AQWA – O aquário de Perth

02/04/2014.

Hoje o dia seria dedicado para ver animais. Aquário pela manhã e zoológico de tarde. Mas mudamos nossos planos e somente o aquário ficou na agenda do dia.

Por falar em animais, em insetos para ser mais exato, vimos alguns bichinhos na cama logo que nos levantamos. Estavam sobre o lençol. Puxamos todos os lençóis da cama e vimos mais alguns desses insetos no colchão, e também no carpete próximo do criado mudo.

Na saída do hotel para o passeio do dia, avisamos na recepção sobre os insetos e pedimos uma limpeza no quarto.

Nossa primeira parada foi no McCafé da William St. Optamos por não pagar pelo café da manhã do hotel Pedimos um cappuccino mais um tostado de presunto e queijo para cada um, por AUD 5,95 cada.

Café da manhã no McDonalds. Aqui também tem wi-fi grátis.

Depois seguimos para a estação de trens, onde deveríamos pegar o trem sentido Clarkson. Na estação e nas plataformas a sinalização está indicando Joondalop Stn. Provavelmente a linha terminava em Joondalop e foi acrescida de mais duas estações até Clarkson.

Entrada para o mercado Coles, praça de alimentação e estação de trens na Willian St.

A venda das passagens é automatizada, e a máquina só aceita notas de AUD 5 ou AUD 10. Só tínhamos notas de vinte e cinqüenta. O fiscal da estação sugeriu tentarmos trocar o dinheiro no comércio, mas de cara já vimos em uma lanchonete uma placa que dizia não trocar dinheiro. Deve ser comum o povo pedir isso. Lembramos que precisávamos comprar o adaptador de tomadas, então fomos ao mercado Coles que fica no piso superior da estação.

Com o dinheiro trocado, compramos dois bilhetes de trem, que na verdade são bilhetes para o transporte público em Perth, válidos por duas horas após a emissão, e seu custo é calculado por zonas. Mas isso nós só descobrimos depois. Nosso destino seria a estação de trens Warwick, onde pegaríamos o ônibus 423 para chegar até ao Hillarys Boat Harbour, onde fica o AQWA – Aquário.

A estação Warwick é na Zona 2, e o custo do bilhete foi de AUD 4,20 cada.

Bilhetes do transporte público comprados nas máquinas de bilhetes.
Atenção: nos trens, se não pressionar o botão ao lado da porta, ela não abre.

Quando chegamos à estação, nos informamos com um motorista sobre onde comprar a passagem do ônibus 423, e o senhor foi super atencioso, nos explicando em detalhes como funcionava o bilhete que tínhamos em mãos, que valia também para o ônibus.

Totem na estação Warwick com os horários dos ônibus.

No Hillarys Bout Harbor tem uma prainha onde alguns pais com crianças estavam brincando na areia, outros entrando na água. O ambiente é repleto de gaivotas (bem menos do que em Cidade do Cabo) e alguns corvos (acho que são corvos).

Mapa do Hillary Boat Harbour.
Mapa do Hillary’s Boat Harbour.
Prainha no Hillary's Boat Harbour.
Prainha no Hillary’s Boat Harbour.
Gaivota no Hillary's Boat Harbour.
Gaivota no Hillary’s Boat Harbour.
Corvo no Hillary's Boat Harbour.
Corvo no Hillary’s Boat Harbour.

Atravessamos o píer passando por dentro de uma galeria repleta de lojas, a Sorrento Quay, e chegamos ao aquário. O custo do ingresso é de AUD 29 por pessoa. Mas vale a pena.

Chegando ao AQWA, no Hillary's Boat Harbour.
Chegando ao AQWA, no Hillary’s Boat Harbour.

O lugar é muito legal. Além de ver os peixes nos tanques também é possível mergulhar com os tubarões e caminhar num aquário de corais (passeios pagos a parte).

Decoração do AQWA.
Espécie em exposição no AQWA.
Respeite: em alguns lugares o uso de flash é proibido.

Uma parte bastante interessante é onde ficamos em uma esteira que nos leva ao redor de um grande tanque com inúmeras espécies de peixes, raias, tartarugas e tubarões. Mas não ficamos exatamente ao lado do tanque. É como se estivéssemos dentro de um tubo, passando por debaixo das laterais do tanque, logo, os peixes passam por cima de nós.

No AQWA, a gente passa por baixo dos peixes.
Olha o tamanho desta tartaruga no AQWA.
A esteira contorna o tanque principal do AQWA.

Tem também uns aquários com espécies marinhas coloridas, pequenas, transparentes. Em uma das salas, na frente do vidro, há uma lente de aumento para ver com detalhes as espécies.

Espécie em exposição no AQWA.
Espécie em exposição no AQWA, o aquário de Perth.
Espécie vista sem a lente de aumento, no AQWA.
Através da lente de aumento, os visitantes do AQWA podem ver com detalhes as espécies em exposição.
Com a lente de aumento, conseguimos enxergar cada detalhe.
Sem a lente de aumento.
Com a lente de aumento.
Peixes em exposição no AQWA.

Tem também uma sala chamada de Danger Zone, com espécies venenosas e esquisitas. Tem de tudo no AQWA. Inclusive um local onde é possível tocar nos peixes.

AQWA - Danger Zone.
AQWA – Danger Zone.
Que tal um peixinho venenoso? Não, obrigado.
Esse peixinho é repleto de toxinas.
Só não pode tirá-los da água.
AQWA, o aquário de Perth.
O uniforme escolar das crianças de Perth vem com esse chapeuzinho.

Na área do café, tem internet wi-fi grátis.

Ficamos umas duas horas ali no AQWA e depois seguimos para o ponto de ônibus, onde pegaríamos novamente o ônibus 423 para voltar para a estação. Desta vez não havia máquina de venda de bilhetes e a compra foi direto com o motorista. A estação Warwick, onde pegamos o ônibus para o aquário fica na zona 2, mas o AQWA fica na Zona 3, então a passagem custou um pouco mais: AUD 5,10 por pessoa, valendo por duas horas também. O motorista também nos explicou o funcionamento do bilhete.

Passagem comprada com o motorista do ônibus.

Nosso trajeto com o ônibus seria até Warwick e depois através de trem até o centro da cidade.

Há muitas casas bonitas perto de Hillary's Boat Harbour.
Há muitas casas bonitas perto de Hillary’s Boat Harbour.

Em um dos pontos de ônibus do caminho entrou uma senhorinha. O motorista só seguiu caminho depois que confirmou que a senhorinha já havia se sentado. Respeito e cordialidade são facilmente encontrados em Perth.

Os canteiros em Perth são todos assim, com aparência de secos.

De volta ao centro, paramos para almoçar na pizzeria (e não pizzaria) Sarpino’s, ali mesmo na praça de alimentação perto do mercado Coles. Estava bem saborosa.

Almoço do dia: pizza.

Ao invés de seguirmos para o zoológico, fizemos um City Tour, conhecendo alguns pontos que estavam reservados para o nosso último dia em Perth. Passamos pela Town Hall, pelo Supreme Court Gardens, onde tem umas estátuas de uns cangurus na St. George Tce, vimos a St. George Cathedral, com uma escultura interessante à frente, parecendo um tecido branco.

Estátua no calçadão na Hay St, em Perth.
Calçadão na Hay St, em Perth.
Perth - Town Hall.
Perth – Town Hall.
Council House Garden - Perth.
Council House Garden – Perth.
Estátua de um canguru no Stirling Garden.
Estátua de cangurus na calçada do Stirling Garden.
O que seria esse monumento? Um espeto de churrasco?
Legal essa escultura que parece um tecido branco.
Igreja Saint George's Cathedral, em Perth.
Igreja Saint George’s Cathedral, em Perth.
Ônibus do City SightSeeng em Perth.
Igreja St. Andrews Cathedral, em Perth.
Perth Government House.
Perth Concert Hall.

Depois fomos ao Langley Park, nas margens do Swan River. Uma extensa área verde, como se fosse um campo de futebol, com árvores apenas ao redor.

Passamos pela Perth Mint, mas não entramos, pois vimos em alguns blogs na internet que apesar de interessante não vale o preço cobrado pelo ingresso. O local conta a história da exploração de ouro na cidade.

Fachada da Perth Mint.
Estátua na entrada da Perth Mint.

Dali fomos ao Queens Gardens, um lugar lindo, todo gramado com um grande lago ao centro, repleto de patos. Um excelente lugar para passar o dia, seja descansando ou lendo um livro.

Depois fotografamos a St. Marys Cathedral, uma das principais igrejas de Perth e voltamos ao hotel.

St. Mary's Cathedral, em Perth.
St. Mary’s Cathedral, em Perth.

Quando pedimos a chave do quarto, a atendente demorou um pouco para encontrar, depois viu que havia um bilhete sobre nosso quarto, muito provavelmente falando sobre os insetos. Ela disse que fomos transferidos para outro quarto. Nossa, a situação devia estar pior do que imaginamos. Também nos ofereceu um voucher de três dias para uso da internet do hotel, sem custo.

Transferimos nossas coisas de quarto, e logo conectei na internet para tentar descobrir que tipo de inseto havia no quarto. Resultado: percevejos.
Reviramos toda a cama deste novo quarto para ter certeza de que estava tudo limpinho. Não achamos nada.

Novo quarto, dessa vez sem insetos.
Novo quarto, dessa vem sem insetos.

Depois de um breve descanso saímos para jantar. Na região onde estamos não vimos tantos restaurantes. Decidimos ir até a galeria do mercado Coles, onde jantamos na noite anterior, mas já estava tudo fechado. Somente o mercado estava aberto, e funciona até às 21h. Solução: McDonalds.

Igreja Wesley, em Perth.

Depois do lanche voltamos para o hotel e ficamos até tarde decidindo os próximos dias em Perth, pois estimamos tempo demais para algumas atividades, e acabou ficando um dia livre. A ideia mais forte até o momento é passar um dia na praia.