Voando para Atenas com a Swiss

Nossa primeira vez com a empresa suíça.

Depois de “zanzarmos” um pouco pelo Duty Free fomos para o portão de embarque aguardar nosso voo. Como dissemos anteriormente, nosso voo para Atenas teria uma escala em Zurique, na Suíça.

A aeronave da Swiss possui três fileiras de poltronas, sendo dois assentos nas laterais e quatro assentos na fileira do meio. As comissárias de bordo são bem simpáticas e atenciosas. Nesse voo, nenhum deles fala em Português.

Avião da Swiss em Cumbica.

As poltronas são bem apertadas, tanto no espaço para as pernas como na dimensão do assento.

A TV da Dona Patroa estava quebrada, mas ela não fazia questão de ver TV. A minha funcionava, mas só liguei algumas vezes para ver informações sobre o voo. Como seria um voo noturno, a ideia era tentar dormir um pouco.

As opções de jantar eram frango ou massa. Fomos de frango. E um vinho francês para acompanhar.

Jantar servido no voo da Swiss para Zurique.
Vinho para acompanhar o jantar em voo da Swiss.

Pela manhã, o café da manhã foi servido próximo das 9h, em horário local. Havia pães, manteiga e queijo, iogurte, suco de laranja, café e chá.

Café da manhã servido no voo da Swiss.

Na hora do pouso, quase não sentimos as rodas do avião tocarem o chão. Muito suave, assim como a desaceleração.

Uma informação muito estranha foi passada logo após o pouso: que o pessoal da imigração entraria na aeronave para conferir nossos passaportes. Nunca vi isso, e achei muito estranho.

Depois de um tempo esperando e nada de aparecer alguém, todos fomos liberados para deixar o avião. Dois policiais conferiam os passaportes na saída do ‘finger’, e logo mais à frente, policiais revistavam a bagagem de mão de todos os passageiros.

Nós desembarcamos no terminal E, e nosso voo para Atenas sairia do terminal A. O descolamento entre os terminais é feito através de um trenzinho. Porém, antes de chegar nesse trenzinho nós passamos por um detector de metais e a bagagem de mão por um scanner.

Trenzinho que faz a ligação entre o Terminal E e demais terminais.

O trenzinho entre os terminais é rápido e frequente. Durante o trajeto toca sons da natureza misturados com sons de instrumentos musicais suíços e ao final tem o mugido de uma vaca.

Assim que chegamos ao terminal A já passamos pelo controle de passaportes. A policial que conferiu nossos passaportes nos questionou o que faríamos em Atenas, qual a duração da viagem e se era nossa primeira vez na Europa. Depois nos liberou sem problemas.

Tínhamos pouco mais de uma hora de espera até o próximo voo, então ajustamos o relógio para o horário local (+ 5 horas em relação ao Brasil) e ficamos zanzando pelas lojas e vendo a paisagem pelas janelas do aeroporto.

Zurique, na Suíça, após o desembarque.
Pela janela do aeroporto de Zurique.

Na hora do embarque, não tem conferência manual de passaporte ou passagens. Você coloca o código de barras da sua passagem num scanner, que confere os dados e libera a cancela para seu embarque.

A aeronave que fez o voo entre Zurique e Atenas era menor, com duas fileiras com três assentos cada. O embarque foi rápido e o voo estava bem cheio.

Antes da decolagem, uma pequena espera devido ao grande movimento que existe no aeroporto de Zurique.

Fila de aviões para a decolagem em Zurique.

Já no ar, após a decolagem, esse avião tremeu, viu. A cada nuvem que passava ele chacoalhava. Depois de estabilizado, foi servido o almoço. Eu não sei muito bem o que comemos, parecia algum grão servido frio, com algum tipo de rosbife ou presunto.

Almoço servido no voo da Swiss para Atenas.

Na realidade, só eu comi. Dona Patroa não gostou e comeu só pão com manteiga.

A vista pela janela do avião, dos Alpes suíços, é incrível. Apesar de estarmos na primavera, ainda vimos muitos picos repletos de neve. E pouco antes de pousarmos, a vista que temos é do Mar Egeu e do território grego. Que mar azul!

Visão dos Alpes suíços.

Atenas e o Mar Egeu.

O desembarque foi tranquilo e as malas não demoraram muito para ficarem disponíveis na esteira.

Fizemos mais um ajuste no relógio (Atenas está +6 horas em relação ao Brasil) e agora tínhamos que encontrar o ponto de ônibus onde pegaríamos nosso transporte para o centro de Atenas.

Procurando hospedagem em Atenas? Informe as datas desejadas e faça sua pesquisa.