Passeio de 1 dia em Caxias do Sul/RS

17 de maio de 2014.

Depois de termos comprado passagens para Caxias do Sul, sermos obrigados a mudar o voo para Porto Alegre, e por condições meteorológicas termos pousado em Caxias do Sul mesmo (veja post anterior), finalmente chegamos ao hotel, mais ou menos no horário previsto caso tivéssemos dirigido desde Porto Alegre.

Ficamos hospedados no Hotel Pousada Le Charme De Ville, no bairro Galópolis, às margens da BR-116.

O hotel é bem simples. Quando pesquisamos as opções de hospedagens, nossa previsão era chegar ao hotel de madrugada, e este hotel era a melhor opção com check-in 24 horas. Sua vantagem é ser perto do aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul.

Saiba mais no site do hotel.

Turismo em Caxias do Sul

Caxias do Sul é famosa pela Festa da Uva, que ocorre na cidade a cada dois anos, desde 1994. Antes disto, o intervalo de tempo entre uma festa e outra era variável. A primeira Festa da Uva da cidade aconteceu em 1931.

Localizar os principais pontos turísticos da cidade, para passar o final de semana, não foi fácil. Muitos sites desatualizados, com informações precárias. O melhor local para obter informações é na Secretaria de Turismo da Prefeitura, no endereço http://www.caxias.tur.br/

Existem alguns roteiros turísticos na cidade, como o Caminho da Colônia, Ana Rech e Criúva. Basicamente são roteiros com vinícolas, restaurantes e cafés e construções históricas.

Roteiro Turístico Caminhos da Colônia.
Roteiro Turístico Ana Rech.
Roteiro Turístico Criúva.
Roteiro Turístico Estrada do Imigrante.
Roteiro Turístico Vale Trentino.

Por fim, relacionamos os seguintes locais para visitarmos:

• Parque Getúlio Vargas (Parque dos Macaquinhos);
  • Réplica de Caxias do Sul antiga;
  • Monumento Nacional ao Imigrante;
  • Château Lacave.

Considerando que esta era uma viagem de presente de aniversário de nosso afilhado, procuramos conciliar nossos interesses às coisas que julgamos ser legais também para ele. Então iniciamos nosso passeio pelo Restaurante Château Lacave.

Château Lacave

Esse restaurante fica em uma réplica de um castelo, construída pelo uruguaio Juan Carrau, em uma área de 70 mil metros quadrados em meio a um bosque com lago, araucárias e plantas.

Château Lacave - entrada.

Château Lacave – entrada.

Château Lacave - placa de boas vindas.

Château Lacave – placa de boas vindas.

A ideia original era manter uma vinícola no local, mas o clima não favoreceu a plantação de uvas. Hoje o local funciona apenas como restaurante (e local para eventos) com a possibilidade de visitação pelo castelo, e lojinha da vinícola.

Château Lacave - recepção.

Château Lacave – recepção.

A visitação é guiada e bem curtinha, e custou R$ 10,00 por pessoa. A decoração do local é bem legal, com armaduras, calabouços e alguma mobília. Durante o tour é contada a história da construção do castelo e da produção de vinhos no local .

Château Lacave - visitação pelo castelo.

Château Lacave – visitação pelo castelo.

Château Lacave - réplica da Bocca della Verità.

Château Lacave – réplica da Bocca della Verità.

Château Lacave - visitação pelo castelo.

Château Lacave – visitação pelo castelo.

Provamos alguns vinhos produzidos pela própria vinícola. A especialidade são vinhos nobres, tinto, branco e espumante. Nosso afilhado, óbvio, provou o suco de uva.

Château Lacave - degustação de vinhos.

Château Lacave – degustação de vinhos.

Aproveitamos para almoçar por ali mesmo, e a refeição estava divina. Ao custo aproximado de R$ 50,00 por pessoa, no esquema de rodízio, provamos diversos pratos como Spaghetti Nata e Bacon, Risoto de Aspargos, Tortéi de Abóbora (delicioso), calabresa, picanha etc, além da tradicional Sopa de Capeletti. O Buffet de sobremesas é livre.

Château Lacave - Sopa de Capeletti.

Château Lacave – Sopa de Capeletti.

Château Lacave - Salada, calabresa e fritas.

Château Lacave – Salada, calabresa e fritas.

Château Lacave - tortéi de abóbora.

Château Lacave – tortéi de abóbora.

BR-116, Km 143.

Telefone: (54) 4009-4822
Domingos e Segundas das 10:30 às 15:30
Terças a Sábados das 08:00 às 19:00

Informações retiradas do site oficial. Confirmar todos os horário antes de programar seu passeio.

Antecipadamente enviamos e-mail confirmando os horários de visitação e do restaurante, mas não obtivemos retorno. Procure confirmar através do telefone.

Monumento Nacional ao Imigrante

No caminho para o Pavilhão da Festa da Uva, paramos para algumas fotos do Monumento Nacional ao Imigrante. Não chegamos a entrar no Espaço Cultural existente em seu subsolo, que abriga objetos, fotografias e roupas das imigrantes italianas na região. Apenas fotos externas.

Monumento Nacional ao Imigrante.

BR 116, Km 150, B. Petrópolis
Coordenadas: -29.167408, -51.158396
Telefone: (54) 3221-2423

Pavilhão da Festa da Uva

A Festa da Uva de 2014 ocorreu entre os meses de fevereiro e março. Mas então, o que fomos fazer no Pavilhão da Festa da Uva se não havia festa? Visitar a réplica de Caxias do Sul antiga.

A réplica da cidade é um conjunto de construções de madeira dos idos do surgimento de Caxias do Sul. Em algumas dessas construções funcionam lojinhas, museus e restaurantes.

Pavilhão da Festa da uva - Caxias do Sul.
Pavilhão da Festa da uva – Caxias do Sul.

Andando pela cidade, principalmente pelos bairros mais afastados, é possível ver essas construções de madeira, porém ainda com moradores.

Pavilhão da Festa da Uva
Rua Ludovico Cavinatto, 1431
Coordenadas: -29.142350, -51.198781

Parque Getúlio Vargas (Parque dos Macaquinhos)

Já era perto das 15h e nosso afilhado já estava um pouco cansado (e nós também). Considerando que saímos para o aeroporto em Campinas/SP às 4h30min da manhã, e depois de um farto almoço, um descanso não seria nada mal.

Antes de voltarmos ao hotel, paramos para algumas fotos no Parque Getúlio Vargas, também conhecido como Parque dos Macaquinhos.

Não vimos nenhum macaquinho no local. Existiram no passado. Hoje, apenas muitas famílias passeando com crianças pequenas, alguns jovens e adultos jogando futebol e vôlei, fazendo cooper, andando de bicicleta ou skate, passeando com o cachorro, ou simplesmente lendo um livro acompanhados do chimarrão.

Parque Getúlio Vargas (Parque dos Macaquinhos)

Endereço:

Rua Dom José Barea, esquina com Rua Dr. Montaury.
Coordenadas: -29.173067, -51.179919

Depois disso, voltamos ao hotel para um descanso (cochilo), e lá pelas 19h saímos para comer alguma coisa. Como nenhum de nós estávamos com tanta fome assim, paramos para comer um lanche no McDonalds.

Acabou que não visitamos todos os pontos que relacionamos no planejamento da viagem. Mas consideramos que fomos nos principais, e foi tudo bem legal.

13 comentários em “Passeio de 1 dia em Caxias do Sul/RS”

1. Ola, mto legais as fotos e informacoes, mas gostaria de te perguntar se da para fazer esse roteiro sem carro, se eh ha transporte publico ou uber p se deslocar..
    Agradeco desde😊

1. Olá Augusto.
      Obrigado pela visita ao blog.

Confesso que não nos informamos sobre a questão do deslocamento com transporte público em Caxias do Sul.
      Mas certamente há Uber e táxis.
      Para os pontos turísticos urbanos, cremos que existem linhas de ônibus que também podem atender sua necessidade.

2. Olá..
    Vocês não conheceram o principal ponto de Caxias, a igreja são pelegrino. Sugiro hospedar-se no centro ou próximo que poderão fazer a pé o roteiro. Igreja são pelegrino, museu municipal, praça Dante, catedral entre outros..incluindo o parque dos macaquinhos. Tudo muito próximo. Mas a igreja de são pelegrino não tem como deixar de fora.

Abraço,
    Daniel

1. Olá Ryan.
      Obrigado pela visita ao blog.

Ah, que nada. É comum isso. Por estar pertinho da gente, vamos adiando conhecer os locais de nossa cidade, preferindo viajar para longe.

3. Olá
    Acredito que seu passeio não foi bem programado. Começando pelo alojamento tão distante do centro. Os principais pontos de visitação, na minha opinião, são: Igreja de São Pelegrino, Catedral Santa Teresa, Monumento ao Imigrante, Casa de Pedra. Com Uber você pode acessar estes e outros locais bem legais como as Casas Bonnet, Vinícola Tonet, Vinícola Quinta Dom Bonifácio, todas com ótimos restaurantes típicos e passeios nos parreirais. O Jardim Botânico e Parque das Araucárias, encantadores… Na gastronomia Caxias possui mais de duzentos estabelecimentos com alimentação variada e de nível internacional. A hotelaria com redes como Íbis, Intercity, Swan Tower, e mais 40. A vida noturna é outro ponto positivo. Na Estação férrea o entorno com seus bares, cafés e restaurantes. Shows Mississippe Delta Blues e outros todas as noites… enfim faltou informação. Sugiro a todos procurar orientação profissional com receptivos locais. Bom passeio!