Novembro de 2024.
Apesar do final de semana prolongado por causa do feriado da República, que caiu em uma sexta-feira, desta vez não fizemos nenhuma viagem mais longa. Ao invés disto, optamos por conhecer um atrativo mais próximo de casa: a Floresta Nacional de Ipanema.
A Floresta Nacional de Ipanema, ou simplesmente FLONA de Ipanema, abrange parte dos municípios de Araçoiaba da Serra, Iperó e Capela do Alto, no interior de São Paulo.
No local existem trilhas e percursos (para bikes) autoguiados, passeios guiados por condutores de turismo (contratados à parte), área de escalada e espaço para piqueniques, além de um sítio histórico com edificações remanescentes da Real Fábrica de Ferro São João de Ipanema, datados entre 1811 e 1913.
A FLONA de Ipanema possui duas portarias de entrada: a Portaria 1 através do Km 99-B da Rodovia Castello Branco (SP-280), passando por Sorocaba, e Portaria 2 pelo Km 112 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), antes de Araçoiaba da Serra.
Coordenadas:
Portaria 1: -23.423467342133094, -47.59562382775355
Portaria 2: -23.45680275005691, -47.591525401626456
Nós chegamos à Floresta Nacional de Ipanema pela Portaria 1, após trajeto de 5km por estrada de terra um tanto irregular, com buracos e “lombadas”.

Na cancela de entrada, a moça que nos atendeu disse que o acesso pela Portaria 2 era melhor por trafegar menos em estrada de terra. Fizemos a saída por lá e o trecho em terra possui 2km a menos.

Estacionamos embaixo de uma árvore bem frondosa e fomos para o Centro de Visitantes pagar a taxa de entrada (R$ 15,00 em junho/25, apenas em dinheiro).



No local tem uma lanchonete, sanitários, cartazes e mapas informativos sobre as trilhas e percursos, e normalmente alguns guias locais oferencendo os serviços de condução.


Neste dia escolhemos fazer a trilha autoguiada até o Monumento a Varnhagen (Francisco Adolfo Varnhagen), ou simplesmente Mirante de Cruzeiro, distante 4 km a partir do centro de visitantes e a 750 metros do nível do mar.
A caminhada até lá é por uma estradinha de terra quase nada sombreada, então capriche no protetor solar e leve boné. Levamos cerca de 55 minutos até o Monumento a Varnhagen.



A subida um pouco mais íngreme surge já ao final da caminhada.

Fizemos algumas fotos do monumento e da paisagem, e retornamos ao início da trilha pela mesma estradinha.





Já próximo ao Centro de Visitantes, visitamos as edificações da antiga fábrica de ferro no sítio histórico.


Este forno nunca chegou a ser utilizado pois uma máquina insufladora, necessária para a operação, nunca foi adquirida.

























Estranho o nome Casa das Armas Brancas em uma fábrica né? O nome original era Oficina de arames, pregos e laminados, daí o nome armas brancas.
No caminho de saída para a Portaria 2, vimos o espaço destinado a piqueniques.

Saiba mais sobre os atrativos da FLONA de Ipanema através do folder oficial em PDF.
Terminamos a visitação na FLONA de Ipanema por volta de 14h, deixado para outra ocasião as demais trilhas disponíveis.
Reserve sua hospedagem nas proximidades da Fazenda Nacional de Ipanema, em Sorocaba, Araçoiaba da Serra ou Iperó.
Prefere um Hostel para se hospedar? Clique abaixo e faça sua busca.
Não tem como chegar até Sorocaba/SP? Já pensou em alugar um carro?