Serra do Lopo – Extrema/MG

06 de março de 2016.

Depois de quase um ano inteiro sem nenhuma viagem (coisas que o desemprego na família proporciona) decidimos tirar o escorpião do bolso e investir em passeio de um dia.

Nosso destino: Chegar até a Pedra do Cume, na Serra do Lopo, a partir da cidade de Extrema, no sul de Minas Gerais.

No ano de 2012, quando passamos o feriado paulista de 9 de julho na cidade de Joanópolis, tentamos fazer essa trilha sem auxílio de um guia. Muita gente faz essa trilha sozinho, e como o Centro de Informações Turísticas de Joanópolis não soube informar nada sobre trilha nenhuma na Serra do Lopo, arriscamos fazer também por conta própria.

Na ocasião, não conseguimos chegar até a Pedra do Cume, que era o nosso objetivo (não achamos a continuidade da trilha), mas chegamos perto, na Pedra das Flores, de onde também se tem um visual fantástico.

Desta vez, para não ficarmos no quase, fizemos o passeio com uma agência e guia local.

O recente período de chuvas constantes me deixou um pouco apreensivo. Será que pegaríamos chuva na trilha? Será que a trilha estaria cheia de barro? Será que as pedras estariam escorregadias?

Novamente deixamos o carro estacionado na Decathlon Campinas e seguimos para a cidade de Extrema/MG, lá chegando por volta das 9h, com tempo de sol agradável e poucas nuvens no topo da serra.

Extrema possui diversas rotas de turismo. A Serra do Lopo está na Rota dos Ventos. As demais rotas são: Rota das Águas, Rota das Pedras, Rota das Rosas e Rota do Sol (fonte: http://extrematur.com.br).

A subida até o topo da Serra pode ser feita a pé, mas considere que serão 8 km de subida até chegar ao início da trilha. Por isso, chegamos até lá com a van da agência.

Pelo que pude observar pela janela da van, as placas indicativas dos atrativos turísticos foram todas substituídas por placas novas. Isso é bom. As ações dos órgãos competentes também incluem a rampa de voo-livre, que está sendo reformada.

Nossa trilha começou no portal de entrada para as pousadas Céu da Mantiqueira e Brumas da Serra. Na coluna esquerda deste portal há placas indicando o início das trilhas, porém o guia local Anthony que estava conosco disse que esta trilha está com risco de desabamento em alguns pontos, então seguimos por outra trilha que se inicia mais à frente, descendo pela ruazinha em direção às pousadas.

Início da trilha para a Pedra do Cume

A caminhada pela crista da Serra do Lopo é interessante pois ora estamos em solo mineiro, ora em solo paulista.

A trilha começa bem larga e depois vai estreitando, sendo necessário caminhar em “fila indiana”. Nossa primeira parada foi na Pedra do Altar, também chamada de Pedra do Marino, após aproximadamente 700 m de caminhada (14 minutos).

Começo da trilha, ainda na parte mais larga
Vista da Pedra do Altar
Vista da Pedra do Altar/Marino

Desta pedra temos a visão do bairro industrial de Extrema e de nosso objetivo final: a Pedra do Cume.

Pedra do Cume vista da Pedra do Altar/Marino

Depois de caminharmos mais uns 600 metros, estando agora no lado paulista da Serra, o guia nos mostrou uma entradinha à direita na trilha, que nos levou até um lago escondido na mata. Apesar do tom escuro do lago, a água é cristalina.

A partir de agora, a trilha ficou mais estreita
Lago na Serra do Lopo

A próxima parada foi na Pedra dos Cabritos, após uns 400 metros de trilha. Desta pedra temos uma excelente visão de Joanópolis/SP e sua represa, da Pedra das Flores e da Pedra do Cume.

Samambaia-açu, típica da região
Subindo na Pedra dos Cabritos

Subir nesta pedra não exige muito esforço, principalmente porque sua superfície é bem aderente.

Apesar do tempo meio cinza, a visão estava boa, com bom alcance no horizonte.

Visão da Pedra dos Cabritos

Reparem nas duas fotos a seguir. A primeira fotografia é de 2012 e a segunda foto é de hoje, 2016. Vejam o nível da água após a maior seca da história enfrentada pelo estado paulista (e acredito que por grande parte do sudeste brasileiro).

Nível da represa de Joanópolis em 2012
Nível da represa de Joanópolis em 2016

Após algumas fotografias, seguimos a trilha para a nossa próxima parada, a Pedra das Flores, mais ou menos 1 km de distância da Pedra dos Cabritos. Na Pedra das Flores fizemos nossa pausa para um breve lanche. Neste momento, estávamos caminhando há aproximadamente 1:50h.

Com exceção de um ponto pantanoso, esse foi o máximo de barro na trilha
Nuvens lá onde a van ficou estacionada
Trilha na Serra do Lopo
Pedra do Cume vista da Pedra das Flores
Pedra das Flores
O pontinho branco no centro da foto é a Cachoeira dos Pretos em Joanópolis

A existência de flores nesta pedra justifica o seu nome. É interessante vê-las surgindo na pedra. Mas e os cabritos na pedra anterior… onde estão? rsrs

Depois de recompor as energias, seguimos para o último trecho de nossa trilha, sendo este o que apresenta mais dificuldades. A trilha entre as duas Pedras é tranquila, exigindo o mínimo de esforço. Já quando chegamos na base da Pedra do Cume…

A primeira subida foi a mais difícil, na minha opinião. Tanto que o pessoal que nos guiava amarrou uma corda para facilitar a escalada. Um grupo que vinha logo atrás aproveitou a deixa e usou a corda também.

Neste ponto, você tem a opção de seguir reto, contornando a rocha pela esquerda, ou escalar a pedra. Por conta das chuvas que caíram na semana, nosso guia optou por escalarmos a rocha, visto que a trilha que a contorna é de terra, íngreme e poderia estar escorregadia.

Essa escalada até que foi fácil, pois assim como as demais pedras da região, a superfície é bem aderente. Passando esta etapa, mais alguns passos e já estaríamos na Pedra do Cume, com uma visão 360º da região.

Escalaminhada final para a Pedra do Cume
Mais alguns passos para chegar na Pedra do Cume

Nem é preciso dizer que o local e o visual são fantásticos. A única coisa chata ali é que havia algumas abelhinhas nos rodeando. Do mais…. demais. O tempo toda de trilha foi de aproximadamente 2:50h e 3,56km.

As três fotos a seguir são panorâmicas. Clique para vê-las em tamanho maior.

Ficamos um pouco ali contemplando a vista, curtindo aquele momento, e depois pegamos a trilha de volta, de olho nas nuvens carregadas que se preparavam para derramar água em nós.

Passava do meio-dia e a galera já estava pensando no almoço, então todos começamos a andar em ritmo um pouco mais rápido, mas sem descuidar da segurança.

Depois de escalar para subir, hora de descer
Descendo para voltar para a trilha
Ao fundo, a chuva que nos aguardava
Véu de água da chuva sobre a serra
À esquerda, chuva. À direita, sol
À esquerda, chuva. À direita, sol.
Clique para ampliar

E não é que quando estávamos próximos da Pedra dos Cabritos a chuva nos alcançou. Nada demais, serviu para refrescar. Quando chegamos novamente na Pedra do Altar, para uma última olhada na Pedra do Cume e poder dizer para ela “eu cheguei até você” já não estava mais chovendo.

Para fechar com chave de ouro, lembra que eu disse que a trilha começava descendo uma ruazinha? Pois é… agora era hora de subir essa ruazinha!

Todos reunidos ao final da caminhada, seguimos para o Restaurante Casarão, para matar quem estava nos matando. Comida mineira, com direito aos doces na sobremesa. Hummm. Impossível não exagerar.

Almoço mineiro no Restaurante Casarão
Sobremesa: pudim, doce de mamão, doce de banana, doce de chocolate e doce de abóbora que comi antes de tirar a foto

Dali seguimos para conhecermos um alambique, ou destilaria, a Empyreo. Vimos mais ou menos como é o processo de destilação da cachaça, a adega e visitamos a lojinha com direito a degustação das cachaças. O local ainda conta com restaurante e cafeteria.

Essa foi a última atração do roteiro. Entrei na van e mal vi o caminho de volta. Ótimo passeio, ótimas companhias. Quem em 2016 tenhamos muito mais viagens!

10 comentários em “Serra do Lopo – Extrema/MG”

1. Que lindo relato, equipe do turismo independente! Parabéns! Estou por aí. Com a camisa verde limão, dando ainda mais colorido às suas fotos! Adorei o passeio!
    Vânia

1. Bom dia Jessica.
      Obrigado pela visita ao blog.

Quem nos guiou foi o “Grego”. Procure no Facebook por Anthony Krypotos.
      O número dele é (35) 8822-9459.

1. Oi Lilian.
      Obrigado pela visita ao blog.
      Você pode contratar um guia local para fazer essa caminhada. Segue o contato:
      “Grego”. O número Whatsapp dele é (35) 98822-9459.

2. Regina Estela PERISSINOTTO RAMOS

|Apesar de estarmos em 2022, adorei ler seu blog., foi me um volta ao tempo, acredite que fiz uma pequena aventura por estes lados nada menos de uns 50 e poucos anos atràs, tinha tios que tinham fazenda no bairro do Lopo. e iamos eventualmente visita los e pude conhecer essa maravilhosa região.