Florianópolis: Trilha do Gravatá

22/06/2014: última trilha da viagem.

Domingo, nosso último dia em Florianópolis. Com o voo marcado para o começo da noite, teríamos ainda o dia todo para aproveitar o que Floripa tem para oferecer.

Pertinho da pousada, escondida no costão entre a Praia Mole e a Praia da Joaquina, está a Trilha do Gravata, com percurso estimado em 1300 metros, percorridos em pouco mais de trinta minutos.

Como chegar à Trilha do Gravatá

O começo da trilha fica na estrada SC-406 (coordenadas -27.607580, -48.441020), na altura do número 345. Não tem lugar apropriado para estacionar o carro, então procure deixar seu veículo na Avenida das Rendeiras, distante uns 700 metros do início da trilha.

Localização da Trilha do Gravatá
Foto: Google Maps
Traçado da Trilha do Gravatá, em Florianópolis.
Foto: Google Maps.
Início da Trilha do Gravatá (a esquerda)

O começo da trilha é bem íngreme, porém com calçamento de cimento. Logo depois, ainda subindo, vem o trecho de terra, com algumas valas criadas pela água das chuvas. Olhando para trás já é possível ver a Lagoa da Conceição.

Placa no início da Trilha (ou caminho) do Gravatá.
Lagoa da Conceição vista da Trilha do Gravatá.
Trilha do Gravatá

A trilha fica plana em um grande descampado, de onde é possível ver o muro que separa a trilha da rua que tem ao lado. Logo depois, à esquerda, está o ponto para saltos de asa-delta e parapente.

Final da subida da Trilha do Gravatá.
Lagoa da Conceição vista da Trilha do Gravatá.
Placa da Rampa de Parapente.
Vista do mar na Trilha do Gravatá.
Trilha do Gravatá.

Continuando na trilha chega-se em uma bifurcação que, seguindo para a esquerda, alcançamos um local onde se reúnem diversos pescadores. Para a direita é possível seguir até outro descampado, onde dois caminhos poderão ser feitos. Para a direita, contornaremos um morro de onde é possível enxergar a Praia da Joaquina. Em alguns pontos a trilha fica um pouco difícil devido às subidas/decidas pelas pedras e algumas plantas com espinhos.

Praia Mole vista da Trilha do Gravatá.

Para a esquerda, chegaremos numa formação rochosa que entra no mar, de onde dá pra ver a Praia Mole.

Tanto faz o que você fará primeiro. Mas faça os dois caminhos, pois são bem interessantes e rendem muitas fotos.

Trilha do Gravatá, em Florianópolis.
Sempre tem um sem-educação nas trilhas. Por isso, sempre carregamos uma sacolinha para o lixo (nosso e dos outros).

Terminada a trilha nós voltamos para a pousada e, depois de arrumadas as malas, fizemos o check-out e seguimos para a Fortaleza São José da Ponta Grossa, no norte da ilha, tema de nossa próxima postagem.

Procurando hospedagem em Florianópolis/SC? Informe as datas desejadas e faça sua pesquisa.

3 comentários em “Florianópolis: Trilha do Gravatá”