Cavalgada e degustação de vinhos

Passeio em Luján de Cuyo (03/10/17).

O segundo passeio da semana, também contratado junto à agência Kahuak, foi na região vinícola de Luján de Cuyo. O nome do passeio é Cavalgada Criola com vinícola, com duração total aproximada de 6h.

No horário combinado a van da agência nos buscou no hotel. Desta vez nosso guia foi o Juan. Já havia um grupo de pessoas na van, e como não passamos para buscar mais ninguém, rapidinho deixamos a cidade e pegamos novamente a Estrada Nacional 40.

Até Luján de Cuyo demoramos uns 40 minutos. Chegando na Bodega Krontiras fomos recebidos pelo Santiago, que nos deu as boas-vindas, indicou um local para deixarmos nossas coisas e iniciou a explicação sobre como seria o passeio.

Chegando na Bodegas Krontiras - Luján de Cuyo.
Chegando na Bodegas Krontiras – Luján de Cuyo.
Bodegas Krontiras - Luján de Cuyo.
Bodegas Krontiras – Luján de Cuyo.

Seguimos para onde estavam os cavalos, já devidamente preparados para o passeio. Seria a nossa primeira vez cavalgando, e logo com um cavalo que não fala português!!

Cavalinhos aguardando pelos turistas.

O Juan mostrou como montar, desmontar, e os comandos básicos para seguir adiante, parar, virar para um lado, para o outro. E o importante: não deixar o cavalo parar para comer mato no meio do caminho, senão ele empaca ali e dá trabalho para seguir com o passeio.

Com todos “treinados” na teoria, chegou a vez da prática. Ninguém do grupo teve trabalho para montar na sela, e depois de mais algumas instruções, saímos para o passeio.

A cavalgada consiste em seguir por uma região descampada, seguindo por uma trilha até o topo de um morro, onde pararíamos para admirar a paisagem.

Passeio a cavalo em Mendoza, Argentina.

No caminho, temos que colocar em prática os comandos aprendidos para fazer o cavalo seguir a trilha, mas é bem fácil, pois além deles fazerem o trajeto com frequência, eles seguem os cavalos dos guias, que sempre vão na frente, e os que estão atrás vão no embalo. Fechando a fila um tem outro guia também.

A parte mais trabalhosa um pouco foi quando pegamos uma subidinha mais íngreme, e depois na hora de desce-la. Mas a vista que tivemos lá de cima….

De volta à bodega, ao invés de desmontarmos ali no ponto de partida, seguimos por uma estradinha interna até o prédio onde conheceríamos o processo de produção dos vinhos e faríamos a degustação.

Seguindo para a degustação na Bodegas Krontiras.

A produção de vinhos da Bodega Krontiras segue todos os princípios da agricultura biodinâmica, que se baseia no conceito de que a terra, as plantas, os animais e o homem trabalham conjuntamente em um organismo agrícola.

Por isso, todos os preparos do terreno são feitos levando em conta as influências cósmicas. Tudo é natural e orgânico. O prédio de onde os vinhos são produzidos, por exemplo, tem formado de semicírculo, com grandes janelas de vidro, tudo alinhado com a luz do Sol, posição da Lua, etc.

Obtendo as explicações sobre a agricultura biodinâmica.
Vinho orgânico biodinâmico.
Bodegas Krontiras.

Em seguida fomos para a degustação de alguns rótulos ali produzidos. Na antessala da degustação tem um pé de videira enorme, centralizada e devidamente iluminada, também relacionada com as questões cósmicas e biodinâmica do lugar.

Atrás da mesa onde estavam os vinhos e as taças, uma janela de vidro nos permitia ver como é o solo da região de Mendoza: completamente árido e cheio de pedras (região de deserto). Daí a importância de todo o plano de irrigação da cidade e dos vinhedos.

Degustação de vinhos na Bodegas Krontiras.

Depois da degustação, a hora da verdade: montar nos cavalos e retornar para o ponto inicial do passeio, onde seria nosso almoço. Ainda bem que os cavalos não beberam vinho rsrsrs.

Bodegas Krontiras.

Lá chegando, um funcionário da bodega já estava preparando nosso churrasco, que seria acompanhado de suco e vinho mendocino.

Churrasco na Bodegas Krontiras.
Mesa pronta para o almoço.
Churrasco na Bodegas Krontiras, com vinho mendocino.

Após almoçarmos, retornamos para a cidade. Como ainda era o meio da tarde, saímos para caminhar, chegando até uma praça que vimos de dentro da van, a Plaza Pellegrini. No caminho, passamos em frente a um dos cassinos da cidade, o Enjoy.

Uma comida sem vinho é café da manhã.
Av. San Martin, uma das mais movimentadas, com muitas lojas.

Durante a noite, para o jantar, fomos até o Mercado para ver se havia algo que nos interessasse na praça de alimentação, mas acabamos por comer no restaurante Don Otto, na Av. Las Heras.

Pedimos um prato que acabamos por não anotar o nome, mas era composto de carne ao molho e legumes cozidos. Dona Patroa não curtiu muito não.

Jantar no restaurante Don Otto, Mendoza.

A sobremesa foi pudim com doce de leite.

Antes de voltarmos ao hotel, caminhamos até a Praça Independência, e vimos o escudo da cidade todo iluminado.

Escudo da cidade de Mendoza.

Amanhã, o último passeio: tour de azeite e vinhos.