Coliseu e Fórum Romano

01/12/2007.

Acordamos bem cedo para o café da manhã. Essa seria a regra número 1: acordar cedo para aproveitar ao máximo cada dia.

Fomos atendidos pelo Mario, mexicano que trabalha no hotel e nos serviu o café: um pão, um pacote de torradas, um iogurte, mel, manteiga e chocolate, e para beber: café, chá, leite ou cappuccino. Estava muito bom.

Vista da janela do hotel

Por volta das 7:30h saímos para andar. E como andamos! Muito mesmo.

Iniciamos nossa “expedição” pela igreja Santa Maria Maggiore, que estava bem próxima do hotel. A entrada era gratuita, porém estava bem escuro lá dentro, e haviam algumas máquinas que, ao preço de 1 euro, iluminava determinada parte da igreja.

Após algumas fotos internas e externas, fomos sentido ao centro antigo.

Detalhe da porta da igreja
Interior da igreja

O Coliseu e Arco de Constantino

Realmente o trânsito aqui é uma loucura. O semáforo abre para os carros e para os pedestres ao mesmo tempo. Sem falar nos carros estacionados em fila dupla nas ruas e avenidas, independente do movimento das mesmas.

Descendo a Via Cavour, pouco antes da Via dei Fori Imperiali, avistamos o Coliseu à esquerda. Parada obrigatória. Ao seu lado o Arco de Constantino. Muitas fotos de ambos.

Arco de Constantino
Arco de Constantino – os arcos simbolizavam a vitória em uma determinada batalha

O ingresso para o Coliseu custou 11 euros, e também garantia o acesso ao Monte Palatino.

Ingresso

Andamos por seus corredores internos e externos. É fantástico.

Coliseu de Roma - corredor externo
Coliseu de Roma – corredor externo
Coliseu de Roma - área interna
Coliseu de Roma – área interna
Coliseu de Roma - arena
Coliseu de Roma – arena

A sensação de estar num local construído há muitos séculos atrás é indescritível. É importante conhecer também a história do local, os fatos mais importantes, pra sentir realmente o que significa cada monumento.

Em uma das alas internas havia uma exposição de esculturas e vasos antiguíssimos.

Item em exposição no Coliseu

Fórum Romano e Monte Palatino

Após muitas fotos, deixamos o Coliseu e fomos em direção ao Fórum Romano e Monte Palatino.

Logo na entrada, o Arco de Tito.

Arco de Tito

Muitas ruínas incríveis. É até engraçado atravessar o oceano para ver um monte de construção destruída ou semi-destruída, mas a idade dessas ruínas, a engenhosidade com que foram construídas, é uma sensação inexplicável estar lá.

Andamos por cada canto. Do alto do Monte Palatino tem-se uma linda visão do Fórum Romano.

Forum Romano
Fórum Romano
Forum Romano - ao fundo, as Termas de Tito
Fórum Romano – ao fundo, as Termas de Tito
Forum Romano
Fórum Romano

Vimos onde era a Casa de Livia (fechada para restauração), Casa de Augusto, Cabanas de Romulo, Domus Augustana etc.

Jardim no Monte Palatino

Havia também o Museu Palatino, com muitas estátuas, bustos e artefatos antigos.

Descemos o Monte e saímos da área delimitada do Palatino, voltando ao Fórum Romano para explorar o restante dos monumentos e ruínas.

Vimos o pátio central da Casa delle Vestais, o Templo de Vesta, colunas de Castor e Polux, Templo de Romulo e Arco de Setimo Severo.

Casa delle Vestais
Templo de Rômulo
Colunas de um templo

Já era próximo das 13h quando saímos do Fórum Romano, chegando na Piazza del Campdioglio. Optamos por não entrar nos Museus Capitolinos, pois as obras lá contidas se assemelham muito às obras do Museu do Vaticano, que conheceríamos também.

Piazza del Campidoglio - Imperador Marco Aurélio
Piazza del Campidoglio – Imperador Marco Aurélio
Fonte - Palazzo Senatorio
Fonte – Palazzo Senatorio

Descemos a escadaria em frente à praça para procurar algum lugar para almoçar, e paramos num restaurante na Via d’Aracoeli.

Pedimos nossa primeira pizza italiana, uma Margherita para cada, já que fomos informados que era prato individual.

Nada a ver com as pizzas do Brasil; é só massa, molho de tomate e uns cogumelos ou algo parecido. Achei interessante a latinha de Coca-Cola, que é mais fina e mais comprida.

Diferente mesmo é a torneira da pia do banheiro. Demorei um tanto até achar onde abria a torneira, foi quando um senhor me apontou para um pedal embaixo da pia. Fácil quando se sabe, né?!

Monumento a Vittorio Emanuele

Depois de recuperadas as energias, fomos na igreja Santa Maria in Aracoeli e ao monumento à Vittorio Emanuele.

Monumento a Vittorio Emanuele - primeiro rei da Itália unificada
Monumento a Vittorio Emanuele – primeiro rei da Itália unificada
Monumento a Vittorio Emanuele

No monumento, que na verdade é um palácio, estava havendo uma exposição sobre Garibaldi. Andamos por todas as salas e ao sair no terraço vimos que havia um elevador que chegava até o topo do monumento, onde poderíamos ver Roma de um ângulo privilegiado.

Mas não subimos não. Um pouco pelo valor, 7 euros cada um. Ainda era nosso primeiro dia de viagem e poderia nos fazer falta.

De sua escadaria frontal fotografamos a Piazza Venezia e o Fórum de Trajano.

Piazza Venezia
Fórum e Mercado de Trajano
Coluna de Trajano

Quirinale e Fonte de Trevi

Pegamos a Via 24 Maggio e fomos até o Quirinale. Tiramos algumas fotos e decidimos voltar ao hotel.

Porém algumas quadras depois olhamos o mapa para encontrar o melhor caminho para o hotel e vimos que estávamos pertinho da Fonte de Trevi. Voltamos, claro.

Meus pés e meu joelho já não aguentavam mais andar. Também,…. andamos como se fosse nosso único dia em Roma.

Quirinale - residência oficial do presidente da Itália
Quirinale – residência oficial do presidente da Itália

Chegamos na Fonte e nos deparamos com uma multidão. Foi o primeiro local turístico que encontramos muita gente.

A Fonte é linda!

Fonte de Trevi

Na volta ao hotel, paramos em um supermercado para comprar uma garrafa de água, algumas frutas e biscoitos.

Como as frutas são caras. O kg da banana era quase 3 euros. Na hora de pesar e etiquetar as frutas, é tudo self-service.

Chegando ao hotel, e sem coragem nenhuma de sair para jantar, comemos algumas frutas, iogurte, e após o banho desmaiamos novamente.

Dica: leve sua sacola no supermercado. Além de ajudar o planeta evitando a distribuição em massa das sacolinhas plásticas, você economiza 5 centavos de euro, que é cobrado por cada sacola (shopper).

1 comentário em “Coliseu e Fórum Romano”

1. Sinceramente,fico sem palavras,é cada lugar mais lindo que o outro,e não há como não nos reportarmos para a história antiga,imaginando cada momento de alegria e dor vivido nestes lugares,principalmente no COLISEU.Amei,estão de parabénsfotos lindas.