Trekking em Santorini: Travessia Fira-Oia

Fantástico trekking margeando a Caldeira da ilha de Santorini.

Durante nossas pesquisas sobre os atrativos turísticos da ilha grega de Santorini, encontramos as mesmas dicas em quase todos os blogs: admirar a vista da Caldeira, ver o pôr do Sol em Oia, visitar as praias, entre elas Perissa, Red Beach e White Beach, fazer um passeio de barco até a cratera do vulcão e mergulhar em Hot Springs (mergulho nas águas sulfurosas).

Encontramos até uma lista com coisas para NÃO fazermos em Santorini, da qual falaremos mais adiante.

Mas a melhor dica que nós encontramos, e esta não estava presente em quase nenhum blog, foi a travessia Fira-Oia: caminhar de Fira até Oia por uma estradinha que contorna toda a Caldeira da ilha. Simplesmente fantástico.

Dois sites trouxeram informações suficientes para fazermos essa caminhada: o turismogrecia.info e o próprio site da ilha, santorini.gr. Apesar de os sites citarem algumas igrejas como referências, ao chegar nas igrejas não encontramos placa com os seus nomes para sabermos em qual ponto estávamos.

O percurso total tem em torno de 10 km, e a duração da caminhada vai depender de seu ritmo e da quantidade de paradas para fotos e descanso.

Você tem a opção de fazer este passeio guiado (55 euros) e aprender sobre a ilha a cada parada, ou fazer o trekking por conta própria.

Devido ao forte calor que fazia na ilha, mesmo estando na primavera, decidimos começar a travessia bem cedo. Dispensamos o café da manhã do hotel e nos viramos com algumas coisas compradas no mercado no dia anterior, e pontualmente às 8h deixamos o hotel para o início de nosso trekking.

Apesar de não haver nenhuma placa indicando o início do caminho, não tem como errar. Comece caminhando até a Caldeira e siga em direção ao teleférico de Fira (cable car).

Teleférico (cable car) de Santorini. Acesso ao Porto Velho.

Seguindo para a esquerda, após uma subidinha, você alcançará o Petros M. Nomikos Conference Centre. Dali já será possível avistar a vila de Fira, que está ficando para trás, com suas casinhas brancas debruçadas no  penhasco, a tortuosa e íngreme estradinha que leva até o Porto Velho de Fira, e o pomposo monte Skaros mais a frente, com a vila de Oia ao fundo.

A vila de Fira já estava ficando para trás.
Estrada que liga o Porto Velho à vila de Fira.
O monte Skaros com Oia ao fundo.

Continue caminhado, agora já em Firostefani, passando por algumas igrejas, hotéis, lojinhas. Em dado momento, a gente tem que deixar a margem da Caldeira e pegar alguma via por dentro da vila. Mas logo já estará novamente com vista da Caldeira. Como estava cedo, o comercio ainda estava abrindo suas portas.

Continue caminhando, até  que finalmente encontrará a primeira placa indicativa, já na vila de Imerovigli.

Vila de Firostefani, colada em Fira.
Travessia Fira-Oia - Santorini, Grécia;
Travessia Fira-Oia – Santorini, Grécia;
Paisagem e piscina de um hotel com vista para o mar.
Primeira placa que encontramos, em Imerovigli.

Esta placa não indica o caminho para Oia, mas sim para o monte Skaros. Se não quiser conhecer o monte Skaros, basta continuar adiante. Nós, obviamente, fizemos um desvio até o monte Skaros. Do hotel até ali, nosso cronômetro já marcava 1h10min de trilha.

Em épocas medievais o monte Skaros era habitado, funcionando como uma espécie de fortaleza de proteção contra os piratas. Das construções que ali existiam, só sobrou uma igreja, a Capela de Agios Ioannis Apokefalistheis, que fica na face norte no do monte e que os menos curiosos nem farão ideia de que ela está ali. De Fira, Firostefani ou Imerovigli não é possível enxergá-la.

Seguimos para o monte Skaros com nossos dois companheiros, dois cachorrinhos que nos viram na vila de Firostefani e decidiram seguir conosco. Até o monte tem uma bela escadaria para ser descida (e na volta, para ser subida!).

O monte Skaros, visto de Imerovigli.
O monte Skaros, visto de Imerovigli. À direita, a escada para chegar até ele.
Caminho repleto de degraus para chegar ao monte Skaros.
Escadas que ligam Imerovigli ao monte Skaros, em Santorini.

No caminho, que é todo enfeitado com flores amarelas, já é possível ver as ruínas das antigas construções no monte.

Ruínas no monte Skaros.

Vimos uma pessoa no topo do monte e decidimos procurar o caminho para subir lá também. Contornamos o Skaros e até encontramos alguns acessos para partes mais altas, mas para chegar ao topo não conseguimos visualizar a melhor trilha.

Então descemos e seguimos pela calçadinha em direção ao mar até encontrarmos mais escadas, desta vez para chegar à Capela de Agios Ioannis Apokefalistheis.

Capela de Agios Ioannis Apokefalistheis.

Essa igrejinha fica bem escondida pela vegetação e também por estar num plano inferior. O paço em frente dela é um lugar legal para fotos.

Depois de um tempinho ali descansando e fotografando, seguimos escadarias acima até chegarmos novamente em Imerovigli, onde pegamos o caminho para Oia. Depois de alguns metros de caminhada encontramos outra placa informativa, desta vez com as informações sobre a trilha. Até então já havia se passado 2h16min.

Trilha no monte Skaros, em Santorini, Grécia.
Escadaria entr o monte Skaros e Imerovigli.
Escadaria entre o monte Skaros e Imerovigli.
Placa indicativa da trilha Fira-Oia.

Com o sol cada vez mais quente sobre nossas cabeças, as paradas na sobra (quando havia uma) para descansar e beber água ficaram mais constantes. A paisagem que nos acompanhava fazia todo o esforço valer a pena.

Paisagem da travessia Fira-Oia, em Santorini, Grécia.

A partir deste ponto, as placas informativas tornaram-se mais frequentes, provavelmente por estarmos agora fora das vilas, numa região com poucas construções. Às vezes surgiam alguns desvios para chegar até uma igreja ou outra, mas optamos por seguir a trilha principal.

As placas da trilha ficaram mais frequentes.
Travessia Fira-Oia: igreja St. Markos.
Travessia Fira-Oia.
Travessia Fira-Oia: igreja Profitis Ilias.
Travessia Fira-Oia: placa indicando o caminho.

A próxima vila existente no caminho seria Finikia, já quase chegando a Oia. Até lá, apenas a estradinha, a vegetação, alguns hotéis bem chiques e a magnífica paisagem.

Paisagem da travessia Fira-Oia, em Santorini, Grécia.
Travessia Fira-Oia: Panagia Kalou, do lado oposto à Caldeira da ilha.

Para nossa surpresa, havia bastante gente fazendo essa trilha, alguns até fazendo o lado oposto (Oia-Fira).

Em dado momento, tivemos que caminhar pelo asfalto, na estrada que liga Fira a Oia, mas foram poucos metros. Antes de pegar a trilha novamente, havia uma barraquinha com algumas mesinhas e cadeiras. Aproveitamos a deixa para descansar. Havia um bolo vendido em fatias ali no balcão. Não lembro o nome, mas parecia conter nozes e passas. Compramos um pedaço do bolo e também um copo de suco de laranja espremida na hora. Nisso, o relógio já marcava 3h22min de caminhada.

Foi necessário caminhas uns 400 metros pelo asfalto.
Bolo com suco de laranja para renovar as energias.

Energias renovadas, hora de continuar nosso trekking. Já havíamos caminhado mais da metade da trilha.

Mapa indicando o caminho restante.
Travessia Fira-Oia, em Santorini, Grécia.
Paisagem da travessia Fira-Oia, em Santorini.

Com mais 1h20min de caminhada finalmente chegamos à entrada da vila de Oia. Ufa! Cansou mais valeu cada passada. 4h49min no total.

Chegando em Oia após quase 5h de caminhada.

Era quase uma hora da tarde, mas não estávamos com fome. Só queríamos tomar um banho. Compramos um sorvete e ficamos ali esperando o ônibus para Fira.

Já no hotel, nem tive coragem de ir para a piscina. O sol convidava, mas o vento dizia para ficar no quanto. Aproveitamos para dar uma cochilada e descansar os pés após a longa caminhada do dia.

À noitinha, saímos para jantar. Caminhamos um pouco por Fira e paramos no restaurante Dionysos in Atlantis. Desta vez pedimos o mesmo prato: filé de frango com arroz. Para acompanhar, vinho grego branco. Delicioso. Nem sentia mais os pés cansados!

Restaurante Dionysos em Atlantis.
Vinho grego branco para o jantar.
Prato da noite: filé de frango com arroz.

Após o jantar, nos foi servido um digestivo que se não me engano se chamava moscato.

Digestivo para fechar a noite com chave de ouro.

6 comentários em “Trekking em Santorini: Travessia Fira-Oia”

1. Pingback: Destaques da Semana 87: Islândia, Grécia, Croácia, Bélgica | RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

2. Fiz ontem a trilha e amei o caminho. Temperatura amena apesar do sol forte e dos 10kms.É um programa imperdível pata quem quer conhecer o lugar de verdade e se livrar do transito que é constante por causa da única via estreita existente na ilha onde passam ônibus motos carros e pedestres já que aqui não existe calçada. Fiz a trilha sem pressa saindo as 10h e voltando de taxi as 1i8hs com paradas para fotos e almoço no.meio do caminho.

3. Fiz está trilha com a minha esposa (Fira-Oia)! Simplesmente fantástico! Paisagens só possíveis para quem faz está trilha! Valeu cada passo! Embora dizer que não é um caminho suave, um preparo físico mínimo é necessário! Parabéns pelo relato! Abs.