Natal/RN – litoral sul

18/08/2009.

Acordamos para tomar o café da manhã por volta das 6:40h e lá pelas 8:00h saímos em direção ao litoral sul, através da Rota do Sol. Após uns 5km passamos pelo Centro de Lançamentos de Foguetes da Barreira do Inferno. O local pode ser visitado mediante agendamento. Tiramos algumas fotos de sua entrada e seguimos para Pium, a primeira praia do litoral Sul.

Pium

Como não somos de ficar estiradão na areia e nem de ficar pulando ondas, apenas tiramos algumas fotos e seguimos em frente.

A próxima parada foi na praia do Cotovelo, de onde pode-se avistar as falésias que dão nome à Barreira do Inferno. Tiramos algumas fotos também, fizemos uma pequena caminhada e seguimos viagem até Pirangi do Norte, onde tem o maior cajueiro do mundo.

Entrando na cidade, muitos jovens ficam na beirada das ruas entregando panfletos com as atrações locais e oferecendo o serviço de guia.

O Cajueiro é enorme, ocupa um quarteirão inteiro, forçando o estreitamento das ruas ao redor. O ingresso custa R$ 3,00, e além de circular por baixo do cajueiro, pode-se vê-lo por cima, através de um mirante. Do lado de fora, muitas lojinhas de artesanato e lembrancinhas. Há estacionamento grátis para quem compra o ingresso do Cajueiro.

Maior Cajueiro do Mundo
Mico no parque do Cajueiro
Tronco principal do Cajueiro
Cajueiro visto do mirante
Ao fundo a praia de Pirangi do Norte

Pirangi do Norte

Aqui em Pirangi do Norte tem um passeio de escuna famoso, operado pela Marina Badauê, mas não fizemos o passeio, pois já planejamos passeio semelhante em Maracajaú. Descemos até a praia, tiramos algumas fotos e seguimos para Pirangi do Sul, onde somente fotografamos também.

Pirangi do Sul

Seguindo pela Rota do Sol, passamos pela praia de Búzios, mas não paramos, pois todas as vagas de estacionamento estavam ocupadas, e as disponíveis pareciam que eram pagas (gorjetas). Decidimos parar na volta.

Nossa próxima parada foi na praia de Tabatinga, primeiramente no alto de suas falésias, de onde tiramos muitas fotos. Mais a frente, após o Mirante do Golfinho, pegamos uma estradinha e chegamos até a praia. Tiramos algumas fotos e seguimos caminho.

Continuamos na Rota do Sol até a Lagoa de Arituba. A entrada da lagoa é cercada de restaurantes, que possuem suas mesinhas na areia até quase dentro da água. O local é muito bonito. A água estava bem gelada.

Ficamos um pouco curtindo o local e aproveitamos para comer uma porção de batata fritas e isca de peixe. Depois de quase duas horas, seguimos para a próxima parada: praia de Camurupim.
Na nossa opinião, Camurupim foi a praia mais bonita que vimos. Suas piscinas de águas calmas, por conta dos recifes de corais, creio que só são formadas na parte da tarde, quando a maré sobe. Fizemos uma boa caminhada até a ponta da praia, onde tinha um pessoal pescando. As casas de veraneio todas vazias por não ser temporada.

Um dos pescadores nos disse que a próxima praia, Barreta, era melhor ainda. Fomos lá conferir, afinal, já estava em nossos planos. Voltamos até onde estava o carro e seguimos caminho. Difícil foi encontrar o caminho pra chegar na praia, pois só se vê construções margeando a estrada.

Perguntamos para um senhor sentado na calçada, e ele nos disse pra deixar o carro “em qualquer lugar mesmo” e seguir por uma vielinha estreita até a praia.

Então tá. Estacionamos o carro e seguimos entre as casas até a praia, que não era tudo aquilo que os pescadores disseram. Muitos barcos atracados, e os recifes estavam bem próximos da areia, impossibilitando a formação das piscinas naturais. Tiramos alguma fotos e fomos embora.

Pegamos a Rota do Sol sentido Natal. Quando passamos novamente por Buzios, acho que pelo cansaço, não paramos.

Buzios, pela janela do carro

Fomos direto para o hotel, deixamos nossas coisas e caminhamos até a orla de Ponta Negra pra tomar água de côco.

O rapaz das fotos do Aerobunda, que esperamos no dia anterior, hoje apareceu. Mas por incrível que pareça, todas as fotos que ele nos mostrou não eram nossas, e sim do casal que estava com a gente no buggy. Falei pra ele onde o casal estava hospedado, ele pediu desculpas e foi embora.

Se forem um pouco espertos, procurarão nossas fotos e voltarão outro dia. Vamos ver.

Estávamos exaustos, e nem saímos para jantar. Comemos um salgadinho no hotel mesmo. Amanhã, Pipa.

Continua aqui.

1 comentário em “Natal/RN – litoral sul”

1. Segue abaixo a resposta à uma leitora do blog, que nos questionou por e-mail sobre a Rota do Sol:

Olá Patrícia. Boa tarde.
    Primeiramente obrigado pela visita ao blog e pelo elogio.

Vamos às dicas…

Sim, nós alugamos um carro no próprio aeroporto. É bem mais fácil do que ir até o hotel de taxi e depois sair procurando uma locadora.
    Existem locadoras “sem grife” no centro, por preços mais baixos. Mas não temos como opinar sobre a qualidade, garantia dos serviços e demais facilidades oferecidas.

O caminho pela Rota do Sol é tranquilo. Carro de passeio é suficiente. Nós fizemos num Corsa Sedan 1.0. Um motor melhor ajudaria. Ah, não esqueça do ar-condicionado!
    A estrada é asfaltada, só que é mão dupla, estreitinha em alguns pontos. Você chegará até Camurupim sem maiores problemas.

São muitas praias bonitas no litoral sul. Nós fomos parando em cada uma delas, tiramos fotos mas não chegamos a ficar muito tempo em nenhuma delas.

Se você gosta de curtir a água e a areia, aconselho escolher previamente a praia desejada. Pois rodar até a última praia para depois escolher em qual ficar, perde muito tempo. Já será o entardecer.

Realmente pela praia não dá pra chegar não. É proibido o acesso de veículos nas praias.

Qualquer dúvida, fique à vontade em perguntar.