Trekking 3 Cachoeiras – Botucatu, dezembro de 2024.
No último domingo de 2024 fomos até Botucatu/SP para fazermos o passeio chamado Trekking 3 Cachoeiras – Caminho do Aquífero, novamente com a agência Mundo Cuesta, especialista em ecoturismo na região.
O Trekking 3 Cachoeiras – Caminho do Aquífero é de esforço moderado, com parada para banho nas três cachoeiras do percurso.
Saímos de casa bem cedinho, por volta de 6h da manhã, para chegarmos ao ponto de encontro dentro do horário combinado.
No caminho, paramos no restaurante Rodoserv Stop para tomarmos café da manhã básico: pão na chapa e café. Já no ponto de encontro, aguardamos a chegada de todos os participantes e seguimos de carro até o local de início do trekking.
A trilha começa suave, numa estradinha de terra em um descampado, culminando em na travessia de um riacho. Molhando pé logo de cara, assim que é bom.


Mais alguns metros e já chegamos na primeira cachoeira da trilha.


As pessoas foram acomodando suas mochilas nos dois lados da margem do rio, e os mais destemidos nem deram bola para a água gelada e já foram para debaixo da queda d’água.



Após um bom tempo para banho e fotos, seguimos margeando o rio até a segunda cachoeira, que estava bem pertinho, coisa de 10 minutos. No entanto, estávamos na cabeceira da cachoeira, e teríamos que descer até seu poço.

A trilha de descida era pela lateral da queda d’água, e os guias colocaram cordas para auxiliar e complementar o apoio existente nas raízes e galhos das árvores. Foi fácil.


Vinte minutos depois todos já estavam curtindo o poço da segunda cachoeira.


A terceira e última cachoeira ficava um pouco mais distante. Caminhamos pelo leito do rio por volta de 30 minutos até a cabeceira.




Ficamos um tempo ali enquanto os guias conferiam a trilha de descida, que era bem maior que a anterior, e com um grau de dificuldade um pouco maior. Porém não foi necessário cordas. Os obstáculos eram as distâncias entre as pedras de pisada.

Mais 30 minutos e todos já estavam na água.


Devido a altura da cachoeira e ao vento, ali não tinha opção de não se molhar, pois o véu de água da cachoeira chegava longe.
Legal que logo após o poço da cachoeira existe uma queda bem menor, onde uma rocha forma um tipo de abrigo. As pessoas vão até lá para tirar fotos.


Após tempo suficiente para curtir o lugar, e antes de voltarmos, uma foto do grupo.

Por volta das 13h30 seguimos trilha acima, sem paradas, até o ponto inicial do trekking, onde os carros ficaram estacionados.

Quando chegamos na estradinha que cortava o descampado, vimos que uma chuva bem forte estava chegando na cidade.

Nossa roupa já estava quase seca. Tiramos os tênis molhados, colocamos uma toalha nos bancos e voltamos ao ponto de encontro, o posto Dan Top, onde usamos o banheiro para colocar uma roupa seca. Na sequência, pegamos o caminho para casa, agora fazendo uma parada para o almoço, no Graal Maristela, em Pardinho/SP.
Reserve o melhor hotel em Botucatu/SP.
Prefere um Hostel para se hospedar? Clique abaixo e faça sua busca.
Não tem como chegar até Botucatu/SP? Já pensou em alugar um carro?