Pular para o conteúdo

Passeio de um dia em Campos do Jordão/SP

Quando: Setembro de 2004

Esse passeio em Campos do Jordão nós fizemos com a agência Enigma Turismo. Foi um passeio de um dia, onde saímos de Campinas com destino à Pindamonhangaba/SP, e de lá subimos a serra de trem, até Campos.

Na verdade o trem é um vagão motorizado, carinhosamente chamado de trem-bala, devido ao deslocamento a 20 km/h.

A Baronesa, locomotiva que faz o passeio turístico
A Baronesa, locomotiva que faz o passeio turístico

No início do passeio, você olha pela janela e lembra-se dos filmes do Rambo, ou Chuck Norris, imaginando-se no Vietnã, pelos inúmeros arrozais que podem ser avistados. Paisagem esta que começa a mudar após a ponte sobre o rio Paraíba do Sul.

Apesar da pouca velocidade, o trem enfrenta sozinho a maior subida ferroviária do país, com 11 graus de inclinação. É feita uma rápida parada no “Sitio do Pica-pau amarelo”, um local com várias estátuas homenageando Monteiro Lobato. Hora de ir ao banheiro.

A próxima parada, mais longa um pouco, é em Santo Antonio do Pinhal, onde temos a pequena estação que possui uma lanchonete com o famoso bolinho de bacalhau (imperdível), uma barraca de orquídeas e uma lojinha de artigos naturais e suvenires.

Há também um mirante de onde se pode avistar uma larga faixa do Vale do Paraíba.

Visão do Vale do Paraíba
Visão do Vale do Paraíba

Seguindo caminho por dentro da mata, próximo das 3 horas de passeio, já podemos avistar os primeiros chalés em estilo suíço de Campos do Jordão.

Chegando à estação, ocorre a famosa “virada do trem”, onde o vagão é literalmente empurrado pelo maquinista, fazendo um giro em seu eixo, voltando sua frente para o passeio de descida até Pindamonhangaba.

Maquinista girando a locomotiva para fazer o caminho de volta.
Maquinista girando a locomotiva para fazer o caminho de volta.

Saindo do trem nos dirigimos ao restaurante que estava incluso no pacote, para degustarmos uma bela macarronada. Tarde livre.

Particularmente, não vi nada de mais em Campos do Jordão. Ou melhor, vi sim… os preços. Tudo muito caro. Como qualquer lugar turístico. O morro do Elefante, onde chegamos através do teleférico da cidade, é todo pichado, um local abandonado.

Fizemos o passeio no trenzinho da cidade, um City Tour passando pelos principais bairros, casas de famosos, lojas de chocolate etc. Valeu pelo menininho que era o guia do trem: falador, desinibido.

Campos do Jordão
Campos do Jordão

Campos do Jordão é a cidade mais alta do país, localizada a cerca de 1700m de altitude, muito frequentada na época do inverno, onde frequentemente a temperatura cai abaixo de zero.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!