Chegando a Urubici

Férias 2022 – Serra Catarinense

Dia 29/05/2022: Com o voo marcado para as 8h30, saímos de casa às 16h40 rumo a Viracopos, onde chegamos às 7h05.

Contratamos um rapaz que trabalha com transporte por app para fazer a corrida, deixando agendado o dia da volta.

Tanto o estacionamento como o saguão do aeroporto estavam cheios.

Alguns dias antes da viagem, com base na previsão do tempo para a semana em que estaríamos em Urubici, fizemos o agendamento dos passeios nos Cânions do Funil e Laranjeiras (contatos na postagem anterior).

Também baseado na previsão do tempo, efetuamos a reserva no site ICMBio para o visitarmos o Morro da Igreja. Lá só é permitido ir com reserva.

A viagem toda seria uma “loteria”, pois a previsão mudava constantemente. A semana que seria de chuva em alguns dias (60% de chance), passou para 90% e 100% para todos os dias.

Previsão do tempo para Urubici/SC.

Ainda bem que estávamos indo no período de seca… rs.

Também baixamos o mapa off-line da região e deixamos traçado a rota do aeroporto de Floripa até a pousada.

O voo decolou sem atraso. A aeronave dispunha de sinal wi-fi mediante cadastro. Havia tela interativa com filmes séries, música e jogos, e conexão USB para carregar dispositivos.

Serviço de bordo Campinas - Floripa.
Serviço de bordo Campinas – Floripa.
Free-Wifi no voo da Azul.

De Floripa até Urubici

Pousamos em Florianópolis às 9h45. Com chuva.

Na hora da retirada do carro, o papel que assinamos indicava um valor bem maior do que a reserva. Algo a resolver na segunda-feira com a agência.

A viagem até Urubici foi tranquila. Mesmo com chuva, o trecho de serra não apresentou problemas de visibilidade.

Paramos para almoçar em um restaurante margeando a estrada, em Águas Mornas, chamado Sabor Caseiro. Estava bem movimentado.

Almoço no caminho para Urubici.

Chegando à cidade, antes de seguirmos para a pousada, fomos procurar um mercado para comprar alguns petiscos para termos à mão caso viesse aquela fominha.

Por ser domingo, estava tudo fechado. Ou quase. Achamos um mercadinho aberto na Av. Adolfo Konder.

Enquanto estávamos na fila do caixa, vimos que havia chegado uma mensagem enviada pela pousada, informando sobre nossa reserva e horário de entrada.

Depois, já seguindo para a pousada, vimos outro mercado aberto, que parecia ser um pouco maior (na Rua Rodolfo Anderman).

Perrengue

Traçamos a rota conforme localização que aparecia no Google Maps, uma vez que a localização do Booking estava incorreta.

Seguimos pelo caminho indicado por uns 18km, pegando uma saída que levava à uma estradinha de terra, até chegarmos numa cerca escrito “propriedade particular”. Era certo que o lugar estava errado.

Localização errada também no Google Maps.

Estava chovendo, não havia ninguém por perto para perguntarmos, e sem nenhum sinal de celular.

Retornamos até a estrada para procurarmos algum lugar aberto onde pudéssemos pedir informações. Mas era um lugar com poucas propriedades ou comércios de beira de estrada.

Paramos no acostamento para ver se havia sinal de celular. Ainda nada. Por acaso abrimos a última mensagem da pousada e vimos que haviam enviado a localização. Definimos como destino e aí sim chegamos.

Localização correta da pousada.

A chuva não dava trégua.

Paramos o carro dentro da pousada, e uma moça (Fernanda) veio até nós e indicou qual era o nosso chalé, informou a senha do wi-fi e disse para chama-la por Whatsapp para qualquer necessidade.

Império Cabanas, em Urubici.

O chalé era bem grande, com sala, cozinha, quarto e banheiro com uma jacuzzi que cabiam umas 4 pessoas.

Império Cabanas, em Urubici - sala/cozinha
Império Cabanas, em Urubici – banheiro
Império Cabanas, em Urubici - jacuzzi
Império Cabanas, em Urubici – jacuzzi

As TVs do chalé (sim, no plural: são três) possuem uma conta cadastrada para acesso ao Netflix. Não há canais de TV.

Perguntamos para a Fernanda se havia algum restaurante que fazia entrega de refeições na pousada, e ela nos passou dois links.

Devido à distância do centro, a taxas de entrega estavam na faixa de R$ 30,00. Ficava mais barato ir até ao restaurante.

De acordo com informações na internet, quase nenhum restaurante abria para o jantar aos domingos.

Jantar top

Por volta das 18h30 decidimos sair para jantar. Iríamos em uma das opções que a Fernanda havia nos enviado.

Chegando no centro de Urubici, próximo da Av. Adolfo Konder, vimos um restaurante aberto e decidimos parar ali mesmo.

Só havia um casal, mas depois de nós, chegaram clientes para mais 3 mesas.

O nome do restaurante é La Fondue Müller . Os pratos individuais estavam na faixa de R$ 50,00, e o circuito de fondue por volta de R$ 130,00. A taça de vinho custava R$ 15,00.

La Fondue Müller

Dona patroa pediu um prato de Tortéi do Opa (massa com recheio de moranga cabotiá), e eu pedi um Capeletti da Oma. Estavam deliciosos.

Capeletti no La Fondue Müller

Durante o jantar recebemos uma mensagem da agência Serra Sul, dizendo que a previsão do tempo para o dia seguinte era de um pouco de chuva e, se quiséssemos, poderíamos mudar o passeio contratado para um tour em vinícolas da região.

Como já havíamos feito reservas em algumas vinícolas, respondemos que arriscaríamos fazer o passeio mesmo que chovesse.

Depois do jantar, seguimos direto para a pousada.

Procurando hospedagem em Urubici/SC? Informe as datas desejadas e faça sua pesquisa.