Roteiro de meio dia na ilha de Santorini

Nossa despedida de Santorini.

Em nosso último dia simpática ilha de Santorini nós aproveitamos o período da manhã para conhecer o Museu Pré-Histórico de Fira, cujo acervo contém artefatos encontrados nas escavações de Akrotiri.

O Museu funciona de quarta-feira a segunda (fechado às terças-feiras). O ingresso custou três euros por pessoa.

Dentro do museu podemos ver e fotografar cerâmicas, esculturas, armas e ferramentas. Mas o que mais chamou nossa atenção foram as pinturas. Paisagens desenhadas em paredes inteiras, com um nível de detalhe impressionante, preservadas graças à camada de cinzas que cobriu Akrotiri por centenas de anos.

Folhas de oliva fossilizadas - Museu Pré-Histórico de Fira.
Folhas de oliva fossilizadas – Museu Pré-Histórico de Fira.
Vaso do século 17 a.C. - Museu Pré-Histórico de Fira.
Vaso do século 17 a.C. – Museu Pré-Histórico de Fira.
Maquete das escavações em Akrotiri.
Mapa das escavações em Akrotiri.
Vasos do século 17 a.C. - Museu Pré-Histórico de Fira.
Vasos do século 17 a.C. – Museu Pré-Histórico de Fira.
Vaso com golfinhos desenhados. Século 17 a.C.
Pinturas encontradas nas escavações em Akrotiri.
Vasos do século 17 a.C. - Santorini, Grécia.
Vasos do século 17 a.C. – Santorini, Grécia.
Esculturas de animais - Museu Pré-Histórico de Fira.
Esculturas de animais – Museu Pré-Histórico de Fira.
Vaso do século 17 a.C. - Museu Pré-Histórico de Fira.
Vaso do século 17 a.C. – Museu Pré-Histórico de Fira.
Estatueta de ouro - Museu Pré-Histórico de Fira.
Estatueta de ouro – Museu Pré-Histórico de Fira.

Após os dois terremotos e a explosão do vulcão no século XVII a.C., Santorini permaneceu inabitada por séculos, até que no início do século VIII a.C. uma expedição de Esparta colonizou novamente a ilha, construindo casas, templos e santuários, teatros, prédios públicos etc.

O museu conta também com peças deste período da história de Fira.

Pouco mais de quarenta minutos depois de entrarmos no Museu Pré-Histórico de Fira já estávamos deixando-o, passeando pela cidade à procura de algum souvenir e visitando alguns lugares os quais ainda não havíamos visto, como por exemplo, a igreja Católica de São João Batista e a igreja do Monastério Dominicano.

Igreja Católica de São João Batista - Santorini.
Igreja Católica de São João Batista – Santorini.
Igreja do Monastério Dominicano - Santorini.
Igreja do Monastério Dominicano – Santorini.

Terminadas as visitas, estávamos agora com uma importante missão: encontrar algum lugar para imprimir nossos cartões de embarque.

Essa informação é bastante importante para quem voa com as empresas de baixo custo europeias.

Ah, nesta postagem aqui nós contamos quais são os meios de transporte para chegar e sair de Santorini. Nós chegamos pelo mar e partiremos pelo ar.

Na noite anterior, conferindo os e-mails, vi uma mensagem da Ryanair informando que nosso voo estava próximo, e que nós teríamos algumas opções para proceder com o nosso check-in:

• Fazer o check-in pela internet e imprimir os cartões de embarque;
  • Fazer o check-in pela internet e imprimir os cartões de embarque no aeroporto, pagando uma taxa de 15 euros/libras ou moeda local;
  • Fazer check-in e emitir os cartões de embarque no aeroporto, pagando uma taxa de 45 euros/libras ou moeda local.
E-mail da Ryanair lembrando do check-in.

É claro que fizemos o check-in pela internet, e agora precisávamos imprimir os cartões de embarque. Por sorte, bem pertinho do hotel havia um comércio chamado Paper, com um cartaz enorme na janela escrito Copy Center.

Paper - Copy Center, bem pertinho do hotel Villa Ilios.
Paper – Copy Center, bem pertinho do hotel Villa Ilios.

Na realidade o local era uma gráfica e também vendia material de escritório. Perguntamos para o rapaz no caixa se ele teria como fazer a impressão para nós, e ele nos indicou um notebook onde nós mesmos poderíamos fazer a impressão. Serviço self-service.

Conectei o pen drive e fiz as cópias, ao custo de dois euros, se não me engano. Depois disso voltamos ao hotel para concluir a arrumação das malas e seguimos para a rodoviária para pegar o ônibus para o aeroporto.

A moça do hotel até nos disse que o ônibus para o aeroporto fazia parada ali no ponto pertinho do hotel, mas preferimos seguir até o ponto inicial mesmo.

O ônibus que leva até ao aeroporto é a linha para Monolithos, e a passagem custa 1,60 euros. Pegaríamos o ônibus das 12h40min, pois nos disseram que até o aeroporto demoraria uns quinze minutos. Nosso voo estava marcado para 15h15min.

Quando foi 12h20min aproximadamente, um dos cobradores começou a anunciar o ônibus para Kamari/Aeroporto. Estranho, pois essa linha não vai para o aeroporto. Fomos perguntar para ele e ele nos respondeu que sim, que passaria no aeroporto. Não sentimos firmeza na resposta, mas não tinha como perguntar para mais ninguém. Confiamos nele e entramos no ônibus.

Já no caminho, quando ele passou fazendo a cobrança das passagens, perguntamos de novo, e ele titubeou para responder, disse que depois verificaria com o motorista. Era só o que faltava! O cobrador não saber por onde o ônibus passaria.

Uma moça sentada ao nosso lado conversou com ele em grego, e depois nos confirmou que o ônibus passaria sim pelo aeroporto. Aí ficamos tranquilos.

Quinze minutos depois o ônibus parou no ponto do aeroporto, para desespero de todos os outros passageiros que achavam que estavam no ônibus errado (para Monolithos). Kkkk. Coisa de louco.

O aeroporto de Santorini, apesar de ser internacional, é extremamente pequeno. O saguão de entrada é minúsculo, e as filas de check-in, despacho de bagagens e entrada na sala de embarque acabam se amontoando.

Aeroporto Internacional de Santorini.

Pegamos a fila do check-in e na nossa vez mostramos nossos cartões de embarque. A atendente colou a etiqueta na alça das malas e nos indicou a fila para despacho de bagagem. É isso mesmo. Não é ela quem encaminha a bagagem para embarque. Nós temos que pegar outra fila e colocar a bagagem na esteira, que passa por um raios-X logo de cara.

Livres das malas, compramos um lanche para servir de almoço e depois fomos para a sala de embarque.

"Praça" de alimentação no aeroporto de Santorini.
“Praça” de alimentação no aeroporto de Santorini.
Almoço no aeroporto de Santorini.

O restante de nossa viagem, que compreende o voo para Atenas e depois o voo para Roma, vocês conferem na próxima postagem.

2 comentários em “Roteiro de meio dia na ilha de Santorini”