Pular para o conteúdo

Clipping: Ferramentas Google para viajantes

Tecnologia ajudando aos viajantes.

Olá pessoal.

Vi uma reportagem muito bacana no site da Folha de São Paulo, sobre ferramentas web para os viajantes, e decidi reproduzir na íntegra aqui no blog.

O link para leitura no site da Folha de São Paulo está aqui.

Serviços e resenhas são armas do Google para conquistar viajantes
MARINA DELLA VALLE
DE SÃO PAULO

O Google Maps, ferramenta de mapeamento da gigante Google, já se incorporou à vida de quem busca o melhor trajeto até seu destino. A multiplicação de serviços na mesma linha atrai cada vez mais turistas, especialmente após a compra dos guias Zagat e Frommer’s.

“Queremos incorporar o social, juntar essas informações a resenhas dos usuários, de amigos, família, assim há informações de pessoas em que você confia”, diz Daniel Sieberg, porta-voz da área de marketing do Google.

Quando anunciou a compra dos guias Frommer’s, neste mês, a empresa não detalhou como as informações seriam usadas. Por ora, as avaliações do Zagat podem ser vistas no Google + Local e no Maps. Neste último, um clique sobre o ícone resenhas leva à rede social Google +, com avaliações de usuários.

As novidades vão de encontro ao sucesso de sites baseados em resenhas de consumidores, como o TripAdvisor

OPÇÕES
Quem não é familiar com as ferramentas do Google úteis para viajantes pode começar com uma olhada no site maps.google.com/travel, em inglês, que reúne opções para diferentes perfis de turistas, incluindo os virtuais.

O Street View, que captura imagens em 360 graus de mais de 3.000 cidades, está presente em todos os perfis.

“Com ele [Street View], é possível ver como é uma cidade que você ainda não conhece, como é o local onde você vai se hospedar, se há escadas, por exemplo”, afirma Sieberg.
Mas as opções são variadas. “Os serviços do Google Maps hoje são muito detalhados, é possível saber como chegar a um determinado museu, verificar como está o trânsito em tempo real, planejar o tempo de deslocamento até um determinado local”, afirma.

Com uma extensa carreira prévia como jornalista, ele afirma ter confiado na última ferramenta para se precaver contra o famoso trânsito de São Paulo. “Eu sabia que o trânsito pode ficar infernal, então calculei a média de tempo necessária para ir do meu hotel ao aeroporto no horário”, conta ele, rindo. Deu certo.

Sieberg destaca um serviço disponível para o sistema operacional Android, o Indoor Maps, que traz plantas de grandes edifícios. “Quando você está em um grande aeroporto, por exemplo, vai localizar banheiros, portões, locais para comer”, explica.

Outro serviço bastante útil para turistas é o Transit Abroad, que traz informações sobre o transporte público, incluindo ônibus, metrô, trens e bondes. “O turista consegue descobrir qual ônibus ele precisa pegar e onde ele passa, sem correr o risco de perder tempo e energia perambulando por aí”, diz Sieber.

O grande atrativo é exatamente essa facilidade de conseguir informações variadas de modo rápido. “O turista consegue se orientar bem mais facilmente. Ele tem todas essas informações em um aparelho móvel, não precisa mais ficar carregando montes de papel”, afirma Sieberg.

VIAJANTE VIRTUAL

Para quem decidiu colocar o pé na estrada, as ferramentas permitem desde busca de voos até pesquisas de rotas apropriadas para bicicletas. Mas quem ainda não conseguiu concretizar sua viagem também encontra recursos interessantes.

O Street View, que permite uma vista detalhada do local em questão, como se fosse um “passeio”, inclui galerias com imagens de vários destinos famosos. O perfil dedicado ao viajante virtual traz “tours” por grandes monumentos e marcos turísticos por meio de fotografias 3D.

Há um passeio, no entanto, que só pode ser feito virtualmente: uma viagem pela história de locais variados, por meio da comparação com imagens antigas de satélite no Google Earth.
“A ferramenta é baseada em imagens antigas de satélite. Dependendo das informações, é possível ver como as cidades cresceram ao longo dos anos”, diz Sieberg.

1 comentário em “Clipping: Ferramentas Google para viajantes”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!