiba.

Curitiba - Passeio Público.
Curitiba – Passeio Público.

Neste bosque há bastante área verde, com árvores enormes e lagos. Alguns cercados, grandes e pequenos, abrigam diversas aves. Em nossa opinião, deveriam estar livres, mas….

Tem também um parquinho de areia para a criançada brincar, um Terrário e um Aquário.

Curitiba - Passeio Público.
Curitiba – Passeio Público.

Rua Carlos Cavalcanti X Av. João Gualberto X Rua Presidente Faria
Terça-feira a domingo, das 06 às 20 horas.

Após quase uma hora fotografando e relaxando no Passeio Público, seguimos caminhando até o Café do Viajante.

Soubemos desse local em alguns blogs (não tomamos nota, mas um deles foi o Volto Logo.

Adoramos um café e um doce no meio da tarde (a qualquer hora, para dizer a verdade), então fomos lá para conferir.

Café do Viajante.

O local é bacaninha, bem decorado com tema de viagens, óbvio. Dona patroa achou os preços um pouco elevados, mas seguem a média das cafeterias.

Pedimos um expresso, um cappuccino e um muffin de maçã, que poderia ser um pouquinho maior.

Onde fica:

R. Comendador Fontana, 229 – Centro Cívico

Como não estava tão tarde ainda, apesar da distância, resolvemos voltar caminhando ao hotel. Passamos pelo Memorial Árabe, pela Praça Dezenove de Dezembro, pela rua Riachuelo (repleta de lojas de móveis) e depois pela Rua Marechal Deodoro, que parede ser uma das principais ruas comerciais do centro.

Curitiba - Memorial Arabe - Av. João Gualberto, 141 - Centro Cívico.
Curitiba – Memorial Arabe – Av. João Gualberto, 141 – Centro Cívico.
Curitiba - Praça 19 de dezembro.
Curitiba – Praça 19 de dezembro.

A noitinha, depois de descansarmos da andança do dia, fomos jantar no Outback do Shopping Curitiba, que fica em frente ao hotel Bristol. Era só atravessar a rua.

Pedimos a costelinha da casa (Junior Ribs For Two) acompanhada de Arroz Tasmânia. Dona Patroa amou.

Curitiba - Jantar no Outback.
Curitiba – Jantar no Outback.

Para fechar o primeiro dia do roteiro em Curitiba, demos um rolê pelo shopping.

Procurando hospedagem em Curitiba/PR? Informe as datas desejadas e faça sua pesquisa.