Cachoeiras Mira e 3 Saltos

Torrinha dia 3

Carnaval de 2020. Dia 24/02.

Hoje o dia amanheceu nublado, mas estava com jeito que o Sol iria aparecer, apesar da previsão de chuva para o dia todo (21mm).

Previsão de chuva para o dia inteiro
Será mesmo que vai chover hoje?

No café da manhã havia um bolo de laranja que estava muito bom. Tinha também bolo de nata com e sem coco, bolo de cenoura com e sem chocolate, bolo de fubá, de chocolate, mesclado, bolinho de chuva, além de pães, frios, frutas etc.

Novamente haveria passeio às 9:30h e, assim como no dia anterior, o destino era um mistério.

No horário marcado, saímos sem saber para onde iríamos, com carro próprio, seguindo o Pacheco (dono da fazenda). Ficamos sabendo que o passeio seria com carro próprio uns quinze minutos antes, conversando com um casal de hóspedes. Esse casal, à propósito, ofereceu para que fossemos de carona com eles.

Pegamos a pista sentido Torrinha, passamos pela cidade e depois pegamos uma estradinha de terra onde, 45 minutos depois, estacionamos perto de uma porteira de madeira.

O local deve ser de algum conhecido do Pacheco, pois ele abriu a porteira e fomos entrando, apesar dos diversos avisos de proibição hehehe.

Hora de confiar no Pacheco.

Após dois minutos de caminhada encontramos a Cachoeira (do) Mira. Na estradinha de terra, passamos por uma ponte sobre a cabeceira dela, sem nem imaginar sua existência.

Cachoeira (do) Mira

A margem do lago formado após a cachoeira estava um pouco suja, pareciam restos de repolho jogados ali.

Enquanto alguns aproveitaram a água, nós ficamos apenas fotografando o local.

Depois seguimos para a Cachoeira 3 Saltos (Pacheco acha que o nome é esse); só contemplação também.

Seguindo para a Cachoeira 3 Saltos

A trilha até ela foi amassando muito barro e também fizemos a travessia de um riozinho. Tiramos o tênis, senão ele iria direto para o lixo depois.

Trilha para a Cachoeira 3 Saltos

Passamos por umas vacas no caminho. Tinha uma cerca de arame farpado margeando o riozinho, e o Pacheco ajudou a todos passarem por baixo dela.

Gado descansando
Com certeza não estão preocupadas com o barro

Após um tempo para fotos, fizemos o caminho de volta e aproveitamos para lavar os pés no lago da Cachoeira (do) Mira.

Travessia

Retornamos para a fazenda ao meio-dia, e fomos direto para o banho antes do almoço, onde foi servido macarrão molho pesto (frio), filé ao molho branco, peixe portuguesa etc.

Conforme a previsão, caiu bastante chuva na hora do almoço, nos forçando a descansar no redário até mais ou menos 15:10h. Quando a chuva parou, pegamos o carro e seguimos ao Mosteiro Paraíso Agromonges, um dos pontos turísticos da cidade.

Mosteiro Paraíso Agromonges

Mosteiro Paraíso - Agromonges
Mosteiro Paraíso – Agromonges

O local é cuidado pela Fraternidade da Apresentação do Senhor, um grupo de religiosos, padres e monges franciscanos, que desenvolvem no local os cuidados com a lavoura, além da produção de artesanatos e alimentos.

Casa São José

Além da Capela de São José, no amplo espaço verde da propriedade podemos ver o Jardim do Advento, Jardim Quaresmal, Memorial da Capela, Jardim da Criação, Capela do Encontro, Santuário da Figueira e o Jardim do Homem Novo.

Atrativos do Mosteiro Paraíso - Agromonges
Atrativos do Mosteiro Paraíso – Agromonges

Como chegar:
Rodovia Cezarino Mariano, km. 12 – Bairro Paraíso
Sábado, domingos e feriados, das 9h às 17h

Há também um grande espaço para eventos e uma cafeteria onde podemos saborear um cafezinho ou cappuccino, pão de queijo, bolos etc. Nós pedimos dois frappés.

Cafeteria Agromonges
Frappés
Monge preparando os pedidos

Na hora de irmos embora o céu resolveu desaguar de novo. Choveu tanto que a água começou a invadir os espaços cobertos. Esperamos bastante tempo, mas não parecia que a chuva iria cessar tão cedo.

Mais chuva!

Então, quando amenizou um pouco, corri para o estacionamento e depois manobrei o carro mais perto para a dona Patroa entrar.

À noitinha, o jantar foi servido no bar da piscina. Estava rolando música nacional (rock anos 80s), e havia um teclado/microfone da Banda (dupla) Delfos, que cantou mpb, marchinhas de carnaval, rock etc até altas horas da noite.

Jantar de carnaval na fazenda Vale Verde

Como opções do jantar havia frango a passarinho, linguiça e costela na churrasqueira, pilotada pelo Pacheco. Como sobremesa, manjar de coco.