Trilha da Cachoeira do Rio Ouro Fino

Trilha com cachoeira no Parque do Zizo.

Depois de satisfeitos com o almoço servido no Parque do Zizo, nós descansamos um pouquinho – apenas o tempo de aguardar todos terminarem o almoço – e seguimos para a Trilha da Cachoeira do Rio Ouro Fino.

Essa cachoeira tem 120 metros de queda, divididos em três quedas (60 m, 40 m e 20 m).

A trilha é bem tranquila, com algumas subidas e descidas (óbvio, pois não existe trilha plana na Mata Atlântica). Em alguns pontos, já próximo da cachoeira, a descida fica um pouco mais íngreme.

Trilha da Cachoeira do Rio Ouro Fino.

Pouco antes de chegarmos na cachoeira, passamos pelas margens de um rio onde é possível ver a tríplice fronteira. Não, não é aquela em Foz do Iguaçu, separando Brasil, Argentina e Paraguai. Esta divide as cidades de São Miguel Arcanjo, Tapiraí e Pilar do Sul.

Divisa de municípios.

Em pouco mais de trinta minutos já estávamos na cachoeira.

A cachoeira é bem bacana. Tem um bom poço legal para banho e um local apropriado para sentar-se sob a queda d’água e receber hidromassagem.

Cachoeira do Rio Ouro Fino - Parque do Zizo.
Cachoeira do Rio Ouro Fino – Parque do Zizo.

Depois de um tempo ali curtindo a cachoeira, pegamos a trilha de volta, agora sendo subida em quase sua totalidade, passando ao lado das outras duas quedas d’água. Essa trilha também é uma travessia, pois voltamos por outro caminho.

Passando ao lado de uma das quedas.
Seguindo de volta para a sede do Parque do Zizo.
Olha só o tamanho dessa árvore!

Quando chegamos à sede do Parque, um café quentinho nos aguardava. Que delícia! Serviu de combustível para encararmos os 800 metros de subida até onde nosso transporte estava estacionado. E que subida!

Enquanto o pessoal tomava café e se aprontava para voltarmos, exploramos a mata clicando algumas fotos.

Pássaros.
Borboleta.
800 metros de subida. E lá vamos nós!

Saindo do Parque do Zizo fomos direto ao hotel, onde depois de um bom banho quente e algum tempo relaxando o esqueleto, saímos para jantar. Hoje o comércio estava aberto, então não precisamos voltar na pizzaria.

O Aelson nos passou a dica de um barzinho para petiscar, o Bistrô, na mesma rua da pizzaria La Bonna, e do Empório Bom Jesus (Rua Miguel Terra, 332), onde tem pratos, porções e lanches. Optamos pelo empório.

Empório Bom Jesus - São Miguel Arcanjo.
Empório Bom Jesus – São Miguel Arcanjo.

Lugar legal, com poucas mesinhas, bom para bater papo. Como quase tudo na cidade, não fica aberto até muito tarde. Nós pedimos um prato de filé mignon com saladinha e uma porção de ‘onion rings’. Também provamos o chop Burgmann.

Um choppinho para fechar a noite.

De barriguinha cheia, voltamos para o hotel para descansarmos para o último dia de aventuras em São Miguel Arcanjo.

2 comentários em “Trilha da Cachoeira do Rio Ouro Fino”

1. Olá Turistar.
      Obrigado pela visita ao blog.

Se você já está verificando meios de fazer essa viagem, é sinal de que nossa missão (despertar a vontade de viajar) está sendo bem desempenhada!