Páscoa de 2025 em Capitólio/MG.
Em nosso segundo dia de passeios em Capitólio, fomos conhecer o Complexo Ecológico Cachoeira da Capivara.
Chegamos lá perto de 9:30h e ainda não havia tanta gente. O estacionamento na chegada engana, pois ali paramos apenas para a compra dos ingressos (que também podem ser comprados online). Há um segundo estacionamento mais para baixo, perto do início da trilha para a Cachoeira da Capivara e demais atrativos. E este sim já estava lotado.

Pouco antes do início da trilha tem uma tenda para aluguel de sapatilhas, contratação de atividade extras etc.
E logo no começo está o Mirante da Ancorada, de onde pode-se avistar parte do rio e o local onde o pessoal pratica stand-up paddle.

Chegando ao nível do rio, seguindo para a esquerda estará a Cachoeira da Pedra Ancorada e seu poço. Já para a direita uma grande sequência de pequenas piscinas naturais, todas muito boas para banho, até chegar à Cachoeira da Capivara.






Começamos sentido Cachoeira da Capivara, parando em algumas piscinas para refrescar o calor, descansar e bater papo.







Quando chegamos ao poço da Cachoeira da Capivara, ali sim encontramos uma multidão de turistas.
O poço é enorme, mas não havia muita gente nadando.

Ao lado direito da cachoeira tem uma escadinha estreita que dá acesso ao mirante da cachoeira e ao Poço dos Desejos, um poço que fica antes da queda d’água da cachoeira.

A escadinha é bem ruim. Com muita gente querendo subir e descer ao mesmo tempo, forma uma certa fila e, como quase ninguém quer esperar, o sobe e desce simultâneo requer cuidado e atenção (e bom senso).
Lá no mirante, também é preciso cuidado principalmente na parte molhada. Um escorregão pode fazer você descer cachoeira abaixo, ou cair em algum poço onde seja bem difícil sair.



Após um tempo ali, voltamos pela trilha até a Cachoeira da Pedra Ancorada. Não é difícil de chegar. No trecho inicial tem uma corda fixada nas rochas para auxiliar na descida. Depois, é preciso ter cuidado para não escorregar (que nem eu).







Ao final do passeio, subimos com o carro até o estacionamento principal, e sem chance de parar ali para tentar almoçar. Estava lotado, inclusive o restaurante.
A fila de carros estacionados estava ocupando quase toda a estradinha de chegada ao complexo.
Então fica a dica: chegue cedo, escolha um local para deixar seu carro e faça tudo a pé, mesmo que tenha que se deslocar grandes trechos.
Então fomos para a Ponte do Turvo, local de onde saem os passeios de lancha, pois ali tem alguns restaurantes.
Escolhemos a Churrascaria Boi Brasa. Não sei se eles foram surpreendidos com muitos clientes, mas o self-service estava bem fraco, sem várias opções e com reposição bem demorada.
Retornando para São José da Barra, paramos numa cafeteria em Furnas chamada Da Roça, Uai! Cafeteria e Empório, para comermos um docinho.
Para o jantar, pizza da Pizzaria Gasparina, a mesma do dia anterior.
Reserve o melhor hotel em São José da Barra/MG ou Capitólio/MG.
Prefere um Hostel para se hospedar? Clique abaixo e faça sua busca.
Não tem como chegar até São José da barra/MG ou Capitólio/MG? Já pensou em alugar um carro?


