Porto de Galinhas: reconhecimento

• Litoral

Depois de deixarmos nossa bagagem na pousada, não ficamos muito no quarto não. Saímos para andar pela vila e fazer o reconhecimento.

Diversas lojinhas de artesanato, de roupas, comida. Grande parte da vila é um calçadão sem acesso de veículos. O que parece ser o ‘point’ dos turistas e dos locais é a Praça das Piscinas Naturais. Dali se tem boa visão da praia e suas jangadas.

Porto de Galinhas.
Praça das Piscinas Naturais.

Por toda a cidade estão espalhadas grandes personalidades galinhas, criadas pelo artista local Carcará.

Uma das obras do Carcará em Porto de Galinhas.
Obra do Carcará em Porto de Galinhas.

Rodamos bastante por ali, e quando a fome bateu resolvemos petiscar alguma coisa. Compramos um crepe cada um, vendido numa banca que ficava na calçada mesmo. O crepe era enorme, mas não muito saboroso.

O crepe é feito na hora, e servido bem quentinho.
O tamanho vale por uma refeição, mas não estava saboroso.

Também paramos numa agência de turismo para ver sobre passeios. Os mais vendidos são o passeio que leva até a Praia de Carneiros, com direito a navegação em catamarã, e o passeio até Maragogi, em Alagoas. Tem também um passeio de buggy “ponta a ponta”, que passa pelas quatro praias de Porto de Galinhas em quatro horas.

Atenção: Uma informação muito importante para quem viaja até Porto de Galinhas é a tábua de marés. É ela que indica o horário da maré baixa em cada dia da semana. Como a região é repleta de piscinas naturais, qualquer passeio que inclua a ida até essas piscinas deve ser feita em maré baixa, preferencialmente entre 0,1 e 0,3. Acima disso, dizem, o passeio não vale a pena.

Carneiros já estava em nossos planos, mas dirigirmos até lá. Maragogi já conhecíamos, e o passeio de buggy não chamou nossa atenção. Por fim, não contratamos nenhum passeio.

Fomos até a praia e caminhamos bastante na areia, retornando depois direto para a pousada, para descansar.

Porto de Galinhas, Pernambuco.

À noitinha, passeando novamente pela vila, paramos em um local que fazia snorkeling e mergulho, para saber sobre o serviço e preços, pois planejávamos fazer essa atividade para o dia 25, dia que reservamos para ficar em Porto de Galinhas (dia onde a maré baixa seria próxima do meio-dia). Dona patroa estava bem receosa em fazer esse passeio, mesmo já tendo experimentado algo parecido na Austrália. A fobia em ter a máscara cobrindo o nariz e a necessidade de respirar pela boca é o maior desafio.

Com aquele crepe ainda entalado na garganta, nem jantamos. Paramos no Beijo Café para comermos um açaí na tigela e e depois caminhamos mais um pouco pela vila, praticamente olhando cada lojinha.

Café Beijo: bom açaí na tigela.

Na igrejinha do centro, pertinho da pousada, haveria missa de Natal. Como o espaço da igreja é bem pequeno, cadeiras foram colocadas no calçadão  para os fiéis pudessem acompanhar a missa através de um telão instalado logo ao lado da entrada.

Missa de Natal no calçadão de Porto de Galinhas.

Gostou dessa postagem? Compartilhe com seus amigos!