Outubro de 2024.
Depois da visita na Cachoeira do Diabo no dia anterior, contratamos um passeio pelo Vale das Ostras, com visita na famosa Cachoeira do Meu Deus, para o sábado. Fechamos com a agência Caverna do Diabo Aventura.
Chamamos no Zap da empresa para algumas dúvidas e fechamos a compra pelo site mesmo. O início da atividade ficou agendado para as 10h do dia 26/10/24.
Após o café da manhã no hotel, seguimos sem pressa para o ponto de encontro, onde deveríamos fazer um pagamento pelo ingresso ao Vale das Ostras (R$ 20,00 por pessoa – out/24).




Vale das Ostras e Cachoeira do Meu Deus
Rod. Benedito Pascoal de França, 200 – Ostras, Eldorado
Coordenadas: -24.602706754257028, -48.388437284719735
Pouco depois nossa guia chegou, e na sequência, mais um casal que faria o passeio.

Trilha Vale das Ostras
Seguimos de carro até o segundo estacionamento que fica próximo de onde começamos a trilha (quem vai de ônibus/excursão, vai andar pelo menos 2km a mais entre o estacionamento principal e o início da trilha).

A trilha pelo Vale das Ostras segue pelo curso do Ribeirão Ostras, as vezes caminhando na margem, outras caminhando pelo leito do rio.



No trajeto, passamos por diversas cachoeiras e quedas d’água, na maioria delas com parada para banho.









São mais ou menos 6km de trilha, que a gente nem percebe por conta da beleza do lugar em meio à Mata Atlântica.
Existem alguns obstáculos naturais que tornam a dificuldade da trilha de nível médio. Em locais com maior complexidade, existe o apoio de escadas de madeira ou cordas.


Cachoeira do Meu Deus
O Gran Finale da trilha é a Cachoeira do Meu Deus, com seus 53 metros de altura.
Para chegar à Cachoeira do Meu Deus nós passamos por onde havíamos deixado o carro estacionado. Como isso? Acontece que a trilha do Vale das Ostras possui um trajeto quase circular, tendo o ponto de início e fim bem próximos.
Aqueles que desejam apenas visitar apenas a Cachoeira do Meu Deus sem passar pelo Vale das Ostras, podem seguir a Trilha do Jacaré, que começa no segundo estacionamento, e tem duração reduzida, de apenas 40 minutos, até a cachoeira.

O trecho final até a Cachoeira do Meu Deus também possui travessias de rio, algumas quedas d’água menores e piscinas naturais.


Em um dado ponto da trilha é preciso subir por algumas pedras e atravessar pontes de madeira.

Finalmente, a Cachoeira do Meu Deus.

Além do poço da cachoeira, tem uma piscininha natural mais rasa onde dá pra curtir a água mais tranquilamente.


E atrás da cortina de água tem uma gruta que pode ser acessada com o acompanhamento de um guia.

Após as fotos, voltamos ao estacionamento, nos despedimos do pessoal e, como ainda havia tempo e o clima estava propício, retornamos para o Parque Caverna do Diabo para conhecer a trilha do Mirante do Governador, que não conseguimos fazer no dia anterior.
Mas isso é assunto para a próxima postagem.
Pesquise opções de hospedagem em Iporanga/SP ou Eldorado/SP.
Prefere um Hostel para se hospedar? Clique abaixo e faça sua busca.
Não tem como chegar até Eldorado/SP? Já pensou em alugar um carro?