Cachoeira Prumirim e Ilha das Couves

Rio e mar em Ubatuba (dez/2017).

Para fazermos o passeio até a Ilha das Couves, contratamos a agência Ubatuba Tour, que fica no Shopping do Farol, em Itaguá.

A Ilha das Couves é tida como um local paradisíaco e de águas cristalinas. E realmente o lugar é lindo, mas infelizmente vem sofrendo com o excesso de turistas e atuação predatória de muitos que buscam “fazer um dinheirinho” para ajudar na sobrevivência da família, sem se preocupar (ou até mesmo sem saber dos impactos) com a degradação do lugar.

Matérias dizem que o MPF e Prefeitura estão empenhados em encontrar uma solução para a preservação do meio ambiente, como a limitação de visitantes.

Deveríamos estar na agência às 8h da manhã, mesmo horário de início do café da manhã na Pousada Seachegue. Então saímos da pousada por volta das 7:15h e paramos em uma padaria na cidade para comer um pão na chapa com café preto.

Shopping do Farol, em Itaguá - Ubatuba.
Shopping do Farol, em Itaguá – Ubatuba.

Assim que os demais clientes chegaram, preenchemos uma lista de presença, colocamos uma pulseira de identificação (creio que já faça parte de algum controle/autorização para acesso à ilha), montamos na van e iniciamos o passeio.

A primeira parada foi na Cachoeira do Prumirim (+- no Km 29 da rodovia – há placas indicativas).

Cachoeira do Prumirim, em Ubatuba.

A trilha fica um pouco antes da Ponte sobre o Rio Prumirim. O guia da agência disse que a Polícia Rodoviária aplica multas para quem estaciona ali no acostamento, e que um pouco antes da ponte, cerca de 200 metros, há um estacionamento.

Início da trilha para a cachoeira, bem ao lado da placa.
Trilha para a Cachoeira do Prumirim, em Ubatuba.

Na Cachoeira do Prumirim são três locais para fotos, e dois onde é possível curtir a água. A primeira parada está há 2 minutos de caminhada, e dá pra ver a cachoeira por cima.

Para chegar na segunda parada descemos um pouco mais. A trilha conta com cordas para auxiliar no apoio.

Trilha Cachoeira do Prumirim, em Ubatuba.

Ali é formada uma pequena piscina e um escorregador natural. Mais acima está a queda d’água que vimos na primeira parada.

Cachoeira do Prumirim, em Ubatuba.
Piscina intermediária da Cachoeira do Prumirim, em Ubatuba.
Escorregador natural na Cachoeira do Prumirim, em Ubatuba.

Descendo mais um pouco chegamos na piscina maior, onde a queda d’água também é mais alta.

Trilha final da Cachoeira do Prumirim, em Ubatuba.
Piscina natural da Cachoeira do Primirim, em Ubatuba.

Ao todo, ficamos por ali aproximadamente 40 minutos, e logo em seguida montamos na van e paramos em um mirante (+- no Km 26) de onde é possível ver algumas ilhas, como a Ilha dos Porcos e nosso destino final, a Ilha das Couves.

Depois de várias fotos ali no mirante, seguimos para a Vila de Picinguaba, local onde trocaríamos nosso transporte: da van para o barco.

A vila pertence ao Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar, e seus moradores são basicamente pescadores.

Já na chegada percebe-se o grande movimento turístico do local, pois há diversos carros estacionados em todos os lugares, as vezes até dificultando a passagem da van. E ainda nem era alta temporada. Vimos um estacionamento ali com tarifas de R$ 25,00 a diária e R$ 250,00 mensais.

Desembarcamos da van e fomos até o restaurante Deck da Vila, que seria nosso local de almoço. Já deixamos ali reservado o nosso pedido e o horário aproximado para almoçarmos.

Vila de Picinguaba, em Ubatuba.
Restaurante Deck da Vila, na Vila de Picinguaba, em Ubatuba.

Depois de todos se organizarem, irem ao banheiro etc, fomos para a praia e embarcamos nos barcos que nos levariam até a Ilha das Couves. O guia dividiu a galera em dois barcos, vestimos os coletes salva-vidas e zarpamos.

Até a ilha são mais ou menos vinte minutos de navegação (no barco que estávamos, que ia bem rápido!)

Navegando até a Ilha das Couves.

O desembarque é feito na Praia Menor da Ilha das Couves, local onde ficam poucas pessoas, provavelmente pelo fluxo de barcos no local. Ali também tem um restaurante.

Chegando na Ilha das Couves - Praia Menor.
Chegando na Ilha das Couves – Praia Menor.
Na costa da ilha tem muitas dessas águas-vivas (essas não queimam).
Praia Menor, na Ilha das Couves, em Ubatuba.

Após pequena caminhada, chegamos na Praia Maior, local onde ficaríamos por duas horas. Os barcos que ali chegam param em alto mar, e a galera alcança a praia através de botes ou nadando mesmo.

Trilha entre a Praia Menor e a Praia Maior, na Ilha das Couves.
Ilha das Couves - Praia Maior.
Ilha das Couves – Praia Maior.

As agências que atuam ali possuem tendas de apoio aos clientes, onde disponibilizam snorquel e “macarrão”, e para quem vai fazer mergulho com cilindro, a roupa de neoprene e demais acessórios.

A água é realmente cristalina, o que favorece a observação da vida marinha. Dona patroa não se adapta muito bem com snorquel, e ficar com o rosto na água não é muito a vibe dela, então ficamos pouco tempo nessa atividade, e depois fomos curtir a água.

Águas cristalinas da Ilha das Couves.
Vida marinha na Ilha das Couves.
Ilha das Couves, em Ubatuba.

Por volta de 12:30h retornamos para a Praia Menor. O restaurante ali estava abarrotado de gente. A praia também, mesmo com os barcos chegando e partindo.

De volta ao continente, no restaurante Deck da Vila, tomamos uma chuveirada para tirar um pouco o sal e areia, colocamos roupas secas e fomos almoçar.

Havíamos pedido um prato individual para dividirmos mais uma porção de fritas. Para nós foi suficiente. Os pratos individuais estavam na média de R$ 70,00, e para duas pessoas a partir de R$ 120,00.

Almoço no Deck da Vila, Praia de Picinguaba, Ubatuba.

De volta ao centro de Ubatuba, passamos no banco para sacar algum dinheiro para pagarmos a pousada, e aproveitamos para abastecer o carro e tomamos um Açaí no Clube da Esquina.

Açaí, do Clube da Esquina.

À noitinha, para fechar o dia, fomos jantar no restaurante Tio Sam da Enseada (Av. Marginal, 858) +- Km 68 da Rodovia. Comida self-service por kilo.

Jantar self-service por kilo, no restaurante Tio Sam.

Pensando em visitar Ubatuba? Pesquise abaixo as opções de hospedagem da cidade: