Férias 2012: Chegando na Suécia

Voando entre Dinamarca e Suécia.

Depois de pouco mais de uma hora, chegamos na terra de Greta Garbo e Ingrid Bergman, e eu nem sabia que elas era suecas. De dentro do aeroporto sai um trem chamado Arlanda Express, que leva os passageiros até a estação central de Estocolmo em 20 minutos. Aos sábados, domingos e feriados o valor para duas pessoas viajando juntas é mais barato (ambas por 280 coroas suecas – Sek).

Pousando em Estocolmo
Bilhete do Arlanda Express

Há forma mais barata (e um pouco mais demorada) de chegar ao centro da cidade, através de trens metropolitanos, mas só tivemos tempo de checar essa opção. Depois, já no hotel, vimos que no site http://sl.se/english é possível planejar seu deslocamento em Estocolmo através do transporte público. Pelo que verificamos, do aeroporto ao centro ficaria algo em torno de 110 Sek por pessoa, e demoraria uns 38 minutos.

De lá pegamos o metrô (bilhete válido por 75 minutos – 36 Sek cada) e duas estações depois já descemos para uma breve caminhada até o hotel.

Bilhete de metrô

O hotel é simples, ocupa o primeiro andar de um prédio. A senhora que nos recebeu é muito simpática e atenciosa. Podemos usar uma cozinha comum, se quisermos.
Nosso quarto é o número 1, bem ao lado da porta de entrada e da recepção. Eu acho que será um pouco barulhento.

Deixamos nossas coisas no quarto e saímos para comer alguma coisa e também passar num mercado para comprar água, frutas etc.

Pertinho do hotel tem um mercado. Á água estava com preço bom, mas a banana não estava madura, e iogurte só embalagem com quatro unidades (não tem frigobar no quarto). Decidimos procurar outro. Não há saída do mercado para quem não comprou nada; é necessário passar pelo caixa de qualquer jeito. Mas ficar na fila do caixa já é sacanagem. Pedimos licença e passamos.

O povo deve pensar: “esses turistas só vem aqui para atrapalhar”… hehehe.

Paramos num restaurante italiano chamado Capri. Dona patroa queria entrar no McDonalds que tem bem em frente a esse restaurante, mas eu não estava a fim de lanche de novo.

Restaurante Capri

Dessa vez não fui voto vencido. Hahaha. Entramos no restaurante, pedimos mesa para dois e o rapaz nos questionou se tínhamos reserva. Claro que não! Eu já estava prcebendo que teríamos que ir embora (me remoendo em ter que ir parar no McDonalds) quando ele nos apontou uma mesa disponível.

Pedimos uma pizza para dividirmos (o pessoal deve achar que a gente é pobre, pois aqui, como em toda a Europa, as pizzas são individuais). Mas nós não comemos tanto assim.

Nossa mesa era perto da janela, e não sei por onde estava entrando um vento bem frio que estava incomodando dona patroa. O garçon até nos disse depois que ninguém reservava aquela mesa por conta do frio.

Uma situação que no Brasil eu penso que nunca daria certo: cobrar para guardar o casaco na chapelaria, taxa de 15 Sek por casaco. Como comparação, um refrigerante custava 32 Sek e a pizza 117 Sek. Como ainda não tínhamos dinheiro local, pedimos para colocar na conta, e pagamos tudo no cartão.

Depois disso fomos para outro mercado. As frutas estavam boas, havia iogurte com duas unidades e havia desconto na compra de duas garrafas de água. Beleza. Voltei na entrada para buscar uma cestinha e…. ridículo as cestas ficam do lado de fora da catraca (sim, tem uma portinhola que só abre por fora, automática, quando você se aproxima). Carregamos tudo nas mãos mesmo.

Na hora de pagar, além do caixa com operador, tem uns terminais de auto-atendimento, onde você passa o código de barras do produto, empacota, paga etc. Ou seja, faz tudo sozinho. Vai ver que é por isso que a Europa está em crise. Tudo automatizado, acabando com os empregos. Mas penso que isso é outra coisa que não daria certo no país do “jeitinho”, do “levar vantagem em tudo”.

Mas como pesar as frutas nesse terminal automático? Por não saber direito como funcionava, ficamos na fila e fomos no caixa com operador. Vimos no recibo que foram cobradas 2 coroas por garrafa de água. Deve ser aquele esquema igual na Alemanha. Se você retornar a garrafa vazia eles reembolsam o valor. Depois saberemos.

Já no hotel, desfizemos as malas e fomos descansar. A internet conecta e cai toda hora. Mas nem sei se é a rede wi-fi do hotel. Achei uma rede aberta e usei.

Previsão para domingo é de chuva (de novo?) e mais frio. Enquanto digitava o rascunho do blog, o termômetro marcava 3°C.